20/11/2013 - 01h11min - Atualizado em 20/11/2013 - 01h11min

Semob utiliza tecnologia mais eficiente na implantação da rede de drenagem em Porto Velho

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tubo estruturado de PVC tem...

Assessoria/Prefeitura

Porto Velho, Rondônia - Em busca de soluções definitivas e eficientes para o escoamento das águas das chuvas a Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem utilizado uma nova tecnologia na rede de drenagem pluvial do município: o Tubo Estruturado de PVC. Segundo técnicos da Semob o produto, que substitui as manilhas de concreto, é mais leve, de fácil manuseio, e aplicação menos onerosa e mais segura. “A manilha de concreto de um metro pesa, em média, mil quilos. É preciso uma máquina grande para colocá-las na vala e depois fazer a ligação entre elas. Cada tubo estruturado tem 12 metros e pesa muito menos. Quatro homens conseguem levantá-la e colocá-la manualmente na vala. É muito mais seguro para o trabalhador e muito mais rápido fazer o serviço”, detalha Antônio Melé, topógrafo da Semob e responsável pela equipe que trabalha na aplicação da nova tecnologia.

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tuBo estruturado de PVC tem textura mais lisa, o que proporciona uma maior e mais rápida vazão da água. “Onde é preciso uma manilha de 80 centímetros podemos colocar um tupo de 60 centímetros e ter a mesma eficiência. Gastamos menos tempo de serviço para cavar as valas e ocupamos menos espaço na via”, exemplifica. A porosidade do concreto nas manilhas tradicionais é um problema também destacado por Marcelo Nascimento. “Essa porosidade permite que resíduos e sujeiras, levados pela chuva, se fixem nas paredes do encanamento e raízes de árvores se infiltrem, entupindo a rede de drenagem.”

Diante de tantas vantagens,  Gilson Nazif, secretário municipal de Obras, quer implantar os tubos estruturados de PVC em todas as obras da rede de drenagem de sua gestão. “Essa tecnologia é segura. Foi desenvolvida na Austrália há 40 anos e já é utilizada em muitos países como os Estados Unidos. O preço do tubo é praticamente o mesmo da manilha de concreto, mas sua instalação é mais barata, rápida e segura. Se a instalação for feita de acordo com as normas técnicas a tubulação dura gerações sem ter problemas. Vale muito a pena”, garante Nazif que também destaca a importância da correta aplicação do material. “Ano passado foram colocados esses tubos em algumas obras da prefeitura sem seguir as normas exigidas e logo deu problema. Mas, em nossa gestão, os funcionários da prefeitura passaram por treinamento e seguem um manual detalhado de colocação do produto.”

O projeto de pavimentação do Bairro Eletronorte é a primeira obra dessa gestão a utilizar os tubos estruturados de PVC. “Agora que aprendemos as normas corretas de aplicação do material estamos colocando os tubos, tapando as valas, e em seguida já passamos com as máquinas pesadas de preparo das ruas para receber o asfalto, e não tivemos problema algum”, conclui Antônio Melé.

Texto e foto: Comdecom

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Avatar de ALBERTO SANTOS

Postado por ALBERTO SANTOS em 20/11/2013 às 17:30

O DIÂMETRO DO TUBO EM PVC É PEQUENO. A VAZÃO NÃO SERÁ O SUFICIENTE. QUEM VIVER VERÁ. AGORA PERGUNTO, O QUE TOPÓGRAFO ENTENDE DE MANILHA PARA DAR OPINIÃO?

201.34.15.239

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 24/11/2014 ás 15:21:00

ve ações pela campanhCoordenadoria das Mulheres desenvola 16 Dias de Ativismo

O evento de abertura da Campanha será realizado na Associação dos Moradores do Bairro Planalto (Ampla), nesta terça-feira (25).

POLíTICA | matéria escrita em 24/11/2014 ás 15:14:00

Os amigos do Homem: Cunhado e secretário de Finanças de Confúcio recebem a visita de toda a cúpula do sistema penitenciário e logo em seguida são transferidos para um presídio “tranquilo”

Até o coronel PM Paulo Cézar de Figueiredo, secretário da Sejus, foi visitar os ilustres presos, não na cela do Urso Panda, mas na sala da Direção Geral do presídio. Escolta foi feita por assessores da Sejus

GERAL | matéria escrita em 24/11/2014 ás 14:56:00

Secretário abre Curso de Formação Continuada em Ji-Paraná

O coordenador de Educação Indígena da Seduc, Flávio Luiz, tem cumprido as orientações do secretário quanto ao apoio ao setor educacional indígena

GERAL | matéria escrita em 24/11/2014 ás 14:55:00

TRT promove Encontro Anual das Carreiras Jurídicas trabalhistas da 14ª Região nesta quinta-feira

Depois da palestra haverá um debate com os membros da Magistratura, Advogacia, Ministério Público do Trabalho e Perito Médico.

GERAL | matéria escrita em 24/11/2014 ás 14:52:00

Paratletas de Rondônia embarcaram hoje para São Paulo

As provas serão realizadas no Anhembi, na pista de atletismo do Ibirapuera e na Academia de Polícia Militar.

GERAL | matéria escrita em 24/11/2014 ás 14:49:00

Com apoio do Governo Estadual, Basa renegocia débitos de produtores rurais

Segundo o superintendente Edmar Bernaldino, totalizam 15 mil os contratos de Pronaf “A”, com índice de inadimplência inferior a 2%.

POLíTICA | matéria escrita em 24/11/2014 ás 14:45:00

“Corrupção” – por Andrey Cavalcante

Acredito que as campanhas eleitorais milionárias representam a porta de entrada dos corruptos na vida pública.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/11/2014 ás 14:18:00

Ex-presidente da ALE alega problemas mentais e tumor anal para tentar prisão domiciliar

No entanto, ele não aceitou ser atendido no Hospital João Paulo II.

POLíTICA | matéria escrita em 24/11/2014 ás 12:17:00

Ao receber propina, secretária de Confúcio cheirava, beijava o dinheiro e caia na risada, diz ex-assessora à PF

Homem que gozava ao mesmo tempo da intimidade de Confúcio e de Mirian Spreafico disse que chegou a colocar dinheiro de propina na gaveta de calcinhas da Secretária de Justiça de Rondônia .

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/11/2014 ás 11:11:00

Judiciário de Rondônia mobilizado pela Semana Nacional de Conciliação

A conciliação é uma maneira de resolver um problema de forma participativa, e não significa que a pessoa está desistindo de receber o que de fato merece...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 24/11/2014 ás 11:08:00

Casamento comunitário reúne dezenas de casais no final de semana em Porto Velho

José Carlos e Cleocilda casaram-se no último sábado. Eles já têm quase 30 anos de convivência.

GERAL | matéria escrita em 24/11/2014 ás 10:50:00

Prefeitura conclui mais uma etapa de asfaltamento na Rua Pirapitinga

O secretário Gilson Nazif (Semob), disse que o trabalho no bairro Lagoa não se limita à Rua Pirapitinga.

GERAL | matéria escrita em 24/11/2014 ás 10:49:00

Equipe de Ariquemes conhece plantio de uvas em Presidente Médici

O produtor, Wilson Marcom, responsável pela propriedade, explicou que a estimativa de produção gira em torno de 25 toneladas por ano.

GERAL | matéria escrita em 24/11/2014 ás 10:45:00

Colégio Objetivo promove campeonatos esportivos em três modalidades

Os integrantes do trio campeão faturaram uma bicicleta cada e o segundo e terceiro colocados ganharam brindes esportivos.

GERAL | matéria escrita em 24/11/2014 ás 10:40:00

Motoristas da Semed recebem atendimentos especiais de saúde

O evento aconteceu na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Ariquemes.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com