Servidores do Detran entram no terceiro dia de greve

A greve comandada pelo sindicato dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tem uma ampla pauta de reivindicação.

Publicada em 20 de November de 2013 às 00:49:00

Nesta quarta-feira  (19) continuou a primeira greve por tempo indeterminado dos servidores do DETRAN - RO em mais de um década, que é um marco histórico na organização da categoria, após a paralisação de 5 dias em junho. Diante da reiterada intransigência do órgão em negociar as reivindicações, o movimento paredista teve início nesta segunda-feira (18) em todo Estado, atingindo os principais municípios já no primeiro dia. O movimento foi construído ao longo deste ano, priorizando um processo de negociação com a administração da autarquia, no qual não houve qualquer avanço significativo, ao mesmo tempo em que os servidores se conscientizavam da importância de construir uma ampla unidade, na Capital e interior.

A greve comandada pelo sindicato dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), tem uma ampla pauta de reivindicação, onde a questão das condições de trabalho e de atendimento ao público é tratada como prioridade; pois as instalações da grande maioria das Ciretrans são precárias, os equipamentos além de obsoletos são insuficientes, o sistema de informática está desatualizado e sem segurança adequada e funcionários insuficientes; além de elevado número de comissionados, que prejudica a prestação de serviço, pois são constantemente trocados, ao sabor das flutuações políticas.

Na parte de reivindicações especificas a categoria cobra a revisão o Plano de Cargo Carreiras e remuneração, revisão salarial, concurso público e denuncia recente lei aprovada pelo governo na Assembléia Legislativa que acabou com a obrigatoriedade de comissionamentos na área de tecnologia do DETRAN ser preenchidos exclusivamente por servidores de carreira, além de beneficiar outros cargos comissionados, inclusive de outras secretarias, com aumentos; bem como, desfazendo parte da reforma administrativa feita há pouco tempo pelo Governador do Estado, a pretexto de economizar recursos com a folha de pagamento, permitindo novamente nomeações em cargos comissionados de pessoas de fora do quadro de servidores estatutários.

A greve não tem previsão para terminar, pois a direção do DETRAN não manifestou ainda intenção de negociar com a categoria e teria solicitado uma avaliação sobre a legalidade do movimento grevista. No entendimento da CUT a direção da autarquia vai tentar usar o Judiciário para acabar com a greve, da mesma forma que o governo agiu na última greve dos servidores. Entretanto, o SINDEST providenciou todas as medidas previstas em lei, inclusive garantindo o funcionamento de 30% do quadro. Para o presidente do Sindicato, Carlos André, "os servidores estão prontos para um diálogo efetivo que permita encerrar a greve o mais rápido possível, mediante compromissos de valorização da categoria e para melhoria das condições de trabalho e atendimento ao público".

CUT/RO