Senador cobra de ministro que Rondônia tenha a mesma qualidade da energia que exporta

A população é obrigada a conviver com constantes apagões até hoje.

Publicada em 15 de December de 2014 às 13:21:00

Na mesma reunião em que solicitou resolução rápida por parte do governo federal à questão do gás de Urucu, Odacir Soares pediu a Lobão que o Ministério de Minas e Energia volte sua atenção ao estado investindo na malha de subtransmissão e distribuição de energia.


Porto Velho, RO – O senador da República Odacir Soares (PP-RO) aproveitou o encontro com o ministro de Minas e Energia Edison Lobão em Brasília para tratar, além da questão do gás de Urucu, sobre os problemas de Rondônia em relação à energia elétrica.

Na visão do legislador, o estado não tem a qualidade da energia que exporta para o restante do Brasil, algo considerado injusto pelo parlamentar visto que Rondônia absorveu todos os encargos financeiros e tributários para servir as outras unidades da Federação.

– É lamentável o fato de que Rondônia tenha suportado todo o ônus da construção das usinas para servir ao resto do Brasil e, em contrapartida, não ter sequer metade da qualidade da energia elétrica que é exportada. A população é obrigada a conviver com constantes apagões até hoje. Sem contar que a capital Porto Velho é onde se encontra um dos mais precários sistemas de distribuição de energia – considerou Odacir Soares.

O congressista cobrou então que o governo federal invista na malha de subtransmissão e distribuição de energia em Rondônia, que estão sob a responsabilidade da Eletrobras/Ceron, as ampliando e melhorando sua qualidade.
– Com a aplicação dos investimentos, será possível atrair investidores e indústrias de pequeno, médio e grande porte para Porto Velho e para os demais municípios do estado. Mas principalmente haverá melhora na qualidade de vida dos cidadãos – concluiu. Odacir Soares informou que o ministro Edison Lobão assinalou positivamente à demanda e o governo federal direcionará seus esforços para solucioná-la.