20/11/2013 - 01h11min - Atualizado em 20/11/2013 - 01h11min

Semob utiliza tecnologia mais eficiente na implantação da rede de drenagem em Porto Velho

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tubo estruturado de PVC tem...

Assessoria/Prefeitura

Porto Velho, Rondônia - Em busca de soluções definitivas e eficientes para o escoamento das águas das chuvas a Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem utilizado uma nova tecnologia na rede de drenagem pluvial do município: o Tubo Estruturado de PVC. Segundo técnicos da Semob o produto, que substitui as manilhas de concreto, é mais leve, de fácil manuseio, e aplicação menos onerosa e mais segura. “A manilha de concreto de um metro pesa, em média, mil quilos. É preciso uma máquina grande para colocá-las na vala e depois fazer a ligação entre elas. Cada tubo estruturado tem 12 metros e pesa muito menos. Quatro homens conseguem levantá-la e colocá-la manualmente na vala. É muito mais seguro para o trabalhador e muito mais rápido fazer o serviço”, detalha Antônio Melé, topógrafo da Semob e responsável pela equipe que trabalha na aplicação da nova tecnologia.

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tuBo estruturado de PVC tem textura mais lisa, o que proporciona uma maior e mais rápida vazão da água. “Onde é preciso uma manilha de 80 centímetros podemos colocar um tupo de 60 centímetros e ter a mesma eficiência. Gastamos menos tempo de serviço para cavar as valas e ocupamos menos espaço na via”, exemplifica. A porosidade do concreto nas manilhas tradicionais é um problema também destacado por Marcelo Nascimento. “Essa porosidade permite que resíduos e sujeiras, levados pela chuva, se fixem nas paredes do encanamento e raízes de árvores se infiltrem, entupindo a rede de drenagem.”

Diante de tantas vantagens,  Gilson Nazif, secretário municipal de Obras, quer implantar os tubos estruturados de PVC em todas as obras da rede de drenagem de sua gestão. “Essa tecnologia é segura. Foi desenvolvida na Austrália há 40 anos e já é utilizada em muitos países como os Estados Unidos. O preço do tubo é praticamente o mesmo da manilha de concreto, mas sua instalação é mais barata, rápida e segura. Se a instalação for feita de acordo com as normas técnicas a tubulação dura gerações sem ter problemas. Vale muito a pena”, garante Nazif que também destaca a importância da correta aplicação do material. “Ano passado foram colocados esses tubos em algumas obras da prefeitura sem seguir as normas exigidas e logo deu problema. Mas, em nossa gestão, os funcionários da prefeitura passaram por treinamento e seguem um manual detalhado de colocação do produto.”

O projeto de pavimentação do Bairro Eletronorte é a primeira obra dessa gestão a utilizar os tubos estruturados de PVC. “Agora que aprendemos as normas corretas de aplicação do material estamos colocando os tubos, tapando as valas, e em seguida já passamos com as máquinas pesadas de preparo das ruas para receber o asfalto, e não tivemos problema algum”, conclui Antônio Melé.

Texto e foto: Comdecom

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de ALBERTO SANTOS

Postado por ALBERTO SANTOS em 20/11/2013 às 17:30

O DIÂMETRO DO TUBO EM PVC É PEQUENO. A VAZÃO NÃO SERÁ O SUFICIENTE. QUEM VIVER VERÁ. AGORA PERGUNTO, O QUE TOPÓGRAFO ENTENDE DE MANILHA PARA DAR OPINIÃO?

201.34.15.239

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 16/04/2014 ás 16:58:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

Inscrição da Civil é mais cara que a da PRF

GERAL | matéria escrita em 16/04/2014 ás 16:51:00

Protesto contra demissões fecha agência do Itaú em Porto Velho

Para o dirigente o Itaú, além de não fazer nada para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, ainda desvaloriza e maltrata seus funcionários.

POLíTICA | matéria escrita em 16/04/2014 ás 16:34:00

Presidente do TRE relata providência para superar alagação do Tribunal

Pleno do TRE na sessão de despedida do procurador federal eleitoral e, no destaque, a procuradora Gisele Bleggi entrega placa a Reginaldo Trindade.

GERAL | matéria escrita em 16/04/2014 ás 16:28:00

Parte do maquinário adquirido pela prefeitura é entregue à Semob, Semusb e Semagric

Com a entrega dos maquinários, a partir desta quarta-feira, serão abertas várias frentes de trabalho em Porto Velho, anuncia Prefeitura.

POLíTICA | matéria escrita em 16/04/2014 ás 14:38:00

Amir Lando vai pedir pelos moradores de Jacy-paraná

“Há um desânimo muito grande por parte da população porque a cena é de destruição. Comércios, postos de gasolina, hotéis e restaurantes estão debaixo d’àgua”, frisou.

POLíTICA | matéria escrita em 16/04/2014 ás 14:36:00

Senado aprova fim de doações de empresas a partidos políticos e candidatos

Sob o argumento de que pessoas jurídicas não têm direito a voto e que, portanto, as eleições são processos com participação direta exclusiva dos eleitores, Requião decidiu pela proibição de toda...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 16/04/2014 ás 14:16:00

Funcionários da Casa do Ancião condenados por se apropriarem de dinheiro de idosos têm penas reduzidas

LEIA A ÍNTEGRA DA DECISÃO.

GERAL | matéria escrita em 16/04/2014 ás 13:57:00

Empresário rondoniens​e cria primeira rede social solidária do Brasil

Iniciativa inédita recém-lançada reúne os conceitos de redes sociais e crowdfunding para promover a solidariedade.

POLíCIA | matéria escrita em 16/04/2014 ás 13:54:00

Bases de Policiamento não serão desativadas, informa PM

A desativação das bases foi anunciada por uma emissora de televisão em Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 16/04/2014 ás 13:52:00

Rondônia Rural Show define atrações para o grande público

Faltando 40 dias para a abertura desta terceira edição, o Governo do Estado e instituições parceiras já definiram as principais atrações da feira.

GERAL | matéria escrita em 16/04/2014 ás 13:50:00

Governo do Estado entregará tratores e implementos durante a Rural Show

Todo o maquinário foi entregue nesta terça-feira (15), no pátio da Coordenadoria de Gestão Patrimonial (CGP), em Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 16/04/2014 ás 13:48:00

Procon de Rondônia mostra variação de preços nos ovos de Páscoa na capital

O resultado da pesquisa apontou diferenças de até 100% nos preços de alguns ovos de Páscoa.

GERAL | matéria escrita em 16/04/2014 ás 13:47:00

Rondônia: Serviços essenciais não serão interrompidos no feriado prolongado

Durante o período, serão designadas equipes para atendimentos em escala de plantão nas unidades de saúde, delegacias e demais órgãos que prestam atendimentos essenciais.

GERAL | matéria escrita em 16/04/2014 ás 11:34:00

Rondônia: Madeireiros mudam de ramo e apostam na pecuária de leite e piscicultura

A maioria se torna grandes e médios fazendeiros e piscicultores como, por exemplo, os empresários Lacide Bernardina Rigone e Cláudio Conceição.

GERAL | matéria escrita em 16/04/2014 ás 11:31:00

Enchente em Rondônia: Estado de calamidade será reconhecido pelo governo federal

A informação foi dada durante explanação feita pelo coronel Silvio Rodrigues da Silva, subcomandante do Corpo de Bombeiros.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com