Servidores do TJ de Rondônia conhecem sistema de gestão documental do TJAM

A diretora do Arquivo Geral do TJRO, Cássia Liliane Barbosa, informou que a intenção é conhecer a gestão documental desenvolvida pelo TJAM e utilizá-la como modelo para aperfeiçoar o sistema no seu Estado.

Publicada em 24 de August de 2016 às 09:55:00

thumb 8345 1

As experiências desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no campo da gestão documental chamaram a atenção do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), que designou uma equipe de profissionais para conhecer os sistemas e procedimentos adotados pela Corte amazonense.

Na última terça-feira (16), os profissionais estiveram no Arquivo Geral do TJAM, localizado na Avenida Constantino Nery, Flores, Zona Centro-Oeste de Manaus, visitando as instalações e verificando os métodos utilizados pela equipe de gerenciamento administrativo.

A diretora do Arquivo Geral do TJRO, Cássia Liliane Barbosa, informou que a intenção é conhecer a gestão documental desenvolvida pelo TJAM e utilizá-la como modelo para aperfeiçoar o sistema no seu Estado. “O sistema adotado no Amazonas serve de exemplo para muitos Tribunais da Região Norte, por isso decidimos conhecer in loco e levar as experiências de gestão para aperfeiçoar a que é executada em Rondônia”, informou.

A diretora afirmou que o TJAM é referência em procedimentos que envolvem a conservação de acervo documental jurídico, valorização de acervo histórico, descarte de processos a partir das recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e também no uso de novas tecnologias para a melhoria do serviço. “O Amazonas está fazendo isso com muita diligência e acreditamos que o compartilhamento das assertivas, para nós, será de suma importância”, ressaltou Cássia Liliane Barbosa.

Compondo a comitiva de profissionais que está em Manaus, nesta semana, o biblioteconomista da Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON) e membro da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TJRO, Celson Iris da Silva, mencionou que também é objetivo da visita de trabalho ao Amazonas a possibilidade de otimização dos recursos e procedimentos adotados pelo Judiciário de seu Estado. “Muito nos chamou a atenção os sistemas informatizados de gestão documental adotados pelo TJAM, especialmente o Desarq (que envolve o desarquivamento de processos findos). Isso é importante, pois o armazenamento de papéis custa caro, demandando espaço físico e profissionais. Viemos ao Amazonas extrair o máximo de informações e temos excelentes perspectivas”, afirmou Celson Iris da Silva.

A visita técnica dos profissionais do Judiciário de Rondônia a Manaus foi concluída na quinta-feira (18), com reunião agendada com o desembargador Domingos Chalub. O desembargador se colocou à disposição para ajudar a equipe, e visitou o Judiciário amazonense para conhecer o trabalho realizado na gestão dos acervos do Arquivo do órgão.

O servidor Luiz Batista Pereira Filho, membro da Comissão de Avaliação Documental do TJRO, elogiou o sistema informatizado e as “boas práticas” adotadas pela equipe do Arquivo do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Integrando a Comissão, estavam a diretora do Arquivo do TJRO, Cássia Liliane Barbosa e o biblioteconomista Celson Iris da Silva. Do TJAM, participaram da reunião os servidores Renan Dantas de Oliveira, Marlúcia Araújo e Lessandra Rufino, da equipe do Arquivo; Anselmo Rodrigues, da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação; e Rommel Akel, da Divisão de Patrimônio e Material.

Gestão Documental

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) tem sido referência ao implementar três sistemas próprios e informatizados visando a gestão documental. Um deles assegura o desarquivamento de processos findos; outro garante arquivamento e localização de processos digitalizados para guarda, e um terceiro garante a gestão de documentos abrangendo, também, o descarte de documentos/processos. Todos os sistemas corroboram com uma gestão documental de qualidade, que tem sido referência para os demais Tribunais e para os órgãos em atividade no Amazonas, como Ministério Público Federal (MPF-AM), Secretaria de Administração Penitenciária, dentre outros”, afirmou o gerente Renan Dantas de Oliveira. Para a execução dos trabalhos, o TJAM conta com a atuação de profissionais graduados em Arquivologia, História, Administração, Estatística, Direito, além de estagiários destas mesmas áreas.

Assessoria de Comunicação Institucional

Com informações do TJAM