27/11/2012 - 17h36min - Atualizado em 27/11/2012 - 17h36min

SINTERO - Projetos de Lei da Licença Prêmio e dos Precatórios já estão na ALE

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido...

Já estão na Assembleia Legislativa de Rondônia os dois Projetos de Lei mais aguardados pelos trabalhadores em educação. As Mensagens encaminhando o Projeto de Lei que autoriza a conversão de Licença Prêmio em pecúnia, e o Projeto de Lei dos Precatórios, foram encaminhadas pelo governo do Estado à Casa de Leis após reunião da diretoria do Sintero com o governador Confúcio Moura, da qual participaram a secretária de Estado da Educação, o secretário Chefe da Casa Civil e a Procuradora Geral do Estado.

Nesta terça-feira, 27/11, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, manteve contato com o Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edson Martins, oportunidade em que solicitou ao parlamentar empenho para uma rápida tramitação e votação dos Projetos de Lei.

Manoel explicou ao deputado que a aprovação das duas matérias atende aos anseios não só dos trabalhadores em educação, mas de todo o funcionalismo público estadual, visto que uma lei possibilitará a retomada do pagamento da licença prêmio em pecúnia, e a outra destravará o pagamento dos precatórios estaduais.

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido possível.

Licença Prêmio

O Projeto de Lei da Licença Prêmio altera o artigo 123 da Lei Complementar nº 68, de 9 de dezembro de 1992. Com a nova redação, a Lei permitirá que o servidor na ativa, ao completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia.

Com a aprovação e sanção dessa Lei, a Seduc retomará o pagamento da Licença Prêmio suspenso em agosto, conforme compromisso firmado pela secretária Izabel da Luz durante audiência do Sintero com o governador Confúcio Moura. Na ocasião o governador afirmou que o pagamento não terá problemas quanto ao orçamento, já que os recursos são próprios da educação.

Precatórios

Já o Projeto de Lei dos precatórios é uma antiga reivindicação do Sintero e mereceu, inclusive, uma mobilização conjunta do Sintero com o Sinsepol e o Sindsaúde, com manifestações e passeatas de protesto.

O PL tem a finalidade de autorizar a flexibilização do pagamento dos precatórios resultantes de ações judiciais dos servidores estaduais. Quando estiver aprovada e sancionada, a Lei vai autorizar que seja utilizada a metade dos recursos destinados aos precatórios para que sejam realizados acordos diretos com os credores. Assim os servidores que possuem precatórios de natureza alimentar, poderão receber os seus créditos mais rápido do que se tivessem que esperar na fila única, como funciona hoje.

Por lei, o governo deposita mensalmente 1,5% das receitas correntes líquidas em uma conta judicial para pagamento de precatórios. Atualmente o Sintero vem cobrando o pagamento dos precatórios da ação do salário mínimo dos Técnicos Administrativos e da ação do salário mínimo dos Professores.

O advogado do Sintero, Hélio Vieira, explicou que o envio do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa representa uma vitória importante dos trabalhadores em educação e dos servidores de uma forma geral, mas observou que o parágrafo 2º do artigo 1º ainda precisa de uma interpretação mais clara ou uma adequação.

O referido parágrafo veta acordo sobre parte do valor devido a um mesmo credor, devendo o acordo abranger a totalidade do crédito. Para o advogado Hélio Vieira existe uma diferença se o credor for considerado o servidor, individualmente, ou se for considerado o sindicato, como autor da ação.

“Essa preocupação será por nós manifestada antes da aprovação da lei para que os servidores não sejam prejudicados em uma futura negociação dos precatórios”, disse o advogado.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, disse que o sindicato vai acompanhar de perto a tramitação dos dois Projetos pois os servidores aguardam ansiosos pelo direito de receberem a licença prêmio e os precatórios.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, destacou que esse é mais um resultado positivo da união e da luta dos trabalhadores em educação. “Os nossos filiados vem acompanhando a nossa luta tanto pelo pagamento do precatório quanto pelo pagamento da licença prêmio em pecúnia. Mais uma vez está provado que com a união e o apoio da categoria as vitórias sempre vêm”, disse Manoel.



Autor: Assessoria

 

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 25/07/2016 ás 18:14:00

MP obtém liminar que indisponibiliza parcialmente bens de prefeito de Nova Brasilândia

Para quitar o débito ilegal, consta que houve licitação dirigida para esse fim, com a tentativa de supostamente legalizar o débito. 

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 25/07/2016 ás 18:07:00

TJ-Rondônia mantém condenação de clínica  que causou queimaduras de segundo grau em mulher  durante sessão de clareamento de pele

Na sua defesa, a clínica culpou a vítima pelas queimaduras.

POLíTICA | matéria escrita em 25/07/2016 ás 15:55:00

Vilhena: Convenção que deve confirmar “Japonês” à prefeitura definida para 03 de agosto

Entre as agremiações partidárias que já consolidaram apoio ao empresário estão PRB, PP, SD e PV. Entretanto, segundo os idealizadores, a expectativa é mais de 12 siglas apoiem Eduardo.

POLíTICA | matéria escrita em 25/07/2016 ás 15:33:00

MP, TRE e OAB iniciam campanha Votar é Legal para conscientização de jovens eleitores

A partir de 1º de agosto, a campanha será levada a escolas públicas municipais e estaduais, com a participação de voluntários que promoverão a conscientização dos alunos do Ensino Médio ...

POLíCIA | matéria escrita em 25/07/2016 ás 15:30:00

Grade curricular de formação da Polícia Civil passa a contar com mais três disciplinas obrigatórias

Segundo o Diretor da Academia de Polícia Civil, Delegado Túlio Anderson Rodrigues da Costa, a inserção dessas disciplinas na grade curricular no curso de formação e aperfeiçoamento tem como objetivo preparar melhor o servidor da Polícia Civil ...

POLíTICA | matéria escrita em 25/07/2016 ás 15:15:00

Maurão intervém para minimizar impactos causados pela redução do repasse do ICMS

Além de reclamarem dos valores repassados, prefeitos terão que devolver dinheiro do imposto.

POLíTICA | matéria escrita em 25/07/2016 ás 15:12:00

Produtores rurais pedem socorro ao deputado Maurão para evitar conflito agrário

Invasores apontaram armas para o dono da terra, queimaram pasto e mataram 500 cabeças de gado.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 25/07/2016 ás 14:52:00

Procuradores do Trabalho em Rondônia e Acre têm vitaliciamento confirmado

Após aprovação no estágio probatório, os Procuradores do Trabalho passam a ser detentores da garantia constitucional da vitaliciedade.

GERAL | matéria escrita em 25/07/2016 ás 14:45:00

Povo Paiter Suruí inaugura primeiro museu de Rondônia dentro de uma terra indígena

Instalado em uma casa tradicional, de palha de babaçu, feita pelos mais jovens com a supervisão de anciãos, o museu expõe panelas de barro, cestos diversos ...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 25/07/2016 ás 14:23:00

CNJ recebe inscrições para novo curso de instrutores em mediação

Coordenado pela Comissão Permanente de Acesso à Justiça e Cidadania, o curso será ministrado em Brasília, com aulas no período de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas. A carga horária total é de 40 horas.

POLíTICA | matéria escrita em 25/07/2016 ás 14:10:00

PMDB e Democratas fecham acordo para a Prefeitura de Ariquemes

Até o momento, dez siglas partidárias (PMDB, DEM, PSDC, PP, PPS, PHS, PTC, PSL, PMN e PT do B) homologaram, em aliança majoritária, as candidaturas de Thiago Flores (PMDB) e Lucas Follador (Democratas) .

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 25/07/2016 ás 14:06:00

Gerdau indenizará pais e irmãos de empregado lançado em forno a 700 graus

Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, ao julgar embargos declaratórios, manteve seu entendimento quanto ao cabimento da indenização, fixada em R$ 200 mil para os pais e R$ 25 mil para cada irmão.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 25/07/2016 ás 13:54:00

Saiba como a legislação trata do namoro, da união estável e do casamento. VÍDEO

Esclarece ainda se é cabível indenização em caso de rompimento do noivado, qual impacto legal das publicações em redes sociais sobre o status do relacionamento, se a traição é considerada crime e se há direitos atribuíveis a amantes.

GERAL | matéria escrita em 25/07/2016 ás 13:37:00

Pavimentação asfáltica no Bairro Ronaldo Aragão, em Porto Velho, chega a 50% de execução

O Bairro Ronaldo Aragão, localizado na zona leste de Porto Velho, está recebendo a pavimentação asfáltica, esperada pelos moradores que sofriam com muita poeira no período de estiagem e lama no período de chuvoso.

GERAL | matéria escrita em 25/07/2016 ás 13:30:00

Corrida do Milhão Stock Car é o prêmio da promoção Pais Porto Velho Shopping 2016

Os três ganhadores poderão levar um acompanhante cada para assistir a corrida em São Paulo.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 SRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Gonçalves Dias, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com