Simulador inédito de Operação de Usinas começa a funcionar na Hidrelétrica Santo Antônio

O equipamento, instalado no Centro de Qualificação Operacional Santo Antônio, possui a mesma configuração da sala de controle da Hidrelétrica e foi idealizado pela Gerência de Operação e Manutenção da concessionária.

Publicada em 28 de October de 2015 às 15:22:00

No próximo dia 26 de novembro, será inaugurado o Centro de Qualificação Operacional Santo Antônio cujo destaque é o Simulador de Operação de Usinas. O projeto, desenvolvido pela Santo Antônio Energia no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, vai proporcionar inovação na capacitação e treinamento de operadores de hidrelétricas.

O simulador, recém-instalado no Centro de Qualificação Operacional que funciona na Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (Rondônia), é uma versão inédita no país na área de geração de energia hidrelétrica, que proporcionará ao profissional vivenciar situações rotineiras e críticas no dia a dia da operação de uma usina, em ambiente virtual, dinâmico e interativo.

Antes do desenvolvimento deste simulador, a capacitação e o aperfeiçoamento do operador compreendia a formação teórica, cujo aprendizado prático se dava apenas no cotidiano, com o enfrentamento de situações críticas reais, o que poderia colocar em risco a eficiência da usina ou até mesmo o desempenho do sistema elétrico. “Com este simulador, estas situações são apresentadas para os operadores em um ambiente paralelo e idêntico ao da hidrelétrica, preparando-os antecipadamente para resolver, com eficácia, eventuais problemas que possam ser enfrentados na vida real”, explica Amauri Alvarez, gerente de Engenharia e Planejamento de Operação da Hidrelétrica Santo Antônio.

De acordo com Ricardo Barbi, diretor Comercial e Regulatório da Santo Antônio Energia, responsável pelo Programa de P&D na empresa, “este simulador, que contou com investimentos da ordem de R$ 5,5 milhões e foi desenvolvido em um prazo de 32 meses, é um dos seis projetos que compõem atualmente a carteira de P&D da Santo Antônio Energia. Acreditamos que esta ferramenta será valiosa na capacitação e qualificação profissional dos nossos operadores. ”

A simulação

Segundo Amauri Alvarez, “o equipamento não simula apenas situações enfrentadas pela usina, mas também pelo sistema elétrico ao qual a Hidrelétrica Santo Antônio está conectada”. Na prática, e de maneira bastante eficiente, o simulador apresenta ao operador em treinamento, cenários de contingências operacionais que poderão, algum dia, ser efetivamente enfrentados pelos operadores.

O simulador é um avançado sistema computacional que reproduz virtualmente o funcionamento dos equipamentos principais e auxiliares da Hidrelétrica Santo Antônio. Ele mantém, fielmente, todas as características operacionais, fazendo interface gráfica com o operador no Sistema Digital de Supervisão e Controle (SDSC), o mesmo utilizado na Sala de Controle da usina.

Outro importante diferencial desta tecnologia é que ela apresenta aos operadores três situações distintas – normais, urgência e emergência -, garantindo assim não apenas o funcionamento da hidrelétrica, mas também a segurança das pessoas e dos equipamentos, padronizando técnicas operativas que passam a fazer parte dos procedimentos.

O equipamento, instalado no Centro de Qualificação Operacional Santo Antônio, possui a mesma configuração da sala de controle da Hidrelétrica e foi idealizado pela Gerência de Operação e Manutenção da concessionária, desenvolvido em parceria com a Fundação Ezute, instituição especializada na elaboração de pesquisa e projetos para sistemas tecnológicos, com participação intensiva dos profissionais da área de Normatização e Treinamento da Hidrelétrica Santo Antônio.