Sessão solene na ALE homenageia Emater pelos seus 41 anos

Em homenagem ao 41 anos da Emater/RO, completados no último dia 31, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene na manhã desta terça-feira.

Publicada em 11/09/2012 às 19:55:00

Porto Velho, Rondônia -Em homenagem ao 41 anos da Emater/RO, completados no último dia 31, a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou sessão solene na manhã desta terça-feira (11), proposta pelos deputados Luiz Cláudio (PTN) e Zequinha Araújo (PMDB). A sessão foi presidida pelo 2º vice-presidente, Maurão de Carvalho (PP). Durante a sessão foi lido um breve currículo dos homenageados : Jurandir Ferreira de Moura (presidente da Associação dos Servidores da Emater – ASSER) e Geraldo Pessoa de Moura (extensionista do escritório da Emater de Ji-Paraná),  que receberam,  em nome do Poder Legislativo, uma placa em homenagem entregue pelos deputado Zequinha Araújo e Maurão de Carvalho.

Compuseram a mesa o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho, os proponentes da sessão solene, deputado Zequinha Araújo (que presidiu a sessão) e Luiz Cláudio; o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Anselmo de Jesus Abreu; o secretário executivo da Emater, Elisafam de Sá Barreto Coutinho e os homenageados Jurandir Ferreira de Moura.

O primeiro orador, deputado Luiz Cláudio,  disse que , com a graça de Deus , pôde estar presente à esta homenagem da Assembleia Legislativa a uma entidade tão valiosa quanto à Emater. “Tenho estado ausente dos trabalhos da Assembleia Legislativa por problemas de saúde na minha família, mas não podia deixar de estar presente a esta solenidade e desde já peço desculpas por não poder ficar até o final. Mas quero dizer que todos da Emater podem contar com meu empenho, pois tenho compromisso com esta entidade desde que fui secretário municipal de agricultura.

"A Emater tem colaborado muito para o crescimento deste estado. Tenho certeza que Deus está abrindo os caminhos e dando força a esta luta ”, afirmou.

Luiz Cláudio salientou que desde o pagamento 13º do ano passado aos servidores da Emater tem tido uma luta grande junto à Seplan para liberação de uma emenda de sua autoria ao Orçamento  - cuja aprovação contou com os demais deputados.

A emenda é de  R$ 9 milhões. Os recursos foram retirados da Sedes e colocados na  Seagri,  que é a mantenedora da Emater, para que a instituição tivesse o suporte necessário para dar continuidade a seus trabalhos. “Os recursos já se encontram na Sefin para serem  repassados para a Emater. Creio que todos os parlamentares tem reconhecido o trabalho dos extensionistas. Quero aqui prestar minha homenagem a esta valiosa instituição. Independente de posição política ou partidária podem contar integralmente com meu apoio pois sou um árduo defensor desta causa”, salientou.

O deputado Zequinha Araújo falou de sua satisfação em homenagear a Emater, sendo que saiu de auxiliar da instituição em 1981, chegou à presidência da ASSER e depois foi gerente de comercialização. “A Emater tem hoje 1.400 servidores e atende 55 mil famílias no Estado de Rondônia, num total 200 mil pessoas".

"Tem 89 escritórios no  estado atuando  para o desenvolvimento da agricultura de Rondônia,  com um invejável trabalho prestado ao produtor rural. Temos a responsabilidade de discutir, de trazer melhores recursos, apoio e estabilidade aos extensionistas e sobretudo ao produtor rural,  que é o nosso alvo, para que possamos proporcionar à agricultura familiar um atendimento cada vez melhor”, destacou.

O deputado Maurão de Carvalho disse que é testemunha do trabalho que a Emater tem feito em prol do produtor rural. Parabenizou Luiz Cláudio e Zequinha Araújo pela dedicação à agricultura familiar deste Estado. “Quando vem um pedido de remanejamento de recursos para a Emater, a Assembleia Legislativa aprova porque sabemos da importância desta instituição para fortalecer os nossos agricultores”, frisou.

O homenageado Jurandir Moura disse ter  fé em Deus que vão continuar fazendo na Emater o que sabem fazer bem : extensão rural junto ao produtor, de onde vem a alimentação a todos que estão nas cidades. “Os extensionistas são guerreiros. Já passamos até seis meses sem salário, mas nunca houve greve e o produtor rural nunca deixou se ser assistido. O homem fixado no campo diminui o êxodo rural e reduz o caos nas cidades. Conto com o apoio dos deputados para que possamos dar continuidade a este trabalho”, observou.

O secretário executivo da Emater, Elisafam Coutinho,  agradeceu aos proponentes pela homenagem e afirmou que a Emater fica lisonjeada pelo reconhecimento de seu trabalho junto ao homem do campo.

Disse  que pessoalmente se sente contemplado por Jurandir e Geraldo estarem sendo homenageados. “De uma forma muito especial nos dedicamos ao trabalho de extensão rural, procurando produzir mais e melhor numa corrente de levar a assistência técnica ao produtores, procurando otimizar os pilares da economia com sustentabilidade. Temos a dimensão real da importância, respeito e carinho que esta Casa tem dado à Emater, sintetizada na pessoa desses dois deputados, Luiz Cláudio e Zequinha Araújo. Sempre podemos contar com o apoio desta Casa”, ressaltou.

O secretário da Seagri, Anselmo de Jesus , disse: "Com a persistência da Emater chegaremos ao dia em que a assistência rural estará universalizada neste estado. Sabemos que precisamos melhorar mais, temos que investir mais do ponto de vista técnico e jurídico, mas temos nos esforçado e não podemos deixar de destacar seu papel na produção de alimentos em Rondônia. Hoje, no  Governo, tenho a grande responsabilidade de construir dias melhores. A Emater tem uma grande parcela de contribuição no desenvolvimento deste estado diante do trabalho da agricultura familiar”, enfatizou.  

Autor: Liliane Oliveira