Seminário realizado pelo SINTEC foi um sucesso!

A crise econômico-fiscal e o desafio de incrementar a arrecadação sem o aumento da carga tributária foram temas debatidos nos painéis.

Publicada em 02 de June de 2015 às 16:31:00


O Sindicato dos Técnicos Tributários do Estado de Rondônia realizou na última quarta-feira, 27/05, no auditório da OAB, um Seminário sobre a Reforma da Administração Tributária e Justiça Fiscal.

A participação do Dr. Marcus Vinícius Bolpato, Presidente da Federação Brasileira de Sindicatos das Carreiras da Administração Tributária da União, dos Estados e do Distrito Federal, bem como a presença do Dr. Joelson Dias, Mestre em Direito pela Universidade de Harvard e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral abrilhantaram o evento e, certamente, contribuíram para que mais de 200 (duzentas) pessoas comparecessem ao local.

A crise econômico-fiscal e o desafio de incrementar a arrecadação sem o aumento da carga tributária foram temas debatidos nos painéis. O Estado do Ceará foi citado como modelo de eficiência e, devido a sua similaridade com Rondônia, as comparações foram inevitáveis.

Enquanto o Ceará reforça seus Postos Fiscais e suas repartições fazendárias, Rondônia fecha Postos Fiscais e Agências de Rendas, causando prejuízos aos Municípios quando do cálculo do FPM; o Ceará comemora um aumento de 157% em investimentos, podendo, já em 2016, superar Minas Gerais, Estado que possui uma economia 7 (sete) vezes maior, já Rondônia permanece culpando a crise mundial.

No seminário realizado no Piauí, o Secretário de Fazenda esteve presente; no Amazonas, para estimular a participação dos servidores fazendários, o Secretário de Fazenda atribuiu pontos para efeito de promoção; já em Rondônia, o Secretário de Finanças não compareceu e nem mandou representante.

A diretoria do SINTEC-RO agradece a todos os participantes e aproveita a oportunidade para deixar claro que continua à disposição para debater assuntos de interesse da sociedade.

Assessoria