20/11/2013 - 01h11min - Atualizado em 20/11/2013 - 01h11min

Semob utiliza tecnologia mais eficiente na implantação da rede de drenagem em Porto Velho

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tubo estruturado de PVC tem...

Assessoria/Prefeitura

Porto Velho, Rondônia - Em busca de soluções definitivas e eficientes para o escoamento das águas das chuvas a Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem utilizado uma nova tecnologia na rede de drenagem pluvial do município: o Tubo Estruturado de PVC. Segundo técnicos da Semob o produto, que substitui as manilhas de concreto, é mais leve, de fácil manuseio, e aplicação menos onerosa e mais segura. “A manilha de concreto de um metro pesa, em média, mil quilos. É preciso uma máquina grande para colocá-las na vala e depois fazer a ligação entre elas. Cada tubo estruturado tem 12 metros e pesa muito menos. Quatro homens conseguem levantá-la e colocá-la manualmente na vala. É muito mais seguro para o trabalhador e muito mais rápido fazer o serviço”, detalha Antônio Melé, topógrafo da Semob e responsável pela equipe que trabalha na aplicação da nova tecnologia.

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tuBo estruturado de PVC tem textura mais lisa, o que proporciona uma maior e mais rápida vazão da água. “Onde é preciso uma manilha de 80 centímetros podemos colocar um tupo de 60 centímetros e ter a mesma eficiência. Gastamos menos tempo de serviço para cavar as valas e ocupamos menos espaço na via”, exemplifica. A porosidade do concreto nas manilhas tradicionais é um problema também destacado por Marcelo Nascimento. “Essa porosidade permite que resíduos e sujeiras, levados pela chuva, se fixem nas paredes do encanamento e raízes de árvores se infiltrem, entupindo a rede de drenagem.”

Diante de tantas vantagens,  Gilson Nazif, secretário municipal de Obras, quer implantar os tubos estruturados de PVC em todas as obras da rede de drenagem de sua gestão. “Essa tecnologia é segura. Foi desenvolvida na Austrália há 40 anos e já é utilizada em muitos países como os Estados Unidos. O preço do tubo é praticamente o mesmo da manilha de concreto, mas sua instalação é mais barata, rápida e segura. Se a instalação for feita de acordo com as normas técnicas a tubulação dura gerações sem ter problemas. Vale muito a pena”, garante Nazif que também destaca a importância da correta aplicação do material. “Ano passado foram colocados esses tubos em algumas obras da prefeitura sem seguir as normas exigidas e logo deu problema. Mas, em nossa gestão, os funcionários da prefeitura passaram por treinamento e seguem um manual detalhado de colocação do produto.”

O projeto de pavimentação do Bairro Eletronorte é a primeira obra dessa gestão a utilizar os tubos estruturados de PVC. “Agora que aprendemos as normas corretas de aplicação do material estamos colocando os tubos, tapando as valas, e em seguida já passamos com as máquinas pesadas de preparo das ruas para receber o asfalto, e não tivemos problema algum”, conclui Antônio Melé.

Texto e foto: Comdecom

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de ALBERTO SANTOS

Postado por ALBERTO SANTOS em 20/11/2013 às 17:30

O DIÂMETRO DO TUBO EM PVC É PEQUENO. A VAZÃO NÃO SERÁ O SUFICIENTE. QUEM VIVER VERÁ. AGORA PERGUNTO, O QUE TOPÓGRAFO ENTENDE DE MANILHA PARA DAR OPINIÃO?

201.34.15.239

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 26/05/2015 ás 11:19:00

Deputado Lúcio Mosquini se reúne com Silas Malafaia

Atualmente a Câmara dos Deputados analisa projeto que cria o Estatuto da Família, com diretrizes de políticas públicas voltadas para a entidade familiar (PL 6583/13).

POLíTICA | matéria escrita em 26/05/2015 ás 11:13:00

Escola ganha salas, quadra e refeitório

A indicação é da deputada Glaucione Rodrigues.

POLíTICA | matéria escrita em 26/05/2015 ás 11:06:00

Marinha Raupp ressalta importância da festividade

A tradicional Festa do Divino , que teve início em 1894, na região de Cuiabá, é uma romaria que visita as comunidades brasileiras e bolivianas ao longo do rio Guaporé.

POLíTICA | matéria escrita em 26/05/2015 ás 10:54:00

Raupp e Ezequiel tratam sobre audiência pública

O deputado Ezequiel Júnior agradeceu o apoio do senador e destacou que a economia do município e da região será fortalecida com a usina.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 26/05/2015 ás 10:52:00

Justiça determina perda da função pública por ato de improbidade administrativa

Segundo consta nos autos, ambos, sendo um chefe da Ciretran e o outro chefe de vistoria, liberaram ilegalmente o veículo de um particular sem prévia comprovação dos pagamentos de taxas e realização de vistoria.

POLíTICA | matéria escrita em 26/05/2015 ás 10:42:00

Vereadora pede urgência no pedido de comissão para cassar prefeito de Cacoal

O vereador Celso Adame (PDT) protocolou , durante a mesma Sessão Legislativa, o pedido para abertura de Comissão Processante contra os vereadores envolvidos na mesma operação.

POLíTICA | matéria escrita em 26/05/2015 ás 10:38:00

Em Linhas Gerais: Não há como negar: terminaremos o ano com muito mais problemas do que começamos

Gessi Taborda

GERAL | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:34:00

Curta Amazônia Mundi no Teatro Guaporé durante 3 dias

As mostras dos filmes do 6° Curta Amazônia Mundi acontecem de 1 a 3 de junho no Teatro Guaporé.

POLíTICA | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:31:00

Comissão vem a Rondônia debater sistema elétrico do estado

Ao sugerir o evento, o deputado Expedito Netto (SD-RO) ressaltou que houve uma escalada dos preços de energia no estado.

GERAL | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:26:00

Embrapa Rondônia faz lançamento e leva tecnologias no maior evento de agricultura do Norte

Dentre as tecnologias a serem apresentadas estão às voltadas para a cafeicultura, que em Rondônia é uma das principais atividades agrícolas, destacando o estado como o sexto maior produtor de café do país.

POLíTICA | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:24:00

Comissão é cancelada e reforma política vai a Plenário na terça com novo relator

Líderes partidários decidiram votar a reforma política diretamente no Plenário da Câmara dos Deputados.

POLíTICA | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:23:00

Acir Gurgacz pede providências ao governo para regularização de assentamentos rurais em RO

O senador criticou a lentidão e a ineficiência dos órgãos públicos na regularização fundiária, lembrando que em Rondônia se encontram assentamentos de mais de vinte anos que ainda não foram devidamente regulamentados.

GERAL | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:19:00

MPF lança campanha internacional de combate à corrupção

Divulgada em 21 países, a ação vai mobilizar jovens a dizerem "não" ao desvio do dinheiro público, além de conscientizar sobre a importância do Ministério Público no combate à corrupção.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:16:00

Servidores da Justiça Federal vão dizer Sim ou Não ao Calendário Nacional de Mobilização

Em nota institucional divulgada hoje (25/05), o juiz federal Herculano Martins Nacif, em exercício na direção da seccional, manifestou apoio à reivindicação dos servidores.

GERAL | matéria escrita em 25/05/2015 ás 22:09:00

Precatório do Sintero: E você tem fome de quê? E eles têm medo de quê?

O que falta, então, para ocorrer a efetividade? O que falta para se obter a Excelência num Tribunal de Excelência, como é o TRT da 14a Região? Não falta boa vontade, porque não se pode pedir favor a juiz. Não falta direito. Sobra direito.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com