Sesc comemora 37 anos e o Festival Palco Giratório faz parte dessa história de sucesso

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.

Publicada em 15 de September de 2014 às 16:39:00

Neste sábado (13), o Sesc comemorou 37 anos de atuação em Rondônia e promoveu uma grande festa no Parque da Cidade para festejar a data com a população de Porto Velho. A programação teve início às 14h e ofertou a comunidade serviços gratuitos de corte de cabelo, palestras e entretenimento. O Festival Palco Giratório também fez parte das atividades, com o espetáculo “Romeu e Julieta – o encontro de Shakespeare e a cultura popular” do grupo Garajal (CE).

Se no Parque da Cidade o clima era festivo, no Teatro 1 uma bruma de mistério envolvia os espectadores de “A feiticeira”, monólogo do grupo Mapi (RO), encenado por Thaís Thaianara com direção de Elcias Vilar. No domingo (14) foram apresentados mais dois espetáculos. Os palhaços do grupo Garajal (CE), divertiram o público que compareceu ao Parque da Cidade. A última apresentação feita no anfiteatro ficou lotada. No Teatro 1 a discussão foi em torno do capitalismo.

O Coletivo de Teatro Alfenim apresentou "O Deus da Fortuna", uma crítica ao consumismo e uma advertência ao comodismo social.

No interior a programação de espetáculos encerra nesta segunda-feira, 15. A Lamira Artes Cênicas encerra a turnê da Circulação Estadual em Vilhena apresentando "Do Repente" para os moradores da cidade.

Final de semana cheio de atividades

Mas o Festival Palco Giratório vai além dos espetáculos. Prepara e incentiva aqueles que gostam e querem ingressar no mundo artístico, promovendo oficinas que despertam a curiosidade e o talento de jovens atores. Neste sábado foram ministradas duas oficinas. A primeira com o Coletivo Teatro Alfenim (PB) teve duração de seis horas.

Das 18h às 22h o Desvio Coletivo ministrou a oficina “Intervenção Urbana” oferecendo aos alunos outra perspectiva sobre a intervenção em espaços públicos e apresentando os representantes dessa arte no Brasil e no mundo. A oficina encerrou domingo.

As oficinas realizadas durante a programação do Festival Palco Giratório vem obtendo resultados positivos. Muitas pessoas aproveitam a oportunidade para fazer mais de uma oficina, enquanto outras participam pela primeira vez. Caso da professora Maria Elizabeth, vice-diretora da escola João Bento da Costa que trouxe também alunos para conhecerem mais sobre artes cênicas. “É uma experiência única eu participar dessa oficina que é a primeira da minha vida, e o incentivo ao teatro a gente já vem incutindo isso nos alunos, fazendo esse trabalho pra eles”, conta a professora.

SESC – Serviço Social do Comércio | Departamento Regional no Estado de Rondônia Av. Presidente Dutra, 4175 - Olaria - Porto Velho/RO CEP76801-327 TEL 69 3229 5882 Para os oficineiros é recompensador a troca de ensinamentos que acontecem durante esses encontros. A atriz Suelen Brito, do Coletivo de Teatro Alfenim, disse que a oficina foi uma surpresa.

“É muito bom a gente encontrar jovens, pessoas realmente interessadas em fazer teatro e preocupadas em manter esse processo”, o grupo já vem ministrando oficinas em outras cidades e Suelen fala da importância dessa circulação. “Estamos indo em locais que não teríamos a possibilidade de ir se fosse pelo grupo. E a gente consegue ver não só o núcleo Rio-São Paulo, nós conseguimos ver o Brasil todo e perceber que o Brasil todo produz”.

Programação

Data: 15/09 Intervenção Urbana: Cegos (SP)

Local: Av. Amador dos Reis

Hora: 15h Data: 15/09

Espetáculo: Menu De Heróis (Dança)

Grupo: Núcleo do Dirceu (PI)

Local: Teatro 1 Sesc - Av. Pres. Dutra 4175 – Porto Velho/RO

Hora: 19h Duração: 56 minutos

Classificação: Livre

Mostra em Vilhena

Data: 15/09

Espetáculo: Do Repente (Dança)

Grupo: Lamira Artes Cênicas (TO)

Local: Praça Ângelo Spadari

Hora: 20h

Duração: 35 minutos

Classificação: Livre

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.

Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro, com entrada gratuita. A retirada de ingressos tem início uma hora antes do espetáculo.

Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).