SIMPI busca desburocratização de emissão de alvarás na Prefeitura de Porto Velho

O vereador Alan Queiroz apoia a ideia e se comprometeu em realizar uma audiência pública na Câmara Municipal para tratar do assunto.

Publicada em 01 de March de 2015 às 15:31:00

Autora: Ana Aranda




O Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (Simpi ) de Rondônia está buscando apoio para facilitar a emissão de alvarás de funcionamento de Micros Empreendimentos Individuais (MEIs) pela prefeitura de Porto Velho. O presidente da entidade, Leonardo Sobral, ressalta a necessidade de proporcionar tratamento diferenciado para a categoria. Entre os muitos casos
de pequenos empresários que encontram dificuldades para conseguir os alvarás e procuram o Simpi, ele cita o caso do barqueiro – dono de uma pequena embarcação – contratado por uma empresa ligada às hidrelétricas do Madeira
para fazer a entrega de cestas básicas, do qual a prefeitura exigiu um estudo dos impactos da atividade – elaborado por um engenheiro – para a liberação da licença ambiental.

As dificuldades dos pequenos empreendedores foram levadas ao vereador Alan Queiroz, que, em visita ao Simpi, sugeriu a realização de uma audiência pública para debater a questão com a presença de MEIs e representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e outros órgãos e entidades ligadas ao setor.
“A audiência pública vai permitir a manifestação de todos os envolvidos no problema e tornará pública a questão, que está afetando centenas de pessoas que buscam a formalização”, defende o vereador.

A Lei Complementar 128/2008, que alterou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123/2006) foi implementada em Rondônia em 2010.
Desde então, o número de CNPJs ativos cresceu de 19 mil para 42 mil (dado contabilizado em outubro de 2014.) no Estado. Deste contingente, pelo menos 8.800 foram formalizados por meio do Simpi em Porto Velho. Calcula-se que
este contingente represente entre 50 mil a 60 mil pessoas.