27/11/2012 - 17h36min - Atualizado em 27/11/2012 - 17h36min

SINTERO - Projetos de Lei da Licença Prêmio e dos Precatórios já estão na ALE

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido...

Já estão na Assembleia Legislativa de Rondônia os dois Projetos de Lei mais aguardados pelos trabalhadores em educação. As Mensagens encaminhando o Projeto de Lei que autoriza a conversão de Licença Prêmio em pecúnia, e o Projeto de Lei dos Precatórios, foram encaminhadas pelo governo do Estado à Casa de Leis após reunião da diretoria do Sintero com o governador Confúcio Moura, da qual participaram a secretária de Estado da Educação, o secretário Chefe da Casa Civil e a Procuradora Geral do Estado.

Nesta terça-feira, 27/11, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, manteve contato com o Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edson Martins, oportunidade em que solicitou ao parlamentar empenho para uma rápida tramitação e votação dos Projetos de Lei.

Manoel explicou ao deputado que a aprovação das duas matérias atende aos anseios não só dos trabalhadores em educação, mas de todo o funcionalismo público estadual, visto que uma lei possibilitará a retomada do pagamento da licença prêmio em pecúnia, e a outra destravará o pagamento dos precatórios estaduais.

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido possível.

Licença Prêmio

O Projeto de Lei da Licença Prêmio altera o artigo 123 da Lei Complementar nº 68, de 9 de dezembro de 1992. Com a nova redação, a Lei permitirá que o servidor na ativa, ao completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia.

Com a aprovação e sanção dessa Lei, a Seduc retomará o pagamento da Licença Prêmio suspenso em agosto, conforme compromisso firmado pela secretária Izabel da Luz durante audiência do Sintero com o governador Confúcio Moura. Na ocasião o governador afirmou que o pagamento não terá problemas quanto ao orçamento, já que os recursos são próprios da educação.

Precatórios

Já o Projeto de Lei dos precatórios é uma antiga reivindicação do Sintero e mereceu, inclusive, uma mobilização conjunta do Sintero com o Sinsepol e o Sindsaúde, com manifestações e passeatas de protesto.

O PL tem a finalidade de autorizar a flexibilização do pagamento dos precatórios resultantes de ações judiciais dos servidores estaduais. Quando estiver aprovada e sancionada, a Lei vai autorizar que seja utilizada a metade dos recursos destinados aos precatórios para que sejam realizados acordos diretos com os credores. Assim os servidores que possuem precatórios de natureza alimentar, poderão receber os seus créditos mais rápido do que se tivessem que esperar na fila única, como funciona hoje.

Por lei, o governo deposita mensalmente 1,5% das receitas correntes líquidas em uma conta judicial para pagamento de precatórios. Atualmente o Sintero vem cobrando o pagamento dos precatórios da ação do salário mínimo dos Técnicos Administrativos e da ação do salário mínimo dos Professores.

O advogado do Sintero, Hélio Vieira, explicou que o envio do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa representa uma vitória importante dos trabalhadores em educação e dos servidores de uma forma geral, mas observou que o parágrafo 2º do artigo 1º ainda precisa de uma interpretação mais clara ou uma adequação.

O referido parágrafo veta acordo sobre parte do valor devido a um mesmo credor, devendo o acordo abranger a totalidade do crédito. Para o advogado Hélio Vieira existe uma diferença se o credor for considerado o servidor, individualmente, ou se for considerado o sindicato, como autor da ação.

“Essa preocupação será por nós manifestada antes da aprovação da lei para que os servidores não sejam prejudicados em uma futura negociação dos precatórios”, disse o advogado.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, disse que o sindicato vai acompanhar de perto a tramitação dos dois Projetos pois os servidores aguardam ansiosos pelo direito de receberem a licença prêmio e os precatórios.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, destacou que esse é mais um resultado positivo da união e da luta dos trabalhadores em educação. “Os nossos filiados vem acompanhando a nossa luta tanto pelo pagamento do precatório quanto pelo pagamento da licença prêmio em pecúnia. Mais uma vez está provado que com a união e o apoio da categoria as vitórias sempre vêm”, disse Manoel.



Autor: Assessoria

 

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 18/10/2014 ás 15:07:00

Suspensa propaganda em que Dilma acusa Aécio de fazer aeroporto em terreno do tio

O relator aplicou ao caso a nova jurisprudência do TSE, firmada pelo Plenário esta semana, a partir da crescente preocupação com a deterioração do nível das peças publicitárias ...

POLíTICA | matéria escrita em 17/10/2014 ás 18:29:00

Confúcio e Expedito estão tecnicamente empatados, aponta Ibope

Confúcio tem 51% e Expedito, 49%. Margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

GERAL | matéria escrita em 17/10/2014 ás 17:36:00

Banco do Povo movimenta R$ 10 milhões em Ji-Paraná e região

Nova agência é inaugurada no 1º Distrito; Empréstimos são realizados pelo banco do Povo com o objetivo de fortalecer a economia...

POLíTICA | matéria escrita em 17/10/2014 ás 17:38:00

TRE media pacto entre candidatos para mudar o rumo das propagandas eleitorais

De acordo com o juiz, esse acordo foi necessário para conscientizar os candidatos e diminuir “o espetáculo de baixarias que vem acontecendo no âmbito estadual e federal” .

POLíTICA | matéria escrita em 17/10/2014 ás 17:33:00

Prefeito Dúlcio entra na Onda Amarela em apoio à Confúcio

Além do corpo a corpo, Confúcio participou de uma grande carreata pelas principais ruas de Guajará-Mirim.

GERAL | matéria escrita em 17/10/2014 ás 16:51:00

Cai o endividamento de Porto Velho em setembro

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), de Porto Velho, feita em conjunto pela Fecomércio Rondônia e a Confederação Nacional do Comércio de Bens...

POLíTICA | matéria escrita em 17/10/2014 ás 16:54:00

Ricardo Sá refuta acusações de Batista contra sua pessoa por serem inverídicas e infundadas

"DESCONHEÇO qualquer espécie de núcleos com fim escusos, citados segundo os sites, pelo Sr. Batista, formados por quem quer que seja como afirmado".

GERAL | matéria escrita em 17/10/2014 ás 16:46:00

Final do Campeonato Interdistrital de Futebol de campo de Porto Velho será sábado (18)

Às 16h será o jogo entre São Sebastião e Caxarari pela categoria masculina. Os times femininos de Calama e Nova Califórnia jogam às 17h e os de Nova Mutum...

GERAL | matéria escrita em 17/10/2014 ás 16:45:00

Fontes de credibilidade são caminho para superação de crise no jornalismo, diz diretora da Fenaj, em palestra no MP

A premiação por categoria será de R$ 3 mil, troféu e certificado. Para a categoria Destaque Acadêmico, não haverá premiação em dinheiro.

GERAL | matéria escrita em 17/10/2014 ás 16:43:00

Semusa lançará grande campanha de prevenção à dengue nesta segunda-feira

O evento acontecerá no Teatro Banzeiros, às 8h30 com a abertura realizada pelo Prefeito Mauro Nazif, Secretário Municipal de Saúde Domingos Fernande...

GERAL | matéria escrita em 17/10/2014 ás 16:12:00

Departamento de Engenharia Civil divulga seleção para professor substituto

As provas acontecerão nos dias 28 de outubro a 4 de novembro, em duas etapas, sendo prova didática e prova de títulos.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 17/10/2014 ás 16:40:00

Oferecidas mais 13 denúncias pelo Ministério Público de Rondônia contra envolvidos na Operação Luminus

As novas denúncias envolvem, além do ex-presidente da Emdur, Mario Sergio, os servidores públicos Wilson Gomes Lopes, Wilson Gondim Filho, Walter Fernandes Ferreira, Vera Lúcia da Silva...

GERAL | matéria escrita em 17/10/2014 ás 16:09:00

Biblioteca Francisco Meirelles recebe livros e brinquedos para crianças do Baixo Madeira

Atendendo ao chamado do projeto, os irmãos Rafael e Ricardo Setton, 9 e 8 anos, foram até a Biblioteca nesta quinta-feira, 16 de outubro, entregar livros e brinquedos...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 17/10/2014 ás 16:08:00

Banco Santander é condenado ao pagamento de indenização a trabalhador por assédio moral

Em depoimento, testemunha afirmou que outros empregados presenciaram o gerente geral chamando o reclamante de "burro" entre outras formas de pressão e constrangimento...

GERAL | matéria escrita em 17/10/2014 ás 16:07:00

Fundação Cultural de Porto Velho muda de endereço

A partir da próxima segunda-feira (20), a Fundação Cultural de Porto Velho passa a atender em novo endereço, na Rua Elias Gorayeb, esquina com a Avenida Dom Pedro II.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 SRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Gonçalves Dias, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com