Senac inaugura nova unidade em Vilhena e lança no mercado de trabalho mais de 70 novos profissionais

Atualmente, o Senac em Vilhena possui 14 cursos em andamento.

Publicada em 14 de November de 2014 às 14:19:00

O município de Vilhena recebeu oficialmente na noite desta quinta-feira (13) mais uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A cerimônia aconteceu às 19h na Avenida Presidente Nasser, nº 190, no Bairro Jardim América. Esta nova unidade que já está em funcionamento desde 2013, possui 14 salas de aula, entre laboratórios de estética, fotografia, informática, manutenção entre outras, e já ofertou, por exemplo, os cursos de Técnico em Segurança do Trabalho, Fotógrafo, Técnico em Logística, Técnico em Estética, Massagista, Cozinheiro, Depilação e Técnico em Enfermagem.


Todos os cursos foram realizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) e também através de programação pagante. Em 2014, mais de 350 alunos já se formaram na unidade Nasser. “Essa nova unidade surgiu para atender a grande demanda de pessoas que buscam capacitação aqui em Vilhena. Esses novos profissionais terão mais oportunidade de emprego no comércio da cidade. Muitos poderão ainda, ir mais além e abrir o seu próprio negócio” destacou o presidente do Sitema Fecomércio/Sesc/Senac/Ifpe, Raniery Araujo Coelho.


A cerimônia de entrega contou com a participação de várias autoridades. Após os pronunciamentos e o descerramento da placa, todos foram convidados a conhecer as instalações e a participar de um coquetel oferecido pelos alunos do curso de Cozinheiro da unidade. Em seguida, todos seguiram a cerimônia de formatura.

Formatura


O evento aconteceu na quadra do Serviço Social do Comércio (Sesc), na rua Sabino Bezerra Queiroz, nº 3665, também no bairro Jardim América. Formaram-se ao todo 41 técnicos e 33 aprendizes, ambos pelo PSG e Pronatec, nos cursos de Técnico em Contabilidade, Técnico em Secretariado, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Hospedagem e em Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos.


O Diretor Regional do Senac/RO, Hilton Gomes Pereira, relembrou em seu discurso o sonho do presidente da Federação de interiorizar o Senac. “Graças a esse sonho do nosso presidente Raniery e do apoio que ele teve de todo o conselho e diretoria é que nós podemos dizer hoje que o Senac está nos 52 municípios e nos 8 distritos de Rondônia. Esse é um momento de muita alegria e realização para todos nós” destacou o diretor.


O vice-presidente da Fecomércio e presidente do Sinvsul, Pedro Jucá de Oliveria, também participou da cerimônia. “Hoje o Senac faz muito mais do que somente educar para o comércio. Ele forma empreendedores” ressaltou. O vice-prefeito Jacier Dias falou da questão da grande procura por mão de obra qualificada. “Recebemos uma demanda muito grande de pessoas que procuram a nossa cidade em busca de profissionais capacitados” ressaltou.


Também participaram da cerimônia, na composição de mesa de honra, além do presidente da Fecomércio Raniery Araujo Coelho, o coordenador estadual de Educação Edson Nogueira, o conselheiro do Sistema Fecomércio e diretor do Sinvsul Dirceu Hoffmann, a conselheira do Sesc/Senac e representante do MTE Teresa Janete Córdova, o conselheiro do Sesc/Senac e representante do INSS Almir Morgado, o diretor de Programas Sociais do Sesc/RO, José Mauro Arruda, a coordenadora do Pronatec Maria Anita Fernandes e Acácio Félix, representando o governo do estado. Após os pronunciamentos, oradores e alunos responsáveis pelo juramento de cada turma, realizaram seus discursos e em seguida, receberam seus diplomas.


O Senac Vilhena, sob a gerência de Marcelo Rafael de Oliveira, atende também os municípios de Cerejeiras, Corumbiara, Chupinguaia, Cabixi, Colorado, Pimenteiras e o distrito de Nova Conquista, oferecendo mais de 100 cursos por ano para mais de 2 mil alunos.


O Senac está no município desde 1993, funcionando inicialmente em salas alugadas. Desde 2010, o município conta com unidade física e desde então, já formou mais de 30 mil profissionais. Atualmente, o Senac em Vilhena possui 14 cursos em andamento.