Semtran iniciará nova etapa de blitzes educativas a partir de quarta-feira

A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Publicada em 16/04/2012 às 14:47:00

Porto Velho, Rondônia - Na próxima quarta feira (18), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), iniciará uma nova etapa de blitzes educativas, com objetivo de conscientizar os condutores de automóveis a respeitarem a faixa de pedestres. Agentes de trânsito e alunos do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) farão abordagens aos motoristas em frente ao estabelecimento de ensino, na BR-319, antiga Avenida Jorge Teixeira, entre Tiradentes e Imigrantes.

Conforme José Zacarias dos Santos, da Divisão de Educação de Trânsito (Semtran), o objetivo é fazer com que os condutores respeitem a faixa de pedestres e dê preferência aos transeuntes. Devido à falta de consciência de muitos motoristas e motociclistas, pedestres estão correndo risco, principalmente os estudantes, mesmo ao atravessarem as vias na faixa. “Alguns condutores param, mas outros não e esse tipo de comportamento expõe ao perigo a vida das pessoas”, frisou.

Nas abordagens os estudantes irão distribuir farto material explicativo (panfletos) que tratam sobre faixa de pedestres, segurança no trânsito em geral, lei seca, cinto de segurança e uso da cadeirinha, dentre outros temas. Enquanto isso, os agentes estarão atentos para orientar os condutores sobre possíveis infrações, como falar ao celular enquanto dirige, transportar crianças no banco da frente, não utilizar o cinto de segurança ou o capacete, no caso do condutor ser motociclista.

Durante quatro semanas, as blitzes educativas serão realizadas somente na antiga Avenida Jorge Teixeira, próximo ao Ifro. Além do dia 18, elas também acontecerão nos dias 25 de abril, dois e sete de maio. “Entendemos ser necessário massificar essas informações aos condutores, levando em conta, ainda, que se trata de uma via de grande fluxo de automóveis, inclusive de carretas que seguem para o Porto Graneleiro”, justificou Zacarias.

Palestra
Antes das blitzes, já na próxima segunda feira (16), às 8 horas, a equipe da Divisão de Educação de Trânsito da Semtran fará uma palestra para os estudantes do Ifro. O trabalho vem sendo feito em várias escolas da rede pública, sempre com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes a respeitarem as leis do trânsito. Depois da palestra, os alunos terão a oportunidade de interagir com os educadores para tirar dúvidas e fazer questionamentos. “Esta também é uma forma de prepará-los para nos ajudar nessa parceria por um trânsito mais humano para todos”, enfatizou.

Repressão
O secretário adjunto da Semtran, João Marcos Mendes, informou que todos os finais de semana os agentes de trânsito, em parceria com o Detran e Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da PM , intensificam as blitzes repressivas. A meta principal é coibir a ação de motoristas que dirigem sob efeitos de bebidas alcoólicas, o que tem contribuído para  o aumento do número de acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Por Augusto José