16/04/2012 - 14h47min - Atualizado em 16/04/2012 - 14h47min

Semtran iniciará nova etapa de blitzes educativas a partir de quarta-feira

A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Porto Velho, Rondônia - Na próxima quarta feira (18), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), iniciará uma nova etapa de blitzes educativas, com objetivo de conscientizar os condutores de automóveis a respeitarem a faixa de pedestres. Agentes de trânsito e alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) farão abordagens aos motoristas em frente ao estabelecimento de ensino, na BR-319, antiga Avenida Jorge Teixeira, entre Tiradentes e Imigrantes.

Conforme José Zacarias dos Santos, da Divisão de Educação de Trânsito (Semtran), o objetivo é fazer com que os condutores respeitem a faixa de pedestres e dê preferência aos transeuntes. Devido à falta de consciência de muitos motoristas e motociclistas, pedestres estão correndo risco, principalmente os estudantes, mesmo ao atravessarem as vias na faixa. “Alguns condutores param, mas outros não e esse tipo de comportamento expõe ao perigo a vida das pessoas”, frisou.

Nas abordagens os estudantes irão distribuir farto material explicativo (panfletos) que tratam sobre faixa de pedestres, segurança no trânsito em geral, lei seca, cinto de segurança e uso da cadeirinha, dentre outros temas. Enquanto isso, os agentes estarão atentos para orientar os condutores sobre possíveis infrações, como falar ao celular enquanto dirige, transportar crianças no banco da frente, não utilizar o cinto de segurança ou o capacete, no caso do condutor ser motociclista.

Durante quatro semanas, as blitzes educativas serão realizadas somente na antiga Avenida Jorge Teixeira, próximo ao Ifro. Além do dia 18, elas também acontecerão nos dias 25 de abril, dois e sete de maio. “Entendemos ser necessário massificar essas informações aos condutores, levando em conta, ainda, que se trata de uma via de grande fluxo de automóveis, inclusive de carretas que seguem para o Porto Graneleiro”, justificou Zacarias.

Palestra
Antes das blitzes, já na próxima segunda feira (16), às 8 horas, a equipe da Divisão de Educação de Trânsito da Semtran fará uma palestra para os estudantes do Ifro. O trabalho vem sendo feito em várias escolas da rede pública, sempre com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes a respeitarem as leis do trânsito. Depois da palestra, os alunos terão a oportunidade de interagir com os educadores para tirar dúvidas e fazer questionamentos. “Esta também é uma forma de prepará-los para nos ajudar nessa parceria por um trânsito mais humano para todos”, enfatizou.

Repressão
O secretário adjunto da Semtran, João Marcos Mendes, informou que todos os finais de semana os agentes de trânsito, em parceria com o Detran e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da PM , intensificam as blitzes repressivas. A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para  o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Por Augusto José

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 03/03/2015 ás 16:09:00

Emeron inicia ano letivo com palestras sobre modernização e vocação

Durante o discurso, Jorge Luiz ressaltou que a demanda processual está muito acima das atividades operacionais da magistratura brasileira.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 03/03/2015 ás 16:07:00

Fazendeiro é absolvido de acidente em que trabalhador levou coice de vaca

O trabalhador descreveu que fraturou o braço esquerdo e ficou incapacitado para o trabalho de forma total e permanente quando, ao desamarrar as patas de uma vaca após a ordenha, foi atingido por um coice.

GERAL | matéria escrita em 03/03/2015 ás 16:05:00

Agentes de Saude de Pimenta Bueno trabalham em 100% com tablets

Pimenta Bueno, que utiliza mobilidade desde outubro de 2014, foi a primeira cidade do norte de Rondônia a utilizar as soluções móveis.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 03/03/2015 ás 16:01:00

Empregada será indenizada por participação obrigatória em rituais motivacionais

A auxiliar disse que os "rituais" aconteciam na reunião no início da jornada. Quando seu chefe achava que o rebolado não estava bom, mandava que ela repetisse até ficar satisfeito, o que a ridicularizava ainda mais perante os colegas.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 03/03/2015 ás 15:58:00

O que são os precatórios?

Os precatórios alimentares têm preferência sobre os comuns, com organização de fila por ordem cronológica a cada ano.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 03/03/2015 ás 15:57:00

OAB lança campanha em defesa do Exame de Ordem

Leia, abaixo, o texto da campanha pela manutenção do Exame de Ordem, elaborado pela diretoria nacional da OAB:

GERAL | matéria escrita em 03/03/2015 ás 15:49:00

Prefeitura vai entregar mais de 20 mil mudas de café aos produtores de Extrema

A recuperação das estradas rurais no Município, também sob a responsabilidade da Semagric, continua de forma intensa.

GERAL | matéria escrita em 03/03/2015 ás 15:47:00

Centro de Referência oferece atendimento multidisciplinar para mulheres vítimas de violência doméstica

Em busca de ações efetivas que promovam o fortalecimento dos direitos das mulheres, o Centro de Referência Municipal também participa da Rede de enfrentamento e atendimento à mulher vítima de violência.

GERAL | matéria escrita em 03/03/2015 ás 15:44:00

Prefeito Mauro Nazif vistoria obra de pavimentação no Alphaville

Os serviços estão concentrados na Décima Avenida, mas passará também pelas ruas Caju e Silvânia.

POLíTICA | matéria escrita em 03/03/2015 ás 15:43:00

Valdir Raupp classifica ajuste econômico como necessário e inadiável

Segundo o senador, o sucesso das medidas é essencial para o Brasil não perder grau de investimento, uma nota dada por agências internacionais que indicam a capacidade de uma nação de pagar suas dívidas...

GERAL | matéria escrita em 03/03/2015 ás 15:14:00

Prefeitura de Porto Velho faz recapeamento da Avenida Jatuarana com BR-364

Conforme o responsável pela frente de trabalho, Rouane Freire, depois de concluir o recapeamento embaixo dos viadutos, a equipe segue trabalhando na Avenida Jatuarana até a Rua Açaí.

POLíTICA | matéria escrita em 03/03/2015 ás 13:53:00

Presidente do Partido NOVO em Porto Velho dia 12

O Partido, que ainda aguarda a aprovação de seu registro no Tribunal Superior Eleitoral, conseguiu coletar mais de um milhão de fichas de apoio e certificar 502 mil fichas, 10 mil a mais do que o número necessário para o registro .

GERAL | matéria escrita em 03/03/2015 ás 13:49:00

Presidente do GNCOC defende necessidade de alteração legislativa para inibir crimes contra Membros de Instituições

O atentado contra o Promotor de Justiça Marcus Vinícius ocorreu na noite do dia 21 de fevereiro, quando ele deixava a sede da Promotoria de Justiça de Monte Carmelo, no Alto Paranaíba.

POLíTICA | matéria escrita em 03/03/2015 ás 13:47:00

Deputado Maurão de Carvalho se reúne com presidente e diretores da Caerd

Iacira Azamor apresentou ao presidente da Assembleia Legislativa a real situação da companhia.

GERAL | matéria escrita em 03/03/2015 ás 13:40:00

Prefeito de Porto Velho acompanha reinicio das obras dos viadutos

De acordo com o superintendente do DNIT para Rondônia e Acre, engenheiro Fabiano Cunha, o prazo para conclusão da obra é de 20 meses, sendo que a contagem desse prazo começou no dia 15 de setembro de 2014.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com