20/11/2013 - 01h11min - Atualizado em 20/11/2013 - 01h11min

Semob utiliza tecnologia mais eficiente na implantação da rede de drenagem em Porto Velho

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tubo estruturado de PVC tem...

Assessoria/Prefeitura

Porto Velho, Rondônia - Em busca de soluções definitivas e eficientes para o escoamento das águas das chuvas a Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem utilizado uma nova tecnologia na rede de drenagem pluvial do município: o Tubo Estruturado de PVC. Segundo técnicos da Semob o produto, que substitui as manilhas de concreto, é mais leve, de fácil manuseio, e aplicação menos onerosa e mais segura. “A manilha de concreto de um metro pesa, em média, mil quilos. É preciso uma máquina grande para colocá-las na vala e depois fazer a ligação entre elas. Cada tubo estruturado tem 12 metros e pesa muito menos. Quatro homens conseguem levantá-la e colocá-la manualmente na vala. É muito mais seguro para o trabalhador e muito mais rápido fazer o serviço”, detalha Antônio Melé, topógrafo da Semob e responsável pela equipe que trabalha na aplicação da nova tecnologia.

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tuBo estruturado de PVC tem textura mais lisa, o que proporciona uma maior e mais rápida vazão da água. “Onde é preciso uma manilha de 80 centímetros podemos colocar um tupo de 60 centímetros e ter a mesma eficiência. Gastamos menos tempo de serviço para cavar as valas e ocupamos menos espaço na via”, exemplifica. A porosidade do concreto nas manilhas tradicionais é um problema também destacado por Marcelo Nascimento. “Essa porosidade permite que resíduos e sujeiras, levados pela chuva, se fixem nas paredes do encanamento e raízes de árvores se infiltrem, entupindo a rede de drenagem.”

Diante de tantas vantagens,  Gilson Nazif, secretário municipal de Obras, quer implantar os tubos estruturados de PVC em todas as obras da rede de drenagem de sua gestão. “Essa tecnologia é segura. Foi desenvolvida na Austrália há 40 anos e já é utilizada em muitos países como os Estados Unidos. O preço do tubo é praticamente o mesmo da manilha de concreto, mas sua instalação é mais barata, rápida e segura. Se a instalação for feita de acordo com as normas técnicas a tubulação dura gerações sem ter problemas. Vale muito a pena”, garante Nazif que também destaca a importância da correta aplicação do material. “Ano passado foram colocados esses tubos em algumas obras da prefeitura sem seguir as normas exigidas e logo deu problema. Mas, em nossa gestão, os funcionários da prefeitura passaram por treinamento e seguem um manual detalhado de colocação do produto.”

O projeto de pavimentação do Bairro Eletronorte é a primeira obra dessa gestão a utilizar os tubos estruturados de PVC. “Agora que aprendemos as normas corretas de aplicação do material estamos colocando os tubos, tapando as valas, e em seguida já passamos com as máquinas pesadas de preparo das ruas para receber o asfalto, e não tivemos problema algum”, conclui Antônio Melé.

Texto e foto: Comdecom

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de ALBERTO SANTOS

Postado por ALBERTO SANTOS em 20/11/2013 às 17:30

O DIÂMETRO DO TUBO EM PVC É PEQUENO. A VAZÃO NÃO SERÁ O SUFICIENTE. QUEM VIVER VERÁ. AGORA PERGUNTO, O QUE TOPÓGRAFO ENTENDE DE MANILHA PARA DAR OPINIÃO?

201.34.15.239
publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 10:34:00

Maurão de Carvalho prestigia Portoagro

Presidente da Assembleia visitou estandes, conversou com expositores, visitantes e reforça importância do agronegócio para a capital.

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 10:30:00

Dilma: “cassar meu mandato é como me submeter a uma pena de morte política”

... a presidente afastada Dilma Rousseff afirmou hoje (29) que jamais renunciaria ao mandato, mesmo sob a forte pressão feita por seus adversários políticos.

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 10:29:00

Confira a íntegra do discurso de Dilma em julgamento do impeachment no Senado

Confira a íntegra do discurso de Dilma do Senado:

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 10:26:00

Dilma: impeachment resultará na eleição indireta de um governo usurpador

"Um golpe que, se consumado, resultará na eleição indireta de um governo usurpador. A eleição indireta de um governo, que, já na sua interinidade, não tem mulheres comandando seus ministérios, quando um povo nas urnas escolheu uma mulher para comandar o p

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 10:17:00

Dr. Neidson presta homenagem a pessoas e instituições de Guajará-Mirim

Homenageados têm desenvolvido o município com os projetos Bike Trilha e Bombeiro Mirim.

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 10:09:00

Maurão acompanha chegada de máquinas ao distrito de Vista Alegre

Maquinário do DER vai fazer limpeza e encascalhamento de ruas, por indicação do deputado.

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 10:09:00

Senador Valdir Raupp-Nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual Edson Gazoni

Homem íntegro e correto sempre zelou pela ética e pelo respeito ao outro. É uma perda irreparável.

POLíCIA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 10:01:00

Depois de causar terrorismo e sair impune, LCP deixa fazenda totalmente destruída em Seringueiras – VIDEO

Liga, mais uma vez, provoca cenário de terror no interior de Rondônia...e fica impune.

POLíCIA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 09:52:00

Mesmo saindo impune de invasão, LCP chama decisão do Juiz Agrário de “patética” e “criminosa” em nota publicada no site da Liga

A LCP também enfatizou que a decisão judicial desmoraliza ainda mais o judiciário de Rondônia.

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 09:50:00

MST bloqueia rodovia federal em Pernambuco em protesto contra impeachment

Jaime Amorim, da direção estadual do MST, afirma que o protesto é “contra o golpe em curso no país”.

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 09:37:00

Ex-deputado estadual Edison Gazoni morre de câncer em São Paulo

Ex-político lutava contra um câncer no pâncreas e morreu aos 57 anos.

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 09:09:00

Dilma começa sua defesa no plenário do Senado

Depois de chegar ao Congresso Nacional acompanhada do cantor Chico Buarque e do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a petista foi conduzida ao plenário pelo presidente do Senado, Renan Calheiros.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2016 ás 09:08:00

Artesanato se fortalece como importante fonte de renda e atividade econômica em Rondônia

A informação é do próprio PAB, responsável pela emissão da Carteira Nacional do Artesão, que oferece diversos benefícios para quem trabalha e vive do segmento.

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 09:08:00

Com Chico Buarque e Lula, Dilma chega ao Senado para se defender

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também acompanha a petista. A expectativa é de este seja o dia mais longo de trabalho desta fase final do processo, que pode ser concluído entre amanhã e quarta-feira (31).

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2016 ás 08:47:00

Deputado Airton visita escolas em Ji-Paraná

De acordo com a empresa responsável pela construção das novas salas na escola José Francisco, os trabalhos estão bastante adiantados e a expectativa é que a conclusão aconteça dentro do prazo previsto.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com