20/11/2013 - 01h11min - Atualizado em 20/11/2013 - 01h11min

Semob utiliza tecnologia mais eficiente na implantação da rede de drenagem em Porto Velho

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tubo estruturado de PVC tem...

Assessoria/Prefeitura

Porto Velho, Rondônia - Em busca de soluções definitivas e eficientes para o escoamento das águas das chuvas a Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem utilizado uma nova tecnologia na rede de drenagem pluvial do município: o Tubo Estruturado de PVC. Segundo técnicos da Semob o produto, que substitui as manilhas de concreto, é mais leve, de fácil manuseio, e aplicação menos onerosa e mais segura. “A manilha de concreto de um metro pesa, em média, mil quilos. É preciso uma máquina grande para colocá-las na vala e depois fazer a ligação entre elas. Cada tubo estruturado tem 12 metros e pesa muito menos. Quatro homens conseguem levantá-la e colocá-la manualmente na vala. É muito mais seguro para o trabalhador e muito mais rápido fazer o serviço”, detalha Antônio Melé, topógrafo da Semob e responsável pela equipe que trabalha na aplicação da nova tecnologia.

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tuBo estruturado de PVC tem textura mais lisa, o que proporciona uma maior e mais rápida vazão da água. “Onde é preciso uma manilha de 80 centímetros podemos colocar um tupo de 60 centímetros e ter a mesma eficiência. Gastamos menos tempo de serviço para cavar as valas e ocupamos menos espaço na via”, exemplifica. A porosidade do concreto nas manilhas tradicionais é um problema também destacado por Marcelo Nascimento. “Essa porosidade permite que resíduos e sujeiras, levados pela chuva, se fixem nas paredes do encanamento e raízes de árvores se infiltrem, entupindo a rede de drenagem.”

Diante de tantas vantagens,  Gilson Nazif, secretário municipal de Obras, quer implantar os tubos estruturados de PVC em todas as obras da rede de drenagem de sua gestão. “Essa tecnologia é segura. Foi desenvolvida na Austrália há 40 anos e já é utilizada em muitos países como os Estados Unidos. O preço do tubo é praticamente o mesmo da manilha de concreto, mas sua instalação é mais barata, rápida e segura. Se a instalação for feita de acordo com as normas técnicas a tubulação dura gerações sem ter problemas. Vale muito a pena”, garante Nazif que também destaca a importância da correta aplicação do material. “Ano passado foram colocados esses tubos em algumas obras da prefeitura sem seguir as normas exigidas e logo deu problema. Mas, em nossa gestão, os funcionários da prefeitura passaram por treinamento e seguem um manual detalhado de colocação do produto.”

O projeto de pavimentação do Bairro Eletronorte é a primeira obra dessa gestão a utilizar os tubos estruturados de PVC. “Agora que aprendemos as normas corretas de aplicação do material estamos colocando os tubos, tapando as valas, e em seguida já passamos com as máquinas pesadas de preparo das ruas para receber o asfalto, e não tivemos problema algum”, conclui Antônio Melé.

Texto e foto: Comdecom

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de ALBERTO SANTOS

Postado por ALBERTO SANTOS em 20/11/2013 às 17:30

O DIÂMETRO DO TUBO EM PVC É PEQUENO. A VAZÃO NÃO SERÁ O SUFICIENTE. QUEM VIVER VERÁ. AGORA PERGUNTO, O QUE TOPÓGRAFO ENTENDE DE MANILHA PARA DAR OPINIÃO?

201.34.15.239
publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2014 ás 14:21:00

Odacir Soares elogia desempenho de TRT

Segundo Odacir Soares, o TRT da décima quarta região foi o único tribunal que cumpriu todas as metas do CNJ.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 14:18:00

Reprovação em uma ou duas matérias não deve levar aluno a repetir ano

Ministro da Educação defende grade curricular mais flexível no ensino médio.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2014 ás 14:14:00

Conselho do Ministério da Justiça recomenda fim da revista íntima em presídios

O conselho pede o fim do desnudamento (parcial ou total), da introdução de objetos nas pessoas revistadas, dos agachamentos ou saltos e do uso de cães ou animais farejadores...

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 14:13:00

Biblioteca Francisco Meirelles inicia curso para leitura em Braille

O presidente da Asdevron, Carlos Rodrigues Cataca, explicou que o curso é voltado para pessoas que querem aprender a ler em braille.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 14:12:00

Funcionária do BB em Ji-Paraná sofre agressão de cliente

Revoltado, o homem agarrou e apertou o braço da trabalhadora e começou a ofendê-la na frente de todos.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 14:11:00

Prazo para apresentar 2ª parcial de prestação de contas de campanha termina hoje (2)

As prestações de contas finais de todos os candidatos deverão ser enviadas até 30 dias depois da realização das eleições.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 13:59:00

Mobilização dos prefeitos Garante votação de Aumento de Recursos Pela Câmara

A votação da Demanda apresentada E hum Avanço, permanente Mobilização Resultado da Dinamarca do Movimento Municipalista. O presidente da Arom . . .

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2014 ás 14:07:00

Ratificada liminar que suspende concurso público para cartório em Rondônia

O referido concurso já foi alvo de outros procedimentos protocolados no CNJ.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2014 ás 14:04:00

Turma afasta exigência de atestado do INSS para comprovar doença profissional

O trabalhador afastou-se do trabalho pela Previdência Social por duas vezes, em decorrência de problemas na coluna.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2014 ás 14:00:00

TJRO Promove Capacitação Prática em Direito Notarial e de Registro – Inscrições abertas

São 180 vagas limitadas, destinadas a juízes, notários, registradores, substitutos, colaboradores e estudantes que queiram ampliar seus conhecimentos.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 13:55:00

Diálogo Público é aberto no TCE-RO com abordagens sobre governança pública

A mesa de honra foi composta por representantes do TCU, do TCE-RO, do Governo do Estado, do Ministério Público Estadual.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 13:54:00

Biblioteca Francisco Meirelles inicia curso para leitura em Braille

O presidente da Asdevron, Carlos Rodrigues Cataca, explicou que o curso é voltado para pessoas que querem aprender a ler em braille.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 13:31:00

Expedito Junior: "Vou acabar com a farra dos cargos comissionados"

Expedito Junior quer dialogar com servidores para construir uma pauta que evite futuros problemas com a categoria.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2014 ás 10:29:00

Justiça condena ex-prefeito e ex-comissionados por lesarem o erário e enriquecimento ilícito

O prefeito nomeou servidores para cargos em comissão, os quais recebiam salários, assinavam as folhas de ponto,porém não compareciam na repartição pública para trabalhar.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 10:30:00

Sindsef convoca seus filiados para votação do Plebiscito da Reforma Política

A diretoria executiva do Sindicato alerta aos filiados sobre a importância de participar nas decisões políticas e assim contribuir para um sistema mais junto para todos.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com