20/11/2013 - 01h11min - Atualizado em 20/11/2013 - 01h11min

Semob utiliza tecnologia mais eficiente na implantação da rede de drenagem em Porto Velho

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tubo estruturado de PVC tem...

Assessoria/Prefeitura

Porto Velho, Rondônia - Em busca de soluções definitivas e eficientes para o escoamento das águas das chuvas a Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem utilizado uma nova tecnologia na rede de drenagem pluvial do município: o Tubo Estruturado de PVC. Segundo técnicos da Semob o produto, que substitui as manilhas de concreto, é mais leve, de fácil manuseio, e aplicação menos onerosa e mais segura. “A manilha de concreto de um metro pesa, em média, mil quilos. É preciso uma máquina grande para colocá-las na vala e depois fazer a ligação entre elas. Cada tubo estruturado tem 12 metros e pesa muito menos. Quatro homens conseguem levantá-la e colocá-la manualmente na vala. É muito mais seguro para o trabalhador e muito mais rápido fazer o serviço”, detalha Antônio Melé, topógrafo da Semob e responsável pela equipe que trabalha na aplicação da nova tecnologia.

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tuBo estruturado de PVC tem textura mais lisa, o que proporciona uma maior e mais rápida vazão da água. “Onde é preciso uma manilha de 80 centímetros podemos colocar um tupo de 60 centímetros e ter a mesma eficiência. Gastamos menos tempo de serviço para cavar as valas e ocupamos menos espaço na via”, exemplifica. A porosidade do concreto nas manilhas tradicionais é um problema também destacado por Marcelo Nascimento. “Essa porosidade permite que resíduos e sujeiras, levados pela chuva, se fixem nas paredes do encanamento e raízes de árvores se infiltrem, entupindo a rede de drenagem.”

Diante de tantas vantagens,  Gilson Nazif, secretário municipal de Obras, quer implantar os tubos estruturados de PVC em todas as obras da rede de drenagem de sua gestão. “Essa tecnologia é segura. Foi desenvolvida na Austrália há 40 anos e já é utilizada em muitos países como os Estados Unidos. O preço do tubo é praticamente o mesmo da manilha de concreto, mas sua instalação é mais barata, rápida e segura. Se a instalação for feita de acordo com as normas técnicas a tubulação dura gerações sem ter problemas. Vale muito a pena”, garante Nazif que também destaca a importância da correta aplicação do material. “Ano passado foram colocados esses tubos em algumas obras da prefeitura sem seguir as normas exigidas e logo deu problema. Mas, em nossa gestão, os funcionários da prefeitura passaram por treinamento e seguem um manual detalhado de colocação do produto.”

O projeto de pavimentação do Bairro Eletronorte é a primeira obra dessa gestão a utilizar os tubos estruturados de PVC. “Agora que aprendemos as normas corretas de aplicação do material estamos colocando os tubos, tapando as valas, e em seguida já passamos com as máquinas pesadas de preparo das ruas para receber o asfalto, e não tivemos problema algum”, conclui Antônio Melé.

Texto e foto: Comdecom

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Avatar de ALBERTO SANTOS

Postado por ALBERTO SANTOS em 20/11/2013 às 17:30

O DIÂMETRO DO TUBO EM PVC É PEQUENO. A VAZÃO NÃO SERÁ O SUFICIENTE. QUEM VIVER VERÁ. AGORA PERGUNTO, O QUE TOPÓGRAFO ENTENDE DE MANILHA PARA DAR OPINIÃO?

201.34.15.239

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíCIA | matéria escrita em 25/07/2016 ás 09:21:00

Ônibus da Eucatur mata motociclista na capital

O motorista do ônibus foi ouvido na Central de Flagrantes e, logo em seguida, liberado.

GERAL | matéria escrita em 25/07/2016 ás 09:06:00

MST publica nota se posicionando contra acusações da imprensa de Rondônia

Jornais atribuíram ao movimento a culpa de conflitos agrários nas cidades de Mirante da Serra, Ouro Preto e Seringueiras.

POLíCIA | matéria escrita em 25/07/2016 ás 09:01:00

Jovem jaruense que havia acabado de se formar morre em acidente na BR-364

O passageiro do veículo identificado como Nilton ficou preso às ferragens e foi socorrido em gravíssimo estado de saúde. Já Ruan veio a óbito ainda no local.

POLíCIA | matéria escrita em 25/07/2016 ás 08:55:00

Em Cacoal, homem é morto ao sair de igreja e assassino deixa bilhete

...o assassino ainda deixou um bilhete no colo da vítima com os dizeres: “Nunca mais você mexe com mulher de homem”.

POLíTICA | matéria escrita em 25/07/2016 ás 08:50:00

Enfermeira pioneira em Vilhena anuncia pré-candidatura a vereadora este ano

Neide Ikino promete atuação focada na saúde .

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 25/07/2016 ás 08:48:00

CNJ Serviço: Direitos do trabalhador acidentado ou que adquire doença laboral

Quem tem carteira assinada e contribui para a Previdência Social, pode usufruir de benefícios quando, por exemplo, estiver incapacitado, temporariamente ou não, para sua atividade profissional habitual.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 25/07/2016 ás 08:29:00

TJ-Rondônia nega habeas corpus a promotor do Ministério Público de Rondônia

O promotor é acusado de envolvimento em suposta burla à lei de licitações e utilização indevida de verbas do fundo municipal de defesa do consumidor do município de Rolim de Moura. ÍNTEGRA DA DECISÃO.

GERAL | matéria escrita em 25/07/2016 ás 07:58:00

Confúcio e programa são criticados por estudantes de todo o Brasil

Dentre as denúncias se destacou o Programa de Educação com Mediação Tecnológica – EMMTEC implantado pelo Governo de Rondônia no Ensino Médio das escolas do campo e da cidade.

POLíTICA | matéria escrita em 25/07/2016 ás 07:01:00

Joãozinho Gonçalves reúne aliança de 14 partidos em Jaru

“Fizemos questão de trazer uma grande comitiva do PSDB de Porto Velho para apoiar o projeto do nosso correligionário João Gonçalves”, disse Expedito Junior, satisfeito com os nomes lançados em vários municípios pelo partido tucano.

POLíTICA | matéria escrita em 25/07/2016 ás 06:30:00

Por unanimidade, Williames Pimentel é confirmado como candidato a prefeito

...o candidato Williames Pimentel declarou que em alguns bairros nem parecem integrar a cidade, diante do abandono em que se encontram.

POLíTICA | matéria escrita em 24/07/2016 ás 20:45:00

Confúcio Moura: “Eu não tenho duas caras; eu sou Pimentel”

Com o alinhamento das lideranças políticas do PMDB nas diferentes esferas de poder

POLíCIA | matéria escrita em 24/07/2016 ás 15:43:00

Espancada pelo ex-marido, vítima divulga foto do agressor na rede social

Em sua página social é possível ver mensagem de amigos que solidarizam com a vítima e compartilham a imagem do suspeito das agressões.

POLíTICA | matéria escrita em 24/07/2016 ás 11:54:00

Convenção do PMDB na capital se transforma em showmício com banda sertaneja

Sede do partido e comitês eleitorais poderão ser alvos de busca e apreensão.

POLíTICA | matéria escrita em 24/07/2016 ás 11:03:00

Com a desistência de Mariana Carvalho, Nazif lidera e pode ir para o segundo turno, aponta pesquisa

Prefeito aparece com 9,27% das intenções de voto, mas total de indecisos ( 71,09%) deixa a eleição indefinida.

POLíTICA | matéria escrita em 24/07/2016 ás 07:32:00

Com a desistência de Mariana Carvalho, PSDB escolhe Hildon Chaves para disputar a Prefeitura de Porto Velho. Edgar do Boi vai de vice

Mariana esteve na convenção e declarou apoio à chapa Hildon-Edgar do Boi e disse que fará campanha em Porto Velho para eleger a dupla.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com