16/04/2012 - 14h47min - Atualizado em 16/04/2012 - 14h47min

Semtran iniciará nova etapa de blitzes educativas a partir de quarta-feira

A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Porto Velho, Rondônia - Na próxima quarta feira (18), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), iniciará uma nova etapa de blitzes educativas, com objetivo de conscientizar os condutores de automóveis a respeitarem a faixa de pedestres. Agentes de trânsito e alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) farão abordagens aos motoristas em frente ao estabelecimento de ensino, na BR-319, antiga Avenida Jorge Teixeira, entre Tiradentes e Imigrantes.

Conforme José Zacarias dos Santos, da Divisão de Educação de Trânsito (Semtran), o objetivo é fazer com que os condutores respeitem a faixa de pedestres e dê preferência aos transeuntes. Devido à falta de consciência de muitos motoristas e motociclistas, pedestres estão correndo risco, principalmente os estudantes, mesmo ao atravessarem as vias na faixa. “Alguns condutores param, mas outros não e esse tipo de comportamento expõe ao perigo a vida das pessoas”, frisou.

Nas abordagens os estudantes irão distribuir farto material explicativo (panfletos) que tratam sobre faixa de pedestres, segurança no trânsito em geral, lei seca, cinto de segurança e uso da cadeirinha, dentre outros temas. Enquanto isso, os agentes estarão atentos para orientar os condutores sobre possíveis infrações, como falar ao celular enquanto dirige, transportar crianças no banco da frente, não utilizar o cinto de segurança ou o capacete, no caso do condutor ser motociclista.

Durante quatro semanas, as blitzes educativas serão realizadas somente na antiga Avenida Jorge Teixeira, próximo ao Ifro. Além do dia 18, elas também acontecerão nos dias 25 de abril, dois e sete de maio. “Entendemos ser necessário massificar essas informações aos condutores, levando em conta, ainda, que se trata de uma via de grande fluxo de automóveis, inclusive de carretas que seguem para o Porto Graneleiro”, justificou Zacarias.

Palestra
Antes das blitzes, já na próxima segunda feira (16), às 8 horas, a equipe da Divisão de Educação de Trânsito da Semtran fará uma palestra para os estudantes do Ifro. O trabalho vem sendo feito em várias escolas da rede pública, sempre com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes a respeitarem as leis do trânsito. Depois da palestra, os alunos terão a oportunidade de interagir com os educadores para tirar dúvidas e fazer questionamentos. “Esta também é uma forma de prepará-los para nos ajudar nessa parceria por um trânsito mais humano para todos”, enfatizou.

Repressão
O secretário adjunto da Semtran, João Marcos Mendes, informou que todos os finais de semana os agentes de trânsito, em parceria com o Detran e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da PM , intensificam as blitzes repressivas. A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para  o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Por Augusto José

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 23/10/2014 ás 17:54:00

Em processo de Confúcio contra o Tudorondonia, juiz volta atrás e mantém liberdade de imprensa

O jornal representado, baseado em documento realmente existente e levado a conhecimento público, mesmo sendo sigilosos, em linguagem jornalística própria, apenas exerceu o seu pleno direito...

POLíTICA | matéria escrita em 23/10/2014 ás 17:45:00

Expedito diz que Detran deixará de servir à indústria das multas

Expedito disse que fará uma administração respeitosa e chamou a atenção do atual governo que, segundo ele...

GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 17:44:00

Oficina debate implementação de atendimento ao autor de violência sexual infantojuvenil

O evento foi realizado em parceria com o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes...

GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 17:41:00

Outubro Rosa é lembrado pelo TRT14 com orientações sobre prevenção ao câncer de mama

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.

GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 17:39:00

Polícia Militar desmente ameaça de demissões

De acordo com o coronel Prettz, nenhum policial militar responde a processo administrativo “nos moldes apontados pela nota falaciosa”.

GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 17:35:00

Servidores da Sejus têm aulas de jiu-jitsu

As aulas têm duração de duas horas e ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras na Esep.

POLíTICA | matéria escrita em 23/10/2014 ás 17:33:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

Afastamento de Nazif passa pela eleição de domingo.

GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 17:33:00

Ações voltadas para a assistência social tem beneficiado Cacoal

Na oportunidade também foi apresentada a construção da ala feminina da Abisai. O recurso, no valor de R$ 500 mil

GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 17:31:00

Sejus realiza palestra sobre postura profissional

Trabalhando há dois meses no fundo penitenciário, o reeducando Johnata, de 32 anos, acredita na importância que os apenados têm para a reinserção.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/10/2014 ás 16:48:00

Tribunal Regional Federal acolhe pedido da OAB contra o INSS e garante prerrogativas dos advogados

A decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), assegurou aos advogados rondonienses representados pela OAB/RO...

POLíTICA | matéria escrita em 23/10/2014 ás 16:45:00

Candidato ao governo Expedito Junior recebe apoio ao assinar Declaração de Compromisso com trabalhadores da CAERD

Os sindicalistas presentes a reunião declararam apoio às candidaturas de Expedito Junior ao Governo de Rondônia e Dilma Rousseff à Presidência da República.

GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 16:43:00

Curso sobre elaboração de termo de referência é aberto no TCE

A capacitação sobre elaboração de termo de referência para contratos de prestação de serviços se estende ao longo desta quinta-feira, encerrando-se nesta sexta-feira (24)...

GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 16:40:00

Emdur encerra nos próximos dias mais três bairros da capital

No Castanheira, onde as atividades estão mais avançadas, 231 dos 315 pontos que precisam de reparo foram revisados pela Emdur.

GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 16:09:00

Prefeito transfere comemoração do dia do Funcionário Público Municipal

Para esses casos, deverá haver organização de turnos para revezamentos, a fim de que não haja interrupções nos serviços prestados.

GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 15:10:00

Semed aborda problemática da violência nas escolas em Encontros Pedagógicos

Na quarta-feira, 29, as palestras serão ministradas pela doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de São Paulo, Iracema Cecílio Tada.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com