16/04/2012 - 14h47min - Atualizado em 16/04/2012 - 14h47min

Semtran iniciará nova etapa de blitzes educativas a partir de quarta-feira

A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Porto Velho, Rondônia - Na próxima quarta feira (18), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), iniciará uma nova etapa de blitzes educativas, com objetivo de conscientizar os condutores de automóveis a respeitarem a faixa de pedestres. Agentes de trânsito e alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) farão abordagens aos motoristas em frente ao estabelecimento de ensino, na BR-319, antiga Avenida Jorge Teixeira, entre Tiradentes e Imigrantes.

Conforme José Zacarias dos Santos, da Divisão de Educação de Trânsito (Semtran), o objetivo é fazer com que os condutores respeitem a faixa de pedestres e dê preferência aos transeuntes. Devido à falta de consciência de muitos motoristas e motociclistas, pedestres estão correndo risco, principalmente os estudantes, mesmo ao atravessarem as vias na faixa. “Alguns condutores param, mas outros não e esse tipo de comportamento expõe ao perigo a vida das pessoas”, frisou.

Nas abordagens os estudantes irão distribuir farto material explicativo (panfletos) que tratam sobre faixa de pedestres, segurança no trânsito em geral, lei seca, cinto de segurança e uso da cadeirinha, dentre outros temas. Enquanto isso, os agentes estarão atentos para orientar os condutores sobre possíveis infrações, como falar ao celular enquanto dirige, transportar crianças no banco da frente, não utilizar o cinto de segurança ou o capacete, no caso do condutor ser motociclista.

Durante quatro semanas, as blitzes educativas serão realizadas somente na antiga Avenida Jorge Teixeira, próximo ao Ifro. Além do dia 18, elas também acontecerão nos dias 25 de abril, dois e sete de maio. “Entendemos ser necessário massificar essas informações aos condutores, levando em conta, ainda, que se trata de uma via de grande fluxo de automóveis, inclusive de carretas que seguem para o Porto Graneleiro”, justificou Zacarias.

Palestra
Antes das blitzes, já na próxima segunda feira (16), às 8 horas, a equipe da Divisão de Educação de Trânsito da Semtran fará uma palestra para os estudantes do Ifro. O trabalho vem sendo feito em várias escolas da rede pública, sempre com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes a respeitarem as leis do trânsito. Depois da palestra, os alunos terão a oportunidade de interagir com os educadores para tirar dúvidas e fazer questionamentos. “Esta também é uma forma de prepará-los para nos ajudar nessa parceria por um trânsito mais humano para todos”, enfatizou.

Repressão
O secretário adjunto da Semtran, João Marcos Mendes, informou que todos os finais de semana os agentes de trânsito, em parceria com o Detran e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da PM , intensificam as blitzes repressivas. A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para  o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Por Augusto José

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 31/03/2015 ás 11:39:00

Governo de Rondônia solicita apoio ao Ibama para implantar unidades de conservação nas reservas estaduais

De acordo com Joberto Veloso, diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Rondônia é o Estado da federação que está com o estágio mais avançado do Inventário Florestal Nacional.

GERAL | matéria escrita em 31/03/2015 ás 11:37:00

Programa de Aquisição e Alimentos destina R$ 13 milhões para agricultores familiares em Rondônia

Segundo Mary Braganhol, os agricultores possuem um cartão e, tão logo haja aprovação da compra pelo órgão fiscalizador, são liberados R$ 6,5 mil diretamente na conta dos produtores.

GERAL | matéria escrita em 31/03/2015 ás 11:35:00

Fiocruz Rondônia reúne pesquisadores de três estados para diagnósticos de leishmaniose

Os resultados desses estudos, obtidos até o momento, são oferecidos às populações do sul do Amazonas, Noroeste de Mato Grosso e regiões fronteiriças.

POLíTICA | matéria escrita em 31/03/2015 ás 11:30:00

Oldeir Ferreira assume como prefeito e conclama apoio da população de Buritis

A cerimônia de posse foi presidida pelo vereador Aurino Lima (PSDB) , por ser o mais velho.

POLíTICA | matéria escrita em 31/03/2015 ás 11:28:00

Flertando com o terror

Professor Nazareno*

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 31/03/2015 ás 11:27:00

Falsificador de CD e DVD não consegue redução de pena no Tribunal de Justiça de Rondônia

Para o relator, ainda de acordo com a decisão colegiada, embora exista uma aceitação popular da “pirataria” de CDs e DVDs, com certa tolerância das autoridades públicas, essa prática não escapa à sansão penal.

POLíTICA | matéria escrita em 31/03/2015 ás 11:22:00

Cacoal: “Não sou hiena, me deixem fora desta lista”, afirma Maria Simões

A parlamentar solicitou que a mesa diretora da casa tome as devidas providências.

POLíTICA | matéria escrita em 31/03/2015 ás 11:18:00

Governo de Rondônia e sindicato avançam nos debates sobre salários na educação

A compreensão dos servidores da educação para o momento de crise que impacta as contas de todos os estados do país é defendida pela secretaria Gavioli.

GERAL | matéria escrita em 31/03/2015 ás 10:48:00

Semusb destaca mutirões como ação mais eficiente da pasta

O responsável pela pasta destacou que de janeiro até agora 17 bairros já receberam a equipe do mutirão da Semusb.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 31/03/2015 ás 10:35:00

Mulher que matou ex-amásio não consegue absolvição no TJRO

Ela foi condenada pelo Tribunal do Júri e recorreu da decisão.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 31/03/2015 ás 10:34:00

Novo CPC otimizará a atividade de Defensores Públicos (Art. 186, §2º)

Por Carlos Eduardo Rios do Amaral

GERAL | matéria escrita em 31/03/2015 ás 10:27:00

Em Guajará-Mirim, açaizeiros pedem ajuda ao MPF

Extrativistas querem reconhecimento de suas atividades pelos governos federal e estadual.

GERAL | matéria escrita em 31/03/2015 ás 10:24:00

TCU audita obras de saneamento básico em Rondônia

O trabalho apontou deficiências como obra concluída mas sem condições de operacionalização, obra paralisada em estado de deterioração sujeita a atos de vandalismo e restrição à competitividade da licitação.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 31/03/2015 ás 10:20:00

Mandante da execução de advogado no Pará é condenado a 20 anos

A sentença definida pelo júri foi de 20 anos de reclusão a José Maria, em função da tipificação como homicídio duplamente qualificado já que houve contratação e pagamento a alguém para realizar a execução.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 31/03/2015 ás 10:18:00

Constituição veda antecipação de pena, defende OAB

Qualquer proposta que vá nesse sentido atinge uma cláusula pétrea da Constituição Federal, que em seu art. 5º, inciso 57, afirma que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença..."

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com