Seminário em Porto Velho incentiva a “Paz em Casa” entre religiosos

A iniciativa faz parte da mobilização nacional de combate à violência doméstica que ocorre de 3 a 7 de agosto.

Publicada em 27 de July de 2015 às 15:11:00

Em mais uma ação da mobilização nacional pela Paz em Casa, idealizada pelo Supremo Tribunal Federal - STF, o Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Porto Velho realizará no dia 3 de agosto, no auditório do Tribunal de Justiça, o seminário “As Religiões e a Paz em Casa”, com a presença de representantes dos diversos segmentos religiosos para um debate amplo sobre o tema. A ideia é buscar a contribuição de líderes religiosos na conscientização das famílias, que muitas vezes enfrentam dificuldades com a cultura da violência.

“Nenhuma religião apregoa a violência, muito pelo contrário. Diante disso, queremos dialogar com os representantes religiosos de forma que possamos ampliar a parceria na divulgação da Lei Maria da Penha e a campanha Justiça pela Paz em Casa, pela não-violência. Isso também é papel da sociedade em geral”, explicou o juiz Álvaro Kalix Ferro, titular do juizado e coordenador da 2ª Edição da mobilização pela Paz em Casa, que acontece de 3 a 7 de agosto. Para o magistrado, a legislação é aliada da religião ao garantir à família o direito de uma vida normal, de paz e de harmonia.

O seminário abre a semana pela Paz em Casa, que contará com várias atividades programadas pelas diversas comarcas do Estado de Rondônia. Na 1ª Edição do evento, ocorrida em março deste ano, foram agendados 262 processos relativos à violência doméstica, 152 em diversas comarcas e 110 no 2º grau de jurisdição. Palestras e ações de divulgação também foram realizadas, como a distribuição de panfletos e vídeos. Foi montada no shopping, a exposição fotográfica “Fragmentos Femininos”, formada por 12 fotos, com representação de vários segmentos e diferentes facetas da mulher na sociedade.

O Supremo Tribunal Federal, por sua Vice-Presidente Min. Carmen Lucia, definiu a realização da segunda edição da campanha devido ao sucesso da primeira, realizada em março, durante a semana do Dia Internacional da Mulher. Também já está programada a terceira edição da campanha, que terá alcance mundial, para novembro, como parte de uma mobilização da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mesas temáticas
Entre as instituições convidadas estão o Conselho Municipal de Pastores Evangélicos (COMEP) e a Federação Evangélica Nacional de Ação Social e Política (FENASP), a União do Vegetal, os Mórmons, a Assembleia de Deus, a Igreja Católica, a Igreja Universal do Reino de Deus, a Federação Espírita, representante das religiões de matrizes africanas, entre outras. Todas farão parte de mesas de debate, com temáticas como “Família e Espiritualidade” e “Contribuição da Religião no combate à violência doméstica”. A programação será das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Assessoria de Comunicação Institucional