27/11/2012 - 17h36min - Atualizado em 27/11/2012 - 17h36min

SINTERO - Projetos de Lei da Licença Prêmio e dos Precatórios já estão na ALE

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido...

Já estão na Assembleia Legislativa de Rondônia os dois Projetos de Lei mais aguardados pelos trabalhadores em educação. As Mensagens encaminhando o Projeto de Lei que autoriza a conversão de Licença Prêmio em pecúnia, e o Projeto de Lei dos Precatórios, foram encaminhadas pelo governo do Estado à Casa de Leis após reunião da diretoria do Sintero com o governador Confúcio Moura, da qual participaram a secretária de Estado da Educação, o secretário Chefe da Casa Civil e a Procuradora Geral do Estado.

Nesta terça-feira, 27/11, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, manteve contato com o Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edson Martins, oportunidade em que solicitou ao parlamentar empenho para uma rápida tramitação e votação dos Projetos de Lei.

Manoel explicou ao deputado que a aprovação das duas matérias atende aos anseios não só dos trabalhadores em educação, mas de todo o funcionalismo público estadual, visto que uma lei possibilitará a retomada do pagamento da licença prêmio em pecúnia, e a outra destravará o pagamento dos precatórios estaduais.

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido possível.

Licença Prêmio

O Projeto de Lei da Licença Prêmio altera o artigo 123 da Lei Complementar nº 68, de 9 de dezembro de 1992. Com a nova redação, a Lei permitirá que o servidor na ativa, ao completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia.

Com a aprovação e sanção dessa Lei, a Seduc retomará o pagamento da Licença Prêmio suspenso em agosto, conforme compromisso firmado pela secretária Izabel da Luz durante audiência do Sintero com o governador Confúcio Moura. Na ocasião o governador afirmou que o pagamento não terá problemas quanto ao orçamento, já que os recursos são próprios da educação.

Precatórios

Já o Projeto de Lei dos precatórios é uma antiga reivindicação do Sintero e mereceu, inclusive, uma mobilização conjunta do Sintero com o Sinsepol e o Sindsaúde, com manifestações e passeatas de protesto.

O PL tem a finalidade de autorizar a flexibilização do pagamento dos precatórios resultantes de ações judiciais dos servidores estaduais. Quando estiver aprovada e sancionada, a Lei vai autorizar que seja utilizada a metade dos recursos destinados aos precatórios para que sejam realizados acordos diretos com os credores. Assim os servidores que possuem precatórios de natureza alimentar, poderão receber os seus créditos mais rápido do que se tivessem que esperar na fila única, como funciona hoje.

Por lei, o governo deposita mensalmente 1,5% das receitas correntes líquidas em uma conta judicial para pagamento de precatórios. Atualmente o Sintero vem cobrando o pagamento dos precatórios da ação do salário mínimo dos Técnicos Administrativos e da ação do salário mínimo dos Professores.

O advogado do Sintero, Hélio Vieira, explicou que o envio do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa representa uma vitória importante dos trabalhadores em educação e dos servidores de uma forma geral, mas observou que o parágrafo 2º do artigo 1º ainda precisa de uma interpretação mais clara ou uma adequação.

O referido parágrafo veta acordo sobre parte do valor devido a um mesmo credor, devendo o acordo abranger a totalidade do crédito. Para o advogado Hélio Vieira existe uma diferença se o credor for considerado o servidor, individualmente, ou se for considerado o sindicato, como autor da ação.

“Essa preocupação será por nós manifestada antes da aprovação da lei para que os servidores não sejam prejudicados em uma futura negociação dos precatórios”, disse o advogado.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, disse que o sindicato vai acompanhar de perto a tramitação dos dois Projetos pois os servidores aguardam ansiosos pelo direito de receberem a licença prêmio e os precatórios.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, destacou que esse é mais um resultado positivo da união e da luta dos trabalhadores em educação. “Os nossos filiados vem acompanhando a nossa luta tanto pelo pagamento do precatório quanto pelo pagamento da licença prêmio em pecúnia. Mais uma vez está provado que com a união e o apoio da categoria as vitórias sempre vêm”, disse Manoel.



Autor: Assessoria

 

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 22/07/2014 ás 16:28:00

Resenha política

Robson Oliveira

GERAL | matéria escrita em 22/07/2014 ás 16:25:00

Juiz determina 15 dias de detenção a ex-secretário por desobediência

Ele foi condenado a 15 dias de detenção, além de pagamento de 10 dias multa.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/07/2014 ás 11:29:00

Comarca de Ji-Paraná realiza 1º Mutirão DPVAT

O mutirão reuniu processos de quatro Varas Cíveis daquela comarca, todos movidos em face da Seguradora Líder dos Consórcios de Seguro DPVAT S/A.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/07/2014 ás 11:28:00

Emeron realiza palestra "Os Magistrados e a Judicialização do Direito à Saúde"

Tem publicações sobre Direito Ambiental e outros ramos do Direito, livros e artigos em revistas especializadas no Brasil e no exterior.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/07/2014 ás 11:27:00

Negado provimento à apelação de réu condenado por roubo

Ele terá de cumprir mais de sete anos de reclusão..

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 22/07/2014 ás 11:25:00

2ª Câmara Criminal do TJRO mantém preso acusado de matar sua companheira

No habeas corpus, a defesa alegou que seu cliente é primário, trabalhador rural, possui residência fixa e bons antecedentes.

GERAL | matéria escrita em 22/07/2014 ás 11:19:00

Sema apresenta projetos para comunidade do Lago Cuniã

No ano passado, com a diminuição da espécie na região, a Cooperativa dos Agricultores e Pescadores do Lago do Cuniã.

GERAL | matéria escrita em 22/07/2014 ás 11:15:00

Emdur conclui serviços no Nacional e envia equipes para o Bairro Cohab

Ainda nesta semana é esperada a finalização dos serviços no Bairro Cohab e o início dos trabalhos no Bairro Lagoinha, previstos para inicio no dia 23.

GERAL | matéria escrita em 22/07/2014 ás 10:19:00

MPF recomenda que Superintendência do Trabalho faça Mutirão do Trabalhador

Mutirão deve ser realizado no máximo 45 dias para atender de forma urgente os usuários da Superintendência Regional do Trabalho em Ariquemes.

GERAL | matéria escrita em 22/07/2014 ás 11:01:00

Da Ferrovia do Diabo a Construção das Usinas do Madeira

Mais de um século depois... Estão terminando duas grandes Usinas... Por cima de parte dos restos mortais da estrada Madeira Mamoré... Estão sendo erguidas as duas meninas...

GERAL | matéria escrita em 22/07/2014 ás 10:09:00

Prefeito recebe comissão de moradores do Bairro Floresta

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, junto ao secretário Edemilson Lemos e uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária (Semur).

GERAL | matéria escrita em 22/07/2014 ás 10:01:00

Projeto inovador integra criação de pirarucu com fertirrigação

Em meio a plantações de frutas, verduras e legumes, ele cuida de uma unidade demonstrativa de criação de um dos maiores peixes de água doce do mundo: o pirarucu.

POLíTICA | matéria escrita em 21/07/2014 ás 22:41:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

Julgamento de Expedito é o mais aguardado dessa eleição.

GERAL | matéria escrita em 21/07/2014 ás 16:43:00

Câncer institucional - Governo de Rondônia descumpre lei federal e expõe servidores a risco de morte

Servidores são expostos à radiação ionizante além do recomendado e ficam suscetíveis a alterações genéticas e ao desenvolvimento de doenças como câncer, anemia, pneumonia...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/07/2014 ás 16:24:00

Datafolha: OAB é a instituição de maior credibilidade

“O índice elevado de aprovação demonstra que a entidade está num bom caminho”, avalia Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente nacional da OAB.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 SRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Gonçalves Dias, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com