15/05/2012 - 18h05min - Atualizado em 15/05/2012 - 18h05min

Senado aprova aposentadoria especial para quem trabalha em limpeza urbana

O recebimento do adicional de insalubridade será classificado nos graus máximo, médio e mínimo, de acordo com o tipo de coleta de lixo que cada trabalhador exerce.

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Senado aprovou hoje (15) projeto de lei que garante a aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho aos empregados em serviços de limpeza, asseio, conservação e coleta de lixo. A matéria também qualifica como insalubre o trabalho dessas pessoas, o que lhes garante a aposentadoria especial. O projeto, aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos, em caráter terminativo, segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

O recebimento do adicional de insalubridade será classificado nos graus máximo, médio e mínimo, de acordo com o tipo de coleta de lixo que cada trabalhador exerce. O valor do benefício será pago conforme o grau de insalubridade.

No seu parecer, o senador Blairo Maggi (PR-MT) frisou que o trabalho em contato permanente com o lixo urbano apresenta características de insalubridade por causa "das condições ou métodos de trabalho" a que os empregados estão sujeitos. "Por outro lado, a limpeza em residências e escritórios e a respectiva coleta de lixo nesses locais não geram direito à percepção do adicional de insalubridade, uma vez que as condições de trabalho são outras", esclareceu o relator.

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 01/01/2002 ás 06:39:00

Capital rondoniense terá três manifestações sociais nesta semana

A primeira manifestação será na manhã desta quarta, no setor Sul da Capital . Os organizadores do “Movimento pelo Renascer de Porto Velho” exigem melhorias para a rua da Beira.

GERAL | matéria escrita em 01/01/2002 ás 06:25:00

MPF/RO abre concurso de estágio em Administração, Engenharia Civil, Jornalismo e Informática

Inscrições vão até 10 de julho com vagas para Porto Velho.

POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 06:10:00

Raupp e Marinha se reúnem com secretário do PAC e pedem urgência na execução de obras no estado

O senador Raupp e a deputada lembraram a equipe técnica do Grupo Executivo do PAC(GEPAC) que a população rondoniense precisa urgentemente da restauração das rodovias federais.

POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 05:00:00

Ivo Cassol: protestos deixam classe política 'de orelha em pé'

Ele elogiou as manifestações, que classificou de “ato cívico de pessoas honradas e sérias", mas criticou excessos cometidos pelo que classificou de grupos infiltrados.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:56:00

OAB quer estudar com governo federalização dos precatórios

Nos documentos, a OAB externa a preocupação com a quitação dos precatórios, principalmente após a conclusão do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4357 pelo Supremo.

POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:51:00

População desceu o relho no prefeito

Valdemir Caldas

POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:47:00

Para votar em 2014, é necessário requerer título eleitoral até 7 de maio

Aqueles que já possuem o título mas mudaram de residência também devem procurar o cartório eleitoral até essa data para pedir a transferência de domicílio.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:41:00

Contribuição sindical compulsória também alcança servidores públicos

A ministra lembrou ainda que apenas os servidores inativos não possuem a obrigação de fazer esse recolhimento, já que a partir da data da aposentadoria o vínculo do servidor é extinto.

POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:38:00

Valdir Raupp defende maior participação brasileira em acordos comerciais com outros países

O senador Ivo Cassol (PP-RO) concordou com a colega e advertiu para o fato de poucas mineradoras serem responsáveis pela exploração da maior parte das riquezas brasileiras.

POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:36:00

Ex-dirigentes da Petrobras deveriam estar na cadeia, afirma Cassol

- Iinfelizmente os gestores da Petrobras do passado deviam estar na cadeia. Deviam estar presos. Desculpe-me algum puxa-saco, me desculpem alguns que são coniventes com essa bandalheira.

POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:33:00

Brasil vive uma inversão de prioridades, diz Gurgacz

- Lutamos por 30% do valor investido, por exemplo, no Estádio Nacional, para recuperar as rodovias federais, para as escolas e para as creches no meu estado de Rondônia - observou.

POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 04:28:00

Comissão aprova projeto que permite tratamento da homossexualidade

Projeto permite que psicólogos possam propor o tratamento da homossexualidade a pacientes.

POLÍTICA | matéria escrita em 01/01/2002 ás 03:20:00

Confúcio perambula em Brasília atrás de recursos...

Ele visitou os parlamentares um a um solicitando apoiamento para o que ele denominou “Socorro ao Estado”.

GERAL | matéria escrita em 17/06/2013 ás 21:39:00

"A Rua da Beira Morreu!"

Movimento pelo Renascer de Porto Velho.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com