Semusb destaca mutirões como ação mais eficiente da pasta

O responsável pela pasta destacou que de janeiro até agora 17 bairros já receberam a equipe do mutirão da Semusb.

Publicada em 31 de March de 2015 às 10:48:00

Porto Velho, RO -As ações da Prefeitura, mais precisamente da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), foram o principal assunto debatido durante sessão plenária na Câmara de Vereadores de Porto Velho, na tarde desta segunda-feira (30). O secretário Eduardo Damião foi convidado pelo poder legislativo municipal para apresentar um saldo das atividades que vem sendo desenvolvidas ao longo dos últimos meses.

Conforme explicou Damião, são várias as frentes de trabalho da Semusb, mas uma das que tem demonstrado mais resultados positivos, é a direcionada aos mutirões que passam bairro a bairro realizando um serviço de revitalização. Uma semana antes da execução do mutirão, os moradores do bairro contemplado são comunicados por meio de um carro de som. "A nossa proposta é facilitar para a população. Sabendo com antecedência, a comunidade tem tempo de colocar todo o seu lixo na rua para que a nossa equipe se encarregue de recolher, são árvores podadas, entulhos de fundo de quintal, enfim, objetos variados", detalhou Eduardo.

Quando mutirão passa, a cada rua é feita a limpeza geral, raspagem e até lavagem do asfalto para dar cara nova a região. Em casos extremos é feito o encascalhamento e quando possível, devido as chuvas, a pintura do meio fio. Por ser uma ação que contempla a toda a cidade, o retorno para o bairro leva em torno de 8 meses. "A partir do momento em que o cidadão vê a sua rua limpa, ele procura manter o zelo por mais tempo, tornando-se mais consciente com os cuidados para com o local onde mora", frisou o secretário.

O responsável pela pasta destacou que de janeiro até agora 17 bairros já receberam a equipe do mutirão da Semusb. Os próximos, inclusos em uma ampla programação, são Marechal Rondon, Nacional, Olaria, Arigolândia, Conjunto Santo Antônio, Eletronorte, Eldorado, Conjunto Rio Candeias, Jardim Santana, Socialista e Embratel. Paralelo a programação, o cotidiano de limpeza de praças, roços, varrição, desobstrução de canais e microdrenagem, entre outros cuidados de responsabilidade da Semusb continuam.

Por Renata Beccária