Sindsaúde discute pauta de reivindicação 2015 com Governo do Estado

Sindsaúde também participa de audiência pública em Guajará-mirim sobre o Hospital Regional.

Publicada em 02 de March de 2015 às 17:19:00

O presidente do Sindsaúde, Caio Marin, reuniu-se na semana passada com os secretários de Estado do Planejamento - George Braga - , Saúde – Williames Pimentel -, e Casa Civil – Emerson Castro, para discutir a pauta de reivindicação da saúde para o ano de 2015.

A pauta prevê doze reivindicações que abrangem desde a revisão do PCCR, até a reposição salarial 2013/2014 e até a implantação das 30 horas semanais da enfermagem e das 24 horas do pessoal da Radiologia, além da implantação da insalubridade.

Segundo Caio Marin, alguns pontos avançaram, mas outros com certeza vão demandar tempo, já que depende da resolução de outros assuntos, com o é o caso da revisão do PCCR. “O Estado alega que está sem dinheiro para o Plano de Carreira e vai aguardar o desfecho da transposição”, disse.

De acordo com o presidente, o Sindsaúde manterá as discussões do PCCR junto à Mesa de Negociação Permanente (MENP) do Governo de Rondônia. Na ocasião, ele pediu uma reunião em separado com o secretário Pimentel e a direção do HB para discutir a readequação da carga horária dos diaristas do Hospital de Base.

RETROATIVO
Sobre o retroativo das progressões dos servidores a situação é a seguinte: os cálculos estão em fase de revisão. Tão logo estejam prontos, haverá uma reunião entre as secretarias envolvidas, mas a Secretaria de Finanças para discutir a forma de pagamento.

INSALUBRIDADE
O Governo do Estado acenou com a possibilidade de contratação de uma empresa para a elaboração dos laudos ou formar uma comissão de médicos do trabalho. As próximas reuniões irão definir qual o critério a ser utilizado.

TRANSPOSIÇÃO
A situação continua a mesma. O Sindicato já fez sua parte, inclusive na esfera judicial, cabendo agora ao Estado a cobrança junto à bancada federal, aproveitando que a maioria dos senadores e deputados federais são da Base Governista. O Ministério do Planejamento já formou sua comissão de técnicos para analisar os processos a partir deste mês. No próximo dia 11 de março, sindicalistas e bancas federais de Rondônia, Amapá e Roraima estarão reunidos em Brasília com representantes do Ministério do Planejamento.

AUXÍLIO SAÚDE
Outra cobrança feita pelo Sindsaúde ao Governo foi o aumento do auxílio-saúde para R$ 250 e implantação desse valor para os aposentados que tiveram o benefício retirado da folha de pagamento há vários anos. Segundo Caio, quando se aposenta é a época que o servidor mais precisa do Estado.
A próxima reunião acontece no sábado 7, na Casa Civil para debater todos os pontos divergentes da pauta.

Sindsaúde participa de audiência pública em Guajará-mirim sobre o Hospital Regional

O plenário da Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim realizou uma audiência pública na tarde de sexta-feira 27sobre a situação do Hospital Regional. O Sindsaúde foi representado pelo seu presidente, Caio Marin, que, na ocasião manifestou apoio aos servidores e à Prefeitura no que diz respeito à elaboração de laudos e do PCCR da categoria.

Segundo Caio Marin, o grande problema do hospital é a falta de médicos. A Prefeitura recentemente lançou edital para a contratação de profissionais em regime de urgência, mas os baixos salários oferecidos levaram o chamamento público ao fracasso. - A situação é delicada sobre todos os aspectos para pacientes e servidores – avaliou.

Caio Marin disse que parte do problema se dá também pela falta de interesse das pessoas diretamente envolvidas na questão. Segundo ele, na audiência, apenas um vereador participou dos debates, e o público simplesmente não apareceu para exigir do prefeito Dúlcio, que estava presente, uma melhoria na gestão do hospital.