20/11/2013 - 01h11min - Atualizado em 20/11/2013 - 01h11min

Semob utiliza tecnologia mais eficiente na implantação da rede de drenagem em Porto Velho

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tubo estruturado de PVC tem...

Assessoria/Prefeitura

Porto Velho, Rondônia - Em busca de soluções definitivas e eficientes para o escoamento das águas das chuvas a Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem utilizado uma nova tecnologia na rede de drenagem pluvial do município: o Tubo Estruturado de PVC. Segundo técnicos da Semob o produto, que substitui as manilhas de concreto, é mais leve, de fácil manuseio, e aplicação menos onerosa e mais segura. “A manilha de concreto de um metro pesa, em média, mil quilos. É preciso uma máquina grande para colocá-las na vala e depois fazer a ligação entre elas. Cada tubo estruturado tem 12 metros e pesa muito menos. Quatro homens conseguem levantá-la e colocá-la manualmente na vala. É muito mais seguro para o trabalhador e muito mais rápido fazer o serviço”, detalha Antônio Melé, topógrafo da Semob e responsável pela equipe que trabalha na aplicação da nova tecnologia.

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tuBo estruturado de PVC tem textura mais lisa, o que proporciona uma maior e mais rápida vazão da água. “Onde é preciso uma manilha de 80 centímetros podemos colocar um tupo de 60 centímetros e ter a mesma eficiência. Gastamos menos tempo de serviço para cavar as valas e ocupamos menos espaço na via”, exemplifica. A porosidade do concreto nas manilhas tradicionais é um problema também destacado por Marcelo Nascimento. “Essa porosidade permite que resíduos e sujeiras, levados pela chuva, se fixem nas paredes do encanamento e raízes de árvores se infiltrem, entupindo a rede de drenagem.”

Diante de tantas vantagens,  Gilson Nazif, secretário municipal de Obras, quer implantar os tubos estruturados de PVC em todas as obras da rede de drenagem de sua gestão. “Essa tecnologia é segura. Foi desenvolvida na Austrália há 40 anos e já é utilizada em muitos países como os Estados Unidos. O preço do tubo é praticamente o mesmo da manilha de concreto, mas sua instalação é mais barata, rápida e segura. Se a instalação for feita de acordo com as normas técnicas a tubulação dura gerações sem ter problemas. Vale muito a pena”, garante Nazif que também destaca a importância da correta aplicação do material. “Ano passado foram colocados esses tubos em algumas obras da prefeitura sem seguir as normas exigidas e logo deu problema. Mas, em nossa gestão, os funcionários da prefeitura passaram por treinamento e seguem um manual detalhado de colocação do produto.”

O projeto de pavimentação do Bairro Eletronorte é a primeira obra dessa gestão a utilizar os tubos estruturados de PVC. “Agora que aprendemos as normas corretas de aplicação do material estamos colocando os tubos, tapando as valas, e em seguida já passamos com as máquinas pesadas de preparo das ruas para receber o asfalto, e não tivemos problema algum”, conclui Antônio Melé.

Texto e foto: Comdecom

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de ALBERTO SANTOS

Postado por ALBERTO SANTOS em 20/11/2013 às 17:30

O DIÂMETRO DO TUBO EM PVC É PEQUENO. A VAZÃO NÃO SERÁ O SUFICIENTE. QUEM VIVER VERÁ. AGORA PERGUNTO, O QUE TOPÓGRAFO ENTENDE DE MANILHA PARA DAR OPINIÃO?

201.34.15.239

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 03/09/2015 ás 21:13:00

Porto Velho daqui a dez anos

Professor Nazareno*

GERAL | matéria escrita em 03/09/2015 ás 21:05:00

Programa Nota Legal Rondoniense pagou R$ 1,4 milhão de créditos e reserva mais R$ 1,15 milhão até o fim do mês

Consumidor deve solicitar o registro do CPF na nota fiscal de compra.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 03/09/2015 ás 21:03:00

Sinjur: Contas do exercício 2014 são aprovadas

Transposição Nos informes, o presidente do Sinjur, Francisco Roque, atualizou os servidores quanto ao andamento do processo da transposição .

POLíTICA | matéria escrita em 03/09/2015 ás 20:59:00

Comissão é formalizada para apurar denúncia de fraude em chamamento público transporte

Objetivo é apurar se a denúncia tem fundamento.

POLíTICA | matéria escrita em 03/09/2015 ás 20:56:00

Deputado Lúcio Mosquini anuncia Semana do Peixe em Rondônia

Entre o público alvo do evento estão pescadores, piscicultores, ribeirinhos, colônias de pescadores, empresas ligadas setor, estudantes, supermercados, restaurantes e comunidade em geral.

GERAL | matéria escrita em 03/09/2015 ás 20:54:00

CRISE: Prefeitura cancela Desfile Cívico de 7 setembro em Rolim de Moura

“Não podemos realizar um evento tradicional, temos que ser prudentes pois até os transportes escolares estão paralisados por falta de pagamento e combustível ", explicou.

POLíTICA | matéria escrita em 03/09/2015 ás 20:50:00

Airton Gurgacz anuncia a Festa do Tambaqui, em Ji-Paraná

Segundo o parlamentar, a intenção é divulgar a gastronomia à base do tambaqui.

GERAL | matéria escrita em 03/09/2015 ás 20:46:00

Fiero incentiva pequena indústria a aderir ao movimento "Compre do Pequeno Negócio"

Com uma participação tão importante na economia local, as pequenas indústrias do ramo de confecções não poderiam ficar de fora do Movimento Compre do Pequeno Negócio.

GERAL | matéria escrita em 03/09/2015 ás 20:43:00

Associados da CrediSIS tem acesso a cartão de crédito

O presidente da CrediSIS Leste, Gilmar Luiz Odorisi, afirmou que o lançamento do cartão representa uma grande conquista para a instituição.

POLíTICA | matéria escrita em 03/09/2015 ás 20:38:00

Deputado Jean Oliveira cobra celeridade do DER na instalação da Usina de Asfalto em Rolim

O Diretor Geral do DER comprometeu-se em colocar na agenda de prioridades do órgão, a partir da instalação da Usina, a recuperação da estrada RO – 010 , de Rolim de Moura até Novo Horizonte seguindo até o distrito de Migrantinóplis ...

GERAL | matéria escrita em 03/09/2015 ás 20:35:00

13.ª Festa do Maracujá mostrará potencialidade de Estrela de Rondônia

A festividade terá início nesta sexta-feira (11).

GERAL | matéria escrita em 03/09/2015 ás 20:33:00

​Estande sobre sustentabilidade rende histórias e amizades no Porto Velho Shopping

Não faltaram alunos e estudiosos de todas as idades.

GERAL | matéria escrita em 03/09/2015 ás 20:29:00

Bancários: Primeira negociação sobre saúde e condições de trabalho termina sem avanços

O Comando Nacional reivindica melhores condições de segurança para bancários e clientes e assistência às vítimas de assaltos, sequestros e extorsão.

GERAL | matéria escrita em 03/09/2015 ás 20:27:00

Prefeitura de Porto Velho recebe mil toneladas de calcário do governo estadual

Nazif disse que se trata de “uma doação muito importante que vai contribuir para melhorar a qualidade do solo e, consequentemente, a qualidade dos produtos a serem ofertados”.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com