Sindsaúde denuncia caos administrativo na Saúde de Espigão D´Oeste

A figura central da denúncia é a diretora-geral da unidade, a auxiliar de enfermagem Darci G. da Silva.

Publicada em 19 de November de 2013 às 12:19:00

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia (Sindsaúde) vai denunciar formalmente no Ministério Público estadual a situação caótica em que se encontra a saúde municipal de Espigão D´Oeste. Segundo o presidente do Sindsaúde, Caio Marin, as denúncias foram feitas ao sindicato por servidores da Unidade Mista sobre as irregularidades na tiragem e pagamento dos plantões e assédio moral a servidores.

A  figura central da denúncia é  a diretora-geral da unidade, a auxiliar de enfermagem Darci G. da Silva,  que estaria recebendo irregularmente por tirar plantões noturnos, mesmo ocupando cargo de chefia. O Sindsaúde já está com cópia de várias escalas mensais de plantão tirado pela diretora. Em agosto deste ano, por exemplo, a servidora conseguiu tirar incríveis 20 plantões noturnos e ainda acumula indevidamente o cargo de Chefe da Enfermagem.

Caio Marin lembrou que somente nesta denúncia há no mínimo duas irregularidades: infração ao Decreto Municipal 2940/2012, que restringe a 12, no máximo, o número de plantões tirados por servidores e ainda recebimento indevido de gratificação. O dirigente sindical considerou ainda que é humanamente impossível tirar 20 plantões de doze horas mensais, acumulando tantas funções. “Ela teria que estar morando no hospital. Talvez por isso que ela esteja assediando tanto os servidores”, ressaltou.

Em relação à questão dos assédios, os servidores relataram ao sindicato que são concursados, mas moram em municípios vizinhos. A intenção do assédio seria para que eles peçam demissão, abrindo vagas para que a direção solicite a contratação de comissionados apadrinhados.

MÉDICOS Outra denúncia grave que o Sindsaúde está apurando é a tiragem de plantão por médicos sem possuir formação específica (registro no Conselho Regional de Medicina – CRM). O caso denunciado é de um médico com o nome Wesley Paniago trabalhou nos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013 trabalhou 252 horas em 21 plantões, com intervalos de 24 horas e 72 horas. Uma outra profissional identificada por “Dra. Talita”, em igual situação profissional , também atuou na unidade sem Registro Profissional do CRM-RO, nos dia 14 de janeiro de 2013.

A gravidade da denúncia não engloba somente recebimentos indevidos de plantões e “superjornadas” de trabalho do referido médico. Wesley Paniago também teria realizado procedimentos de alto risco dentro da unidade (o que poderia ter levado pacientes a óbito), tirou plantões sem a presença de um profissional médico habilitado, utilizou CRM falso e ainda atuou como médico assumindo o pronto-socorro, a clínica de internação e o Centro Cirúrgico.

Quem pagou? Quem permitiu? Como pagou? Quanto pagou? Essas são as perguntas dos servidores sobre as irregularidades. O que se sabe até agora é que não houve punição. Espigão D´Oeste hoje vive uma crise administrativa na saúde e há meses está sem secretário de saúde. A assessoria jurídica do Sindsáude, com base nas denúncias dos servidores, vai ajuizar ações junto ao Ministério Público, Tribunal de Contas e Ministério Público do Trabalho e cobrar do prefeito Célio Renato (PMDB), uma ação mais efetiva para coibir desmandos de sua administração na saúde de Espigão.

Autor e fonte da notícia: Sindsaúde