Senador Raupp confirma presença na inauguração da Usina de Jirau no próximo dia 16

A hidrelétrica vai fornecer energia para o Sistema Interligado Nacional e abastecer o sistema Acre/Rondônia.

Publicada em 10 de December de 2016 às 08:55:00

Brasília - O presidente  da República Michel Temer poderá estara na inauguração da Usina de Jirau, em Porto Velho, no próximo dia 16. A Informação é do senador Valdir Raupp, que confirmou presença no evento ao lado da deputada federal Marinha Raupp, atendendo a um convite da concessionária Energia Sustentável do Brasil, responsável pelo empreendimento. A solenidade começará às 09h.

A usina de Jirau tem capacidade de 3.750 megawatts e sua produção é suficiente para atender milhões de pessoas, o que a torna a terceira maior geradora de energia do Brasil.  A hidrelétrica vai fornecer energia para o Sistema Interligado Nacional e abastecer o sistema Acre/Rondônia.

O senador Raupp lembrou que a sua luta pela construção das Usinas de Jirau e Santo Antônio, a partir do Rio Madeira, começou no  período  em que  era  governador do Estado  entre  1995/1998,   quando foram iniciados os estudos preliminares visando ao projeto dessas usinas.

Agora,  com a  inaguração de Jirau na próxima sexta-feira e  a entrada em operação da Usina de Santo Antônio, há mais de um ano, o trabalho será pela redução das tarifas de energia em todo o estado já que Rondônia será um produtor e exportador de energia para todo o país.

Não se admite que o rondoniense pague uma tarifa de energia tão elevada, afirmou o senador. Ele frisou que na última semana, a ANEEL, anunciou a redução da tarifa em média, 6,32%  o que aliviou o bolso dos consumidores. A  tendência é trabalhar por outras reduções das tarifas de energia, destacou o senador Valdir Raupp.

 

Ribamar Rodrigues

Assessoria de Imprensa