Sesc promove Fórum sobre o processo de envelhecimento

O Sistema Fecomércio, por meio da Coordenação de Assistência do Sesc, vem desenvolvendo várias atividades com a finalidade de contribuir para o envelhecimento saudável da população.

Publicada em 31 de May de 2016 às 11:02:00

O Sistema Fecomércio, por meio da Coordenação de Assistência do Sesc, vem desenvolvendo várias atividades com a finalidade de contribuir para o envelhecimento saudável da população. A próxima ação será o “Fórum do Envelhecimento” que acontecerá nos dias 2 e 3 de junho, com início às 9h, no auditório do Senac. O objetivo do Fórum será de discutir temas relativos ao envelhecimento humano nos aspectos psicológicos, biológicos, culturais e familiar. O tema central do evento será "O empoderamento da pessoa idosa nas transformações sociais da família" com explanação de profissionais das áreas de Geriatria, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem. O evento será aberto ao público externo.

Destacamos que o empoderamento foi um dos temas discutidos na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, e tem na atualidade o objetivo de mudar a concepção de envelhecimento, e devolver na pessoa idosa a autonomia e poder sobre suas decisões. O Fórum realizado anualmente reúne profissionais, estudantes e idosos, todos em busca de melhorias na qualidade de vida dos idosos no que diz respeito ao fenômeno do envelhecimento. “O Sesc tem o cuidado com estes clientes. Procuramos desenvolver atividades culturais, assistenciais, educativas e esportivas só pensando neste público, os idosos. Porém com o Fórum pensamos em ampliar as discussões acerca deste tema, a fim de repassar informações referente ao processo de envelhecimento”. Explica Raniery Araújo Coelho, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.

Na programação acontecerá apresentações culturais com o Grupo da 3ª idade do Sesc, Grupo de Dança Mulher Brasileira; palestra com Maria Inês Alves Fernandes, conselheira do Conselho Estadual do Idoso com abordagem “O envelhecimento humano e mudanças na pirâmide etária: papel da família”; palestra com o psicólogo Deusdedi Rodrigues Alves: “Experiência como fator de poder”; palestra com Drª Adriana Augusta Bucar Venturelli - Medica geriatra “Patologias que interferem na autonomia do idoso”; palestra: Qualidade de vida e envelhecimento com o Dr Christopher Teixeira – Médico Geriatra; palestra com a enfermeira Leticia Auxiliadora Fragoso da Silva: “Enfermagem com instrumento de transformação social” e  com a Assistente Social Marinilde Helena da Silva Santos: “Socializando direitos”. Ao término de cada explanação haverá momentos para debates e esclarecimento de dúvidas. “Gostaria de convidar estudantes, profissionais, idosos, familiares dos idosos e comunidade a participarem. O fórum é aberto ao público e gratuito” convida Giulane dos Santos, coordenadora de assistência do Sesc.