16/04/2012 - 14h47min - Atualizado em 16/04/2012 - 14h47min

Semtran iniciará nova etapa de blitzes educativas a partir de quarta-feira

A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Porto Velho, Rondônia - Na próxima quarta feira (18), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), iniciará uma nova etapa de blitzes educativas, com objetivo de conscientizar os condutores de automóveis a respeitarem a faixa de pedestres. Agentes de trânsito e alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) farão abordagens aos motoristas em frente ao estabelecimento de ensino, na BR-319, antiga Avenida Jorge Teixeira, entre Tiradentes e Imigrantes.

Conforme José Zacarias dos Santos, da Divisão de Educação de Trânsito (Semtran), o objetivo é fazer com que os condutores respeitem a faixa de pedestres e dê preferência aos transeuntes. Devido à falta de consciência de muitos motoristas e motociclistas, pedestres estão correndo risco, principalmente os estudantes, mesmo ao atravessarem as vias na faixa. “Alguns condutores param, mas outros não e esse tipo de comportamento expõe ao perigo a vida das pessoas”, frisou.

Nas abordagens os estudantes irão distribuir farto material explicativo (panfletos) que tratam sobre faixa de pedestres, segurança no trânsito em geral, lei seca, cinto de segurança e uso da cadeirinha, dentre outros temas. Enquanto isso, os agentes estarão atentos para orientar os condutores sobre possíveis infrações, como falar ao celular enquanto dirige, transportar crianças no banco da frente, não utilizar o cinto de segurança ou o capacete, no caso do condutor ser motociclista.

Durante quatro semanas, as blitzes educativas serão realizadas somente na antiga Avenida Jorge Teixeira, próximo ao Ifro. Além do dia 18, elas também acontecerão nos dias 25 de abril, dois e sete de maio. “Entendemos ser necessário massificar essas informações aos condutores, levando em conta, ainda, que se trata de uma via de grande fluxo de automóveis, inclusive de carretas que seguem para o Porto Graneleiro”, justificou Zacarias.

Palestra
Antes das blitzes, já na próxima segunda feira (16), às 8 horas, a equipe da Divisão de Educação de Trânsito da Semtran fará uma palestra para os estudantes do Ifro. O trabalho vem sendo feito em várias escolas da rede pública, sempre com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes a respeitarem as leis do trânsito. Depois da palestra, os alunos terão a oportunidade de interagir com os educadores para tirar dúvidas e fazer questionamentos. “Esta também é uma forma de prepará-los para nos ajudar nessa parceria por um trânsito mais humano para todos”, enfatizou.

Repressão
O secretário adjunto da Semtran, João Marcos Mendes, informou que todos os finais de semana os agentes de trânsito, em parceria com o Detran e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da PM , intensificam as blitzes repressivas. A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para  o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Por Augusto José

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2016 ás 07:39:00

Lula não quer viajar para Curitiba

Valdemir Caldas

POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2016 ás 06:55:00

Acir Gurgacz votará pelo retorno de Dilma ao Governo, diz presidente nacional do PDT

De acordo com Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, o mesmo partido do senador rondoniense, Gurgacz se comprometeu a votar contra o impeachment de Dilma e pelo consequente retorno da petista ao Palácio do Planalto.

GERAL | matéria escrita em 27/05/2016 ás 05:53:00

MPT processa companhia do Governo de Rondônia por fraude na contratação de empregados públicos

Processo judicial prevê multa de mais de R$ 5 milhões pela ausência de realização de concurso público na companhia.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2016 ás 05:27:00

Justiça proíbe Sindicato da Polícia Civil de promover "desordem" na Rondônia Rural Show

Policiais protestam contra a justiça usando mordaça e nariz de palhaço dentro da feira de negócios que acontece na cidade de Ji-paraná.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2016 ás 04:59:00

CNJ Serviço: Saiba a diferença entre comarca, vara, entrância e instância

Esclarecer os significados e diferenças entre esses conceitos é o objetivo do CNJ Serviço desta semana.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2016 ás 04:56:00

Juiz pode ser sócio em instituição de ensino preparatória para exame da OAB

O artigo 36 da Loman proíbe o juiz de exercer o comércio ou participar de sociedade comercial, inclusive de economia mista, exceto como acionista ou quotista.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2016 ás 04:52:00

Teletrabalho implantado pelo tribunal cearense supera expectativas

No total, 19 servidores fazem parte do projeto piloto. Os que atuam exclusivamente de forma presencial na Diretoria Cível do 1º Grau devem atingir meta mensal de 500 atos ou movimentações nos processos de sua responsabilidade.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2016 ás 04:47:00

CNJ apresenta nova versão do PJe mais leve e fácil de usar

Inicialmente, a nova versão estará disponível apenas a usuários de processos que tramitam no CNJ. No final de junho, a ferramenta deverá estar disponível para testes nos tribunais de todo o país.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2016 ás 04:34:00

Pesquisa Pronta apresenta exceções à inviolabilidade de domicílio

O entendimento do STJ foi aplicado em julgamento de caso no qual um grupo de pessoas foi preso em flagrante com 170 embalagens de cocaína.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2016 ás 04:30:00

Corte Especial decide que honorários altos de advogado podem ser penhorados

A empresa alegou que a decisão colegiada da Segunda Turma do STJ determinando a retenção dos honorários divergia do entendimento da Terceira Turma do STJ, no sentido de que os honorários são impenhoráveis.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2016 ás 04:24:00

Prazo para manter nome em cadastro de consumo conta da data do vencimento da dívida, não da data da inscrição

Para o relator do recurso, ministro João Otávio de Noronha, o termo inicial da contagem do prazo deveria ser o da data do registro, mas esse entendimento foi vencido pela divergência ...

GERAL | matéria escrita em 25/05/2016 ás 13:59:00

Espaço empresarial internacional prospecta realização de negócios na Rondônia Rural Show

Com estimativa de público de 80 mil visitantes, a 5ª Rondônia Rural Show começou nesta quarta-feira (25) no Parque Hermínio Victorelli em Ji-Paraná (RO).

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 25/05/2016 ás 13:55:00

Mantida justa causa de bancária do Santander demitida por inadimplência contumaz

Demitida pelo Banco Santander S.A. por inadimplência contumaz de dívidas, uma coordenadora de operações não conseguiu reverter a justa causa na Justiça do Trabalho.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 25/05/2016 ás 13:52:00

Mantida contribuição de trabalhadores temporários para sindicato dos tomadores de serviço

A Subseção I Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho (SDI-1) rejeitou agravo do Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros...

GERAL | matéria escrita em 25/05/2016 ás 13:47:00

Neurocirurgia do HB impressiona médicos paulistas

Equipe de São Paulo esteve em Porto Velho para realizar cirurgia e se surpreendeu com a estrutura de neurocirurgia disponível em Rondônia.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com