16/04/2012 - 14h47min - Atualizado em 16/04/2012 - 14h47min

Semtran iniciará nova etapa de blitzes educativas a partir de quarta-feira

A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Porto Velho, Rondônia - Na próxima quarta feira (18), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), iniciará uma nova etapa de blitzes educativas, com objetivo de conscientizar os condutores de automóveis a respeitarem a faixa de pedestres. Agentes de trânsito e alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) farão abordagens aos motoristas em frente ao estabelecimento de ensino, na BR-319, antiga Avenida Jorge Teixeira, entre Tiradentes e Imigrantes.

Conforme José Zacarias dos Santos, da Divisão de Educação de Trânsito (Semtran), o objetivo é fazer com que os condutores respeitem a faixa de pedestres e dê preferência aos transeuntes. Devido à falta de consciência de muitos motoristas e motociclistas, pedestres estão correndo risco, principalmente os estudantes, mesmo ao atravessarem as vias na faixa. “Alguns condutores param, mas outros não e esse tipo de comportamento expõe ao perigo a vida das pessoas”, frisou.

Nas abordagens os estudantes irão distribuir farto material explicativo (panfletos) que tratam sobre faixa de pedestres, segurança no trânsito em geral, lei seca, cinto de segurança e uso da cadeirinha, dentre outros temas. Enquanto isso, os agentes estarão atentos para orientar os condutores sobre possíveis infrações, como falar ao celular enquanto dirige, transportar crianças no banco da frente, não utilizar o cinto de segurança ou o capacete, no caso do condutor ser motociclista.

Durante quatro semanas, as blitzes educativas serão realizadas somente na antiga Avenida Jorge Teixeira, próximo ao Ifro. Além do dia 18, elas também acontecerão nos dias 25 de abril, dois e sete de maio. “Entendemos ser necessário massificar essas informações aos condutores, levando em conta, ainda, que se trata de uma via de grande fluxo de automóveis, inclusive de carretas que seguem para o Porto Graneleiro”, justificou Zacarias.

Palestra
Antes das blitzes, já na próxima segunda feira (16), às 8 horas, a equipe da Divisão de Educação de Trânsito da Semtran fará uma palestra para os estudantes do Ifro. O trabalho vem sendo feito em várias escolas da rede pública, sempre com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes a respeitarem as leis do trânsito. Depois da palestra, os alunos terão a oportunidade de interagir com os educadores para tirar dúvidas e fazer questionamentos. “Esta também é uma forma de prepará-los para nos ajudar nessa parceria por um trânsito mais humano para todos”, enfatizou.

Repressão
O secretário adjunto da Semtran, João Marcos Mendes, informou que todos os finais de semana os agentes de trânsito, em parceria com o Detran e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da PM , intensificam as blitzes repressivas. A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para  o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Por Augusto José

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2014 ás 19:22:00

JT considera discriminatória dispensa de dependente químico

No recurso de revista, a empresa disse que cabia ao empregado comprovar a discriminação, e pretendia que o TST declarasse "a inexistência de dano moral" .

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2014 ás 19:14:00

Presidente do TST e CSJT fala para Presidentes e Corregedores dos TRT’s

No Auditório dos Ministros, no TST, Levenhagen confirmou que até o final de outubro cinco tribunais terão o sistema implantado, conforme cronograma previamente estabelecido.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 19:07:00

Lista de postos de gasolina irregulares pode ser conferida na internet

No site, aparecem os endereços dos estabelecimentos que já receberam julgamento definitivo.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 18:52:00

Em Guajará Mirim, Jaqueline ouve pedidos para a retomada da tradicional festa dos bois bumbás

Candidata ao Governo diz a eleitor que não faz promessa, faz compromisso.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 18:49:00

Precisamos apressar a regularização fundiária e incentivar a produção, diz Padre Ton

Padre Ton concordou com o jornalista Marcelo Bennesby, que disse “ser um tapa na cara” do povo de Rondônia o fato de termos três usinas hidrelétricas e 18 mil pessoas não têm energia com qualidade.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 18:43:00

Resenha política

Robson Oliveira

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 18:32:00

TCE manda Mauro Nazif suspender edital para concorrência no valor de R$ 55,6 milhões

O TCE encontrou uma série de falhas e ilegalidades no edital, entre elas, a existência de cláusulas que fulminam o princípio da competitividade e da ampla e livre participação.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 17:54:00

Hermínio Coelho garante que Assembleia cumpre seu papel e critica postura de cobrança do governador Confúcio

Hermínio Coelho disse que confia na Justiça e no Ministério Público, onde denunciou o ex-secretário Lúcio Mosquini e Francisco de Assis por desvio de conduta.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 17:20:00

Ministério Público de Rondônia integra Projeto Ressoar em Porto Velho

Durante a operação, iniciada em 25 de agosto, os Promotores de Justiça Jefferson Marques Costa e Andrea Waleska Nucini Bogo . . .

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 16:47:00

MP move ação civil pública para que loteamento receba obras de infraestrutura em Vilhena

Também não foram apresentadas as licenças ambientais exigidas para a implementação do empreendimento.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 16:45:00

Conselho de Direitos Humanos aprova regimento interno

. Também está previsto para este encontro a deliberação sobre a eventual subdivisão dos membros do Comitê em comissões temáticas.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 16:42:00

Rondônia leva propostas para o 4o Congresso Brasileiro de Saúde Mental

Atualmente em Rondônia, 16 mil pessoas estão cadastradas no Caps; mais de seis mil fazem tratamento com regularidade.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 16:39:00

Rondônia participará dos Jogos Escolares da Juventude

Rondônia participará dos Jogos Escolares da Juventude que acontecerá em Londrina (PR).

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 15:22:00

Justiça manda tirar do ar vídeos do Youtube que associam Confúcio a Hitler e ao Poderoso Chefão

Polícia Federal é acionada para identificar os responsáveis pelas postagens.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 14:54:00

Obras da usina de Santo Antônio serão paralisadas esta semana

Consórcio informou às empreiteiras que não tem mais recursos para pagar o empreendimento.Usina é um dos maiores empreendimentos do PAC e foi vistoriada pela presidente Dilma ...

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com