16/04/2012 - 14h47min - Atualizado em 16/04/2012 - 14h47min

Semtran iniciará nova etapa de blitzes educativas a partir de quarta-feira

A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Porto Velho, Rondônia - Na próxima quarta feira (18), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), iniciará uma nova etapa de blitzes educativas, com objetivo de conscientizar os condutores de automóveis a respeitarem a faixa de pedestres. Agentes de trânsito e alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) farão abordagens aos motoristas em frente ao estabelecimento de ensino, na BR-319, antiga Avenida Jorge Teixeira, entre Tiradentes e Imigrantes.

Conforme José Zacarias dos Santos, da Divisão de Educação de Trânsito (Semtran), o objetivo é fazer com que os condutores respeitem a faixa de pedestres e dê preferência aos transeuntes. Devido à falta de consciência de muitos motoristas e motociclistas, pedestres estão correndo risco, principalmente os estudantes, mesmo ao atravessarem as vias na faixa. “Alguns condutores param, mas outros não e esse tipo de comportamento expõe ao perigo a vida das pessoas”, frisou.

Nas abordagens os estudantes irão distribuir farto material explicativo (panfletos) que tratam sobre faixa de pedestres, segurança no trânsito em geral, lei seca, cinto de segurança e uso da cadeirinha, dentre outros temas. Enquanto isso, os agentes estarão atentos para orientar os condutores sobre possíveis infrações, como falar ao celular enquanto dirige, transportar crianças no banco da frente, não utilizar o cinto de segurança ou o capacete, no caso do condutor ser motociclista.

Durante quatro semanas, as blitzes educativas serão realizadas somente na antiga Avenida Jorge Teixeira, próximo ao Ifro. Além do dia 18, elas também acontecerão nos dias 25 de abril, dois e sete de maio. “Entendemos ser necessário massificar essas informações aos condutores, levando em conta, ainda, que se trata de uma via de grande fluxo de automóveis, inclusive de carretas que seguem para o Porto Graneleiro”, justificou Zacarias.

Palestra
Antes das blitzes, já na próxima segunda feira (16), às 8 horas, a equipe da Divisão de Educação de Trânsito da Semtran fará uma palestra para os estudantes do Ifro. O trabalho vem sendo feito em várias escolas da rede pública, sempre com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes a respeitarem as leis do trânsito. Depois da palestra, os alunos terão a oportunidade de interagir com os educadores para tirar dúvidas e fazer questionamentos. “Esta também é uma forma de prepará-los para nos ajudar nessa parceria por um trânsito mais humano para todos”, enfatizou.

Repressão
O secretário adjunto da Semtran, João Marcos Mendes, informou que todos os finais de semana os agentes de trânsito, em parceria com o Detran e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da PM , intensificam as blitzes repressivas. A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para  o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Por Augusto José

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:23:00

Rondônia: Prefeita que usou servidores para trabalharem em sua casa como doméstica e jardineiro é condenada

A condenação resultou de ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público de Rondônia contra a ex-prefeita e os ex-servidores comissionados.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:08:00

Rondônia: Provido recurso de servidor que acumulou dois cargos públicos

TJ modificou a sentença que havia condenado servidores por suposto ato de improbidade administrativa.

GERAL | matéria escrita em 23/04/2014 ás 10:04:00

Semtran libera parte do tráfego de ruas que foram alagadas

O secretário da Semtran, Carlos Gutemberg, explica que é necessário manter um acompanhamento, já que as águas ocasionaram uma série de prejuízos ao asfalto das ruas.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 09:35:00

Resultado da 3ª pesquisa para pré-candidatos a deputado federal em Rondônia

Confira os nomes.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 09:06:00

Raupp quer retardar aposentadoria compulsória de servidor

Ele explicou que desde a constituição de 1946 o servidor é obrigado a se aposentar aos 70 anos, mesmo querendo e tendo condições de continuar trabalhando.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 08:50:00

Isonomia do Sintero: Amir Lando foi ao CNJ pedir liberação da multa dos técnico-administrativos

Amir Lando lembrou ao representante do CNJ que as pessoas constantes no processo de isonomia, em sua maioria, já estão com idade avançada, tendo algumas delas já falecido e outras doentes.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/04/2014 ás 08:18:00

Falta tornozeleira em Rondônia para ex-deputado preso

Donadon estaria sofrendo ameaças na prisão, mas, mesmo assim, não poderá passar à frente dos demais presos mais antigos no recebimento do equipamento de monitoração elerônica.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/04/2014 ás 07:30:00

Mantida sentença que condenou o Estado de Rondônia ao pagamento de indenização por danos materiais

Ainda de acordo com o desembargador, o material fotográfico comprova, cabalmente, a negligência no suporte de segurança na estrutura da quadra esportiva do órgão escolar.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 07:28:00

Aprovado no Senado, marco civil da internet segue à sanção

O projeto estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para internautas e provedores na rede mundial de computadores no Brasil.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 07:15:00

Expedito Júnior participa de reunião com Aécio Neves em Brasília

Nesse encontro do PSDB foram definidas as datas para as convenções.

POLíTICA | matéria escrita em 23/04/2014 ás 07:11:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

Denúncia baseada na coluna chega ao MP e TCE.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/04/2014 ás 16:44:00

CNJ discutirá estratégia para a redução de fraudes com documentos falsos

O objetivo do trabalho é auxiliar para a futura implantação do Sistema de Informações de Registro Civil (SIRC), além de sugerir outros meios que garantam a segurança dos registros.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/04/2014 ás 16:42:00

OAB consegue trancar ação penal contra advogado

“O entendimento dos tribunais superiores é que o parecer favorável à continuidade de certame licitatório não configuraria crime de responsabilidade".

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/04/2014 ás 16:36:00

OAB questiona critério para honorários quando a Fazenda Pública ficar vencida

Assim, a OAB pede a concessão de medida liminar pelo relator, e posterior referendo do Plenário da Suprema Corte, para suspender a eficácia da norma.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/04/2014 ás 16:33:00

Estado de Rondônia terá que ressarcir cidadão que gastou 69 mil em hospital particular

O relator do recurso, desembargador Walter Waltenberg Silva Junior, disse que a responsabilidade pelo atendimento de saúde dos cidadãos é do Estado.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com