Sesc Centro recebe exposição “Só Lâmina” de Nuno Ramos

A exposição das obras de Nuno Ramos estará aberta até o dia 28 de junho, de segunda a sexta, das 09 h às 16 horas e nos sábados, das 11 h às 14 horas. A entrada é gratuita.

Publicada em 10 de April de 2014 às 16:22:00

A partir do dia 11 de abril , todos os apreciadores da arte poderão conferir a exposição “Sô Lâmina”, do artista Nuno Ramos,  de São Paulo. O evento acontece a partir das 13 horas na Galeria de Arte do Sesc Centro, situada a avenida Presidente Dutra, nº 2765, no centro de Porto Velho.



A exposição faz parte do Arte Sesc, projeto que há 33 anos,  além de difundir a arte pelo país, promove a inclusão social. Além de colocar em cartaz as exposições, o projeto realiza oficinas, cursos de artes e palestras que integram o público, as obras e os artistas. “O Sesc é hoje reconhecido como um dos principais agentes de difusão das artes plásticas no país. Essa exposição só reflete a postura do Arte Sesc de estar conectado com as novas tendências favorecendo a produção artística em diferentes linguagens” apontou o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Raniery Araujo Coelho.

Desde a sua criação em 1981, o Arte Sesc já levou mais de 30 mostras de artes visuais diferentes por quase todos os estados brasileiros. Atualmente o Arte Sesc busca promover produções modernas e contemporâneas relacionadas a materiais multimídia e de experimentação. “Essa é uma forma de também promover o intercâmbio e diálogos entre o público, artistas e profissionais da arte. Esse projeto é tão importante que já recebeu em 2007, o selo de qualidade do Ministério da Cultura” destacou Fabiano Barros, coordenador de Cultura do Sesc em Rondônia.

A exposição das obras de Nuno Ramos estará aberta para visitação até o dia 28 de junho, de segunda a sexta, das 09 h às 16 horas e nos sábados, das 11 h às 14 horas. A entrada é gratuita.

Sobre o artista
Nuno Ramos é um dos maiores artistas contemporâneos brasileiros. Ele se configura como um artista da experimentação, na qual a ausência de regras é menos um desafio às normas. Seus objetivos e suas instalações com materiais não estáveis como parafina, sal, vidro e mármore servem de impulso para infinitas experimentações.

Ele nasceu na cidade de São Paulo em 1960. É formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Nuno também é escritor e compositor. Seu trabalho ganhou tridimensionalidade em 1978, quando começou a realizar esculturas com cal, tecido e madeira. A partir de 1988 seus quadros começaram a ganhar cada vez mais volume. As primeiras instalações de Nuno surgiram no início da década de 1990. A instalação 111 (1992), uma leitura do artista sobre o massacre dos detentos do presídio Carandiru em São Paulo, teve grande impacto público ao ser exibida.

Em suas esculturas e instalações, Nuno vislumbra imagens, ideias, diferentemente do trabalho que realiza com a pintura, onde parece ser guiado pela cegueira. O artista imagina um projeto, às vezes difícil ou impossível de ser executado, e com isso os seus trabalhos vão sofrendo adequações.

Só Lâmina faz parte da intensa pesquisa que Nuno, desde os anos 80, vem desenvolvendo a respeito das possibilidades que existem para a superfície bidimensional da tela. São 11 desenhos que demonstram forte atração que o artista sente pelo literário. Nos trabalhos ele utiliza literalmente a poesia “Uma faca só lâmina” de João Cabral de Melo Neto. Junto com os desenhos, a exposição traz Carolina, uma escultura sonora feita a partir de um diálogo escrito pelo artista lido pelos atores Gero Camilo e Marat Descartes, e o vídeo Luz Negra, uma homenagem ao sambista Nelson Cavaquinho, feito em parceria com Eduardo Climashauska.

Renata Vannier