20/11/2013 - 01h11min - Atualizado em 20/11/2013 - 01h11min

Semob utiliza tecnologia mais eficiente na implantação da rede de drenagem em Porto Velho

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tubo estruturado de PVC tem...

Assessoria/Prefeitura

Porto Velho, Rondônia - Em busca de soluções definitivas e eficientes para o escoamento das águas das chuvas a Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem utilizado uma nova tecnologia na rede de drenagem pluvial do município: o Tubo Estruturado de PVC. Segundo técnicos da Semob o produto, que substitui as manilhas de concreto, é mais leve, de fácil manuseio, e aplicação menos onerosa e mais segura. “A manilha de concreto de um metro pesa, em média, mil quilos. É preciso uma máquina grande para colocá-las na vala e depois fazer a ligação entre elas. Cada tubo estruturado tem 12 metros e pesa muito menos. Quatro homens conseguem levantá-la e colocá-la manualmente na vala. É muito mais seguro para o trabalhador e muito mais rápido fazer o serviço”, detalha Antônio Melé, topógrafo da Semob e responsável pela equipe que trabalha na aplicação da nova tecnologia.

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tuBo estruturado de PVC tem textura mais lisa, o que proporciona uma maior e mais rápida vazão da água. “Onde é preciso uma manilha de 80 centímetros podemos colocar um tupo de 60 centímetros e ter a mesma eficiência. Gastamos menos tempo de serviço para cavar as valas e ocupamos menos espaço na via”, exemplifica. A porosidade do concreto nas manilhas tradicionais é um problema também destacado por Marcelo Nascimento. “Essa porosidade permite que resíduos e sujeiras, levados pela chuva, se fixem nas paredes do encanamento e raízes de árvores se infiltrem, entupindo a rede de drenagem.”

Diante de tantas vantagens,  Gilson Nazif, secretário municipal de Obras, quer implantar os tubos estruturados de PVC em todas as obras da rede de drenagem de sua gestão. “Essa tecnologia é segura. Foi desenvolvida na Austrália há 40 anos e já é utilizada em muitos países como os Estados Unidos. O preço do tubo é praticamente o mesmo da manilha de concreto, mas sua instalação é mais barata, rápida e segura. Se a instalação for feita de acordo com as normas técnicas a tubulação dura gerações sem ter problemas. Vale muito a pena”, garante Nazif que também destaca a importância da correta aplicação do material. “Ano passado foram colocados esses tubos em algumas obras da prefeitura sem seguir as normas exigidas e logo deu problema. Mas, em nossa gestão, os funcionários da prefeitura passaram por treinamento e seguem um manual detalhado de colocação do produto.”

O projeto de pavimentação do Bairro Eletronorte é a primeira obra dessa gestão a utilizar os tubos estruturados de PVC. “Agora que aprendemos as normas corretas de aplicação do material estamos colocando os tubos, tapando as valas, e em seguida já passamos com as máquinas pesadas de preparo das ruas para receber o asfalto, e não tivemos problema algum”, conclui Antônio Melé.

Texto e foto: Comdecom

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Avatar de ALBERTO SANTOS

Postado por ALBERTO SANTOS em 20/11/2013 às 17:30

O DIÂMETRO DO TUBO EM PVC É PEQUENO. A VAZÃO NÃO SERÁ O SUFICIENTE. QUEM VIVER VERÁ. AGORA PERGUNTO, O QUE TOPÓGRAFO ENTENDE DE MANILHA PARA DAR OPINIÃO?

201.34.15.239

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 06/05/2016 ás 10:50:00

Follador quer página com dados sobre agropecuária e piscicultura

Parlamentar propõe que página da Seagri tenha link com estatísticas de produção.

POLíTICA | matéria escrita em 06/05/2016 ás 10:41:00

Escola do Legislativo discuti situação atual

Será realizado painel intitulado O Trabalhador na Atual Conjuntura Político-Econômica.

POLíTICA | matéria escrita em 06/05/2016 ás 10:35:00

Comissão vai convocar diretores para discutir setor madeireiro

Deputado Alex Redano pede ao governador que mude o comando da Sedam.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 10:33:00

Miguel Sena diz estar tranqüilo e que ajudou a salvar muitas vidas

Segundo o ex-secretário, o que houve na realidade durante o pouco mais de um ano em que esteve à frente da SESAU, foi um grande trabalho voltado aos interesses da população rondoniense.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 10:12:00

Funcionários sofrem com estrutura e higiene precárias na agência do Itaú da Nações Unidas

Precariedade total. É esta a realidade da agência do Itaú na avenida Nações Unidas, em Porto Velho, que foi palco da visita de dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO).

POLíTICA | matéria escrita em 06/05/2016 ás 10:04:00

Deputado Airton pede contratação de servidores para acelerar obra do Anel Viário

Obras foram retomadas pelo DER, mas em ritmo lento, pois há carência de trabalhadores.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 10:00:00

Superintendente do Dnit diz que recursos para ponte do Abunã estão garantidos

Deputados são informados sobre ações do órgão em Rondônia.

POLíTICA | matéria escrita em 06/05/2016 ás 09:54:00

Assembleia Legislativa defende nomeação de Ari Ott como reitor da Unir

Maurão de Carvalho e Hermínio Coelho reforçaram apoio ao nome do reitor escolhido pela universidade.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 09:48:00

Rede de enfrentamento à violência contra a mulher discute ações de combate em reunião no MP/RO

Na reunião, foi debatida a implantação da notificação compulsória, pelos profissionais da saúde, dos casos de violência contra a mulher, conforme já previsto em lei federal e também lei municipal de 2007.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 09:46:00

Nova edição eletrônica da revista Gestão e Controle disponível no portal do TCE-RO

Nessa edição são abordados temas relativos à área de atuação da Corte de Contas e da gestão da administração pública em geral.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 09:41:00

​IFRO Campus Cacoal promove lançamento de foguetes

“Neste projeto de ensino realizamos várias atividades como minicursos, atividades práticas e orientações para possibilitar aos alunos do ensino médio técnico um contato mais prático com a Astronomia e a Astronáutica", destacou Juliano Alves.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 09:29:00

Sindsef recebe visita de representantes do Esporte Clube Genus

Os representantes do Genus foram recebidos pelo presidente Daniel Pereira, membros da diretoria, delegados de base e coordenadores do sindicato nos municípios de Rondônia.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 09:26:00

Boas práticas para manipulação de alimentos é tema de palestra no Sesc Rondônia

Na palestra foram abordadas técnicas de higienização como fonte fundamental de prevenção de doenças que possam ser transmitidas através do manuseio incorreto dos alimentos.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 09:17:00

Agentes Comunitários de Saúde de Rolim de Moura reivindicam melhorias

Realizar cadastramento das famílias, acompanhar o estágio de gestantes e lactantes ou  fazer um mapeamento sobre as condições de saúde da área em que atua.

GERAL | matéria escrita em 06/05/2016 ás 09:00:00

Sebrae estará presente na Rondônia Rural Show

Donos de pequenos negócios no campo terão acesso à oficinas, palestras, orientações e o atendimento sobre formalização e busca de novos mercados.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com