20/11/2013 - 01h11min - Atualizado em 20/11/2013 - 01h11min

Semob utiliza tecnologia mais eficiente na implantação da rede de drenagem em Porto Velho

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tubo estruturado de PVC tem...

Assessoria/Prefeitura

Porto Velho, Rondônia - Em busca de soluções definitivas e eficientes para o escoamento das águas das chuvas a Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem utilizado uma nova tecnologia na rede de drenagem pluvial do município: o Tubo Estruturado de PVC. Segundo técnicos da Semob o produto, que substitui as manilhas de concreto, é mais leve, de fácil manuseio, e aplicação menos onerosa e mais segura. “A manilha de concreto de um metro pesa, em média, mil quilos. É preciso uma máquina grande para colocá-las na vala e depois fazer a ligação entre elas. Cada tubo estruturado tem 12 metros e pesa muito menos. Quatro homens conseguem levantá-la e colocá-la manualmente na vala. É muito mais seguro para o trabalhador e muito mais rápido fazer o serviço”, detalha Antônio Melé, topógrafo da Semob e responsável pela equipe que trabalha na aplicação da nova tecnologia.

As vantagens do PVC vão mais além. Marcelo Nascimento, arquiteto e urbanista da Semob, explica que a manilha de concreto tem muita rugosidade enquanto o tuBo estruturado de PVC tem textura mais lisa, o que proporciona uma maior e mais rápida vazão da água. “Onde é preciso uma manilha de 80 centímetros podemos colocar um tupo de 60 centímetros e ter a mesma eficiência. Gastamos menos tempo de serviço para cavar as valas e ocupamos menos espaço na via”, exemplifica. A porosidade do concreto nas manilhas tradicionais é um problema também destacado por Marcelo Nascimento. “Essa porosidade permite que resíduos e sujeiras, levados pela chuva, se fixem nas paredes do encanamento e raízes de árvores se infiltrem, entupindo a rede de drenagem.”

Diante de tantas vantagens,  Gilson Nazif, secretário municipal de Obras, quer implantar os tubos estruturados de PVC em todas as obras da rede de drenagem de sua gestão. “Essa tecnologia é segura. Foi desenvolvida na Austrália há 40 anos e já é utilizada em muitos países como os Estados Unidos. O preço do tubo é praticamente o mesmo da manilha de concreto, mas sua instalação é mais barata, rápida e segura. Se a instalação for feita de acordo com as normas técnicas a tubulação dura gerações sem ter problemas. Vale muito a pena”, garante Nazif que também destaca a importância da correta aplicação do material. “Ano passado foram colocados esses tubos em algumas obras da prefeitura sem seguir as normas exigidas e logo deu problema. Mas, em nossa gestão, os funcionários da prefeitura passaram por treinamento e seguem um manual detalhado de colocação do produto.”

O projeto de pavimentação do Bairro Eletronorte é a primeira obra dessa gestão a utilizar os tubos estruturados de PVC. “Agora que aprendemos as normas corretas de aplicação do material estamos colocando os tubos, tapando as valas, e em seguida já passamos com as máquinas pesadas de preparo das ruas para receber o asfalto, e não tivemos problema algum”, conclui Antônio Melé.

Texto e foto: Comdecom

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de ALBERTO SANTOS

Postado por ALBERTO SANTOS em 20/11/2013 às 17:30

O DIÂMETRO DO TUBO EM PVC É PEQUENO. A VAZÃO NÃO SERÁ O SUFICIENTE. QUEM VIVER VERÁ. AGORA PERGUNTO, O QUE TOPÓGRAFO ENTENDE DE MANILHA PARA DAR OPINIÃO?

201.34.15.239

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 07/07/2015 ás 16:35:00

O ataque de Cunha

Por Andrey Cavalcante

POLíCIA | matéria escrita em 07/07/2015 ás 16:19:00

Polícia Militar de Rondônia vai convocar 440 concursados para cursos complementares

O limite legal estabelecido pela LRF permitia a convocação de apenas 240 candidatos em razão dos gastos permitidos na folha de pagamentos.

POLíTICA | matéria escrita em 07/07/2015 ás 16:15:00

TRE nega pedido de cassação do deputado Hermínio Coelho

Na mesma sessão do TRE também foi julgada improcedente a ação de impugnação de mandato eletivo proposta pelo PMDB também contra o Deputado Hermínio.

POLíCIA | matéria escrita em 07/07/2015 ás 12:19:00

Casal morre após veículo cair da ponte no Rio Preto

Homem era sargento da Polícia Ambiental e trabalhava no município de Cacoal.

POLíCIA | matéria escrita em 07/07/2015 ás 10:26:00

Ministério Público do Estado de Rondônia e Polícia Civil deflagram Operação Tomo

A investigação levou à descoberta de “esquemas” fraudulentos instalados dentro da Comissão Permanente de Licitações (CPL) da Prefeitura , notadamente em contratos administrativos do ramo da Construção Civil.

POLíTICA | matéria escrita em 07/07/2015 ás 07:59:00

Deputados representam Rondônia em reunião do Parlamento Amazônico

Ribamar Araújo, Jean Oliveira e Léo Moraes buscam soluções para problemas do Estado.

POLíTICA | matéria escrita em 07/07/2015 ás 07:56:00

Deputados aprovam criação das Coordenadorias Regionais de Educação

São instâncias administrativas de atuação intermediárias subordinadas à Seduc, responsáveis pelas escolas estaduais.

POLíTICA | matéria escrita em 07/07/2015 ás 07:54:00

Emenda de Léo Moraes atende acordo feito com servidores

Governo o Estado alterou anteprojeto criando a Politec, mas emendas trouxeram a norma para o formato original.

POLíTICA | matéria escrita em 07/07/2015 ás 07:50:00

Léo Moraes reivindica investimento em esporte e educação

Para o parlamentar, redução da maioridade penal não resolve o problema.

POLíTICA | matéria escrita em 07/07/2015 ás 07:42:00

Educação pode mudar cenário da violência

Jean agradeceu os deputados federais por trazerem a Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Federal que apura as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência...

POLíTICA | matéria escrita em 07/07/2015 ás 07:35:00

CPI dos Shows – Dinheiro público pagou bebida alcoólica e até sushi

Refrigerantes e cervejas distribuídos aos artistas e suas bandas pela Prefeitura foram superfaturados.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 07/07/2015 ás 07:31:00

Justiça do Trabalho e MPT propõem suspensão por 60 dias da greve no transporte coletivo

Enquanto espera-se por uma definição, a liminar que determina o funcionamento de 80% da frota dos ônibus nos horários de pico continua em vigor.

POLíTICA | matéria escrita em 06/07/2015 ás 17:57:00

Posicionamento do MPC corrobora denúncias da CPI dos Shows, diz vereador Fogaça

O dispêndio excessivo de recursos públicos aplicados somente em dois eventos culturais em Porto Velho chamou a atenção do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Adilson Moreira de Medeiros

GERAL | matéria escrita em 06/07/2015 ás 16:50:00

Isonomia do Sintero: PODERES DA REPÚBLICA OU IMPÉRIO DO TERROR?

Em 2012 o CNJ suspendeu os pagamentos, de forma “temporária”. Três anos se passaram. O que era temporário ficou definitivo pra muitos.

POLíCIA | matéria escrita em 06/07/2015 ás 14:55:00

Nota da OAB sobre violência sofrida por advogado em Presidente Médici

o advogado e atual Presidente da Subseção da OAB de Presidente Médici, José Sebastião da Silva, juntamente com familiares e na presença de vizinhos, foI vítima de roubo em sua residência, sofrendo agressões, tortura, que resultaram inclusive disparo de a

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2013 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com