16/04/2012 - 14h47min - Atualizado em 16/04/2012 - 14h47min

Semtran iniciará nova etapa de blitzes educativas a partir de quarta-feira

A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Porto Velho, Rondônia - Na próxima quarta feira (18), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), iniciará uma nova etapa de blitzes educativas, com objetivo de conscientizar os condutores de automóveis a respeitarem a faixa de pedestres. Agentes de trânsito e alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) farão abordagens aos motoristas em frente ao estabelecimento de ensino, na BR-319, antiga Avenida Jorge Teixeira, entre Tiradentes e Imigrantes.

Conforme José Zacarias dos Santos, da Divisão de Educação de Trânsito (Semtran), o objetivo é fazer com que os condutores respeitem a faixa de pedestres e dê preferência aos transeuntes. Devido à falta de consciência de muitos motoristas e motociclistas, pedestres estão correndo risco, principalmente os estudantes, mesmo ao atravessarem as vias na faixa. “Alguns condutores param, mas outros não e esse tipo de comportamento expõe ao perigo a vida das pessoas”, frisou.

Nas abordagens os estudantes irão distribuir farto material explicativo (panfletos) que tratam sobre faixa de pedestres, segurança no trânsito em geral, lei seca, cinto de segurança e uso da cadeirinha, dentre outros temas. Enquanto isso, os agentes estarão atentos para orientar os condutores sobre possíveis infrações, como falar ao celular enquanto dirige, transportar crianças no banco da frente, não utilizar o cinto de segurança ou o capacete, no caso do condutor ser motociclista.

Durante quatro semanas, as blitzes educativas serão realizadas somente na antiga Avenida Jorge Teixeira, próximo ao Ifro. Além do dia 18, elas também acontecerão nos dias 25 de abril, dois e sete de maio. “Entendemos ser necessário massificar essas informações aos condutores, levando em conta, ainda, que se trata de uma via de grande fluxo de automóveis, inclusive de carretas que seguem para o Porto Graneleiro”, justificou Zacarias.

Palestra
Antes das blitzes, já na próxima segunda feira (16), às 8 horas, a equipe da Divisão de Educação de Trânsito da Semtran fará uma palestra para os estudantes do Ifro. O trabalho vem sendo feito em várias escolas da rede pública, sempre com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes a respeitarem as leis do trânsito. Depois da palestra, os alunos terão a oportunidade de interagir com os educadores para tirar dúvidas e fazer questionamentos. “Esta também é uma forma de prepará-los para nos ajudar nessa parceria por um trânsito mais humano para todos”, enfatizou.

Repressão
O secretário adjunto da Semtran, João Marcos Mendes, informou que todos os finais de semana os agentes de trânsito, em parceria com o Detran e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da PM , intensificam as blitzes repressivas. A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para  o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Por Augusto José

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 27/05/2015 ás 18:49:00

Desafio é ser mais competitiva e mais produtiva,diz consultor da CNI durante palestra na Fiero

Na sexta-feira (29), a Fiero oferece jantar de confraternização em Cacoal para os empresários e industriais.

POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 18:47:00

NOTA DE PESAR Sérgio Mello : Aélcio da TV lamenta morte de colega de profissão

Um dos comunicadores mais conceituados e dedicados a profissão, Sergio Mello será sempre lembrado acima de tudo, como um ser humano exemplar, pai de família e amigo de todos.

GERAL | matéria escrita em 27/05/2015 ás 18:25:00

Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Estado inaugura praça no bairro Três Marias

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Rafael Claros, disse que o espaço entregue à população daquele setor da cidade representa a união de esforços entre comunidade, Estado e Prefeitura .

GERAL | matéria escrita em 27/05/2015 ás 18:23:00

MP convida comerciantes de Ariquemes para reunião sobre recomendação que trata de poluição sonora

A reunião será realizada no dia 03/06/2015, às 9 h.

GERAL | matéria escrita em 27/05/2015 ás 18:22:00

Prefeito anuncia obras nos bairros São Francisco, Mariana e Ronaldo Aragão

De acordo com Vladmir Luiz de Lino, morador do Bairro São Francisco, todos saíram bastante otimistas com as palavras do prefeito.

GERAL | matéria escrita em 27/05/2015 ás 18:21:00

Abertura oficial do Dia do Desafio 2015 acontece na Madeira-Mamoré

A abertura oficial, na Madeira-Mamoré, contou com muitos funcionários públicos municipais e com pessoas ligadas ao Sesc e Federação do Comércio, que são parceiros tradicionais da Prefeitura de Porto Velho na realização do evento.

GERAL | matéria escrita em 27/05/2015 ás 18:15:00

Fhemeron e Hospital do Câncer fazem campanha de doação de sangue neste sábado

Campanha do Hospital do Câncer vai envolver seus 150 servidores e a comunidade.

GERAL | matéria escrita em 27/05/2015 ás 18:13:00

Confúcio Moura destaca o trabalho de migrantes e rondonienses no desenvolvimento de Rondônia

A feira que movimentou R$ 530 milhões no ano passado deverá alcançar pelo menos R$ 700 milhões este ano, conforme previu o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires.

POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 18:09:00

A falência do esporte em Rondônia

Total falta de apoio e desinteresse das autoridades obrigam atletas a pedir dinheiro em cruzamentos.

POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 18:05:00

Assembleia Legislativa - Nota de pesar

O deputado Maurão de Carvalho externou sua solidariedade e a dos demais deputados à família do jornalista.

GERAL | matéria escrita em 27/05/2015 ás 18:03:00

FIERO - NOTA DE PESAR - PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA SÉRGIO MELO

Mesmo fora de Rondônia, em viagem de representação da indústria, o presidente Marcelo Thomé lamentou a perda deste que é um dos mais conceituados profissionais da imprensa rondoniense.

POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 18:02:00

Nota de Pesar: Senador Valdir Raupp e Deputada Marinha Raupp- Morte do jornalista Sérgio Melo

Que Deus o tenha em um bom lugar.

POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 18:01:00

NOTA DE PESAR – JAQUELINE CASSOL-PELA MORTE DO JORNALISTA SÉRGIO MELO

Que Deus possa confortar sua esposa e filhos.

GERAL | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:59:00

OAB/RO lamenta falecimento do jornalista Sérgio Melo

Sérgio Melo estava internado há 10 dias em decorrência de graves problemas cardíacos sendo vitimado por um Acidente Vascular Encefálico (AVE), vindo a falecer durante um procedimento de cateterismo.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:54:00

STF edita Súmula Vinculante garantindo natureza alimentar de honorário

“A decisão do STF acaba com a polêmica ainda existente em alguns tribunais, que insistem em dizer que os honorários dos advogados não podem ser destacados ou pagos com preferência..."

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com