Semob trabalha na implantação de rede de drenagem pluvial no bairro Teixeirão

A vazão das águas foi direcionada para o igarapé localizado no final do bairro

Publicada em 25 de April de 2015 às 13:10:00

Porto Velho, Rondônia -A Secretaria Municipal de Obras (Semob) está na fase de conclusão da obra de implantação da rede de drenagem pluvial em ruas do bairro Teixeirão, Zona Leste de Porto Velho.

Na região, onde havia um problema crônico de alagação, a secretaria fez um amplo estudo topográfico para definir um projeto de drenagem que realmente solucionasse o problema dos moradores.

Três ruas do bairro: Beco do Airton Senna, Fábia e Shirleiane estão recebendo a instalação de tubos estruturados de PVC e manilhas, além da construção de caixas coletoras de boca de lobo.

A vazão das águas foi direcionada para o igarapé localizado no final do bairro. “No Beco Airton Senna, por exemplo, a alagação era um problema tão grave que haviam imensas poças permanentes no final da via. Após a conclusão da canalização das águas das chuvas, a região ficou seca e as ruas já não alagam mais. Ao todo são mais de dois quilômetros de canalização e estamos implantando os tubos até o início do canal”, explicou Edmilson Pereira de Souza, chefe da equipe que trabalha no local.

Marinalva Tenório de Souza, que há doze anos mora no bairro, lembra dos transtornos que já passou. “Há muitos anos cobramos do poder público a realização dessa obra. Na minha rua alagava nos dias de chuva muito forte, mas algumas ruas o problema era muito pior. Com o serviço já adiantado, tem chovido, mas não tem alagado mais”, afirmou Marinalva.

Além da implantação da rede de drenagem a Semob padronizou o nível das ruas e posteriormente vai encascalhar essas vias. “Em alguns trechos tivemos que rebaixar a via em mais de um metro, em outros aterrar para garantir um nível adequado para dar vazão as águas”, detalhou Edmilson Souza. “Eu e meus vizinhos já perdemos móveis nas alagações de alguns anos atrás. Agora a água não está mais se acumulando como antes. Por causa da obra, ainda estamos passando por alguns transtornos, mas é por um bom motivo, para que as ruas do nosso bairro fiquem sem buracos e poças de água”, comentou Nazaré Araújo da Silva.

Por Malu Calixto | Fotos: Medeiros