27/11/2012 - 17h36min - Atualizado em 27/11/2012 - 17h36min

SINTERO - Projetos de Lei da Licença Prêmio e dos Precatórios já estão na ALE

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido...

Já estão na Assembleia Legislativa de Rondônia os dois Projetos de Lei mais aguardados pelos trabalhadores em educação. As Mensagens encaminhando o Projeto de Lei que autoriza a conversão de Licença Prêmio em pecúnia, e o Projeto de Lei dos Precatórios, foram encaminhadas pelo governo do Estado à Casa de Leis após reunião da diretoria do Sintero com o governador Confúcio Moura, da qual participaram a secretária de Estado da Educação, o secretário Chefe da Casa Civil e a Procuradora Geral do Estado.

Nesta terça-feira, 27/11, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, manteve contato com o Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edson Martins, oportunidade em que solicitou ao parlamentar empenho para uma rápida tramitação e votação dos Projetos de Lei.

Manoel explicou ao deputado que a aprovação das duas matérias atende aos anseios não só dos trabalhadores em educação, mas de todo o funcionalismo público estadual, visto que uma lei possibilitará a retomada do pagamento da licença prêmio em pecúnia, e a outra destravará o pagamento dos precatórios estaduais.

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido possível.

Licença Prêmio

O Projeto de Lei da Licença Prêmio altera o artigo 123 da Lei Complementar nº 68, de 9 de dezembro de 1992. Com a nova redação, a Lei permitirá que o servidor na ativa, ao completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia.

Com a aprovação e sanção dessa Lei, a Seduc retomará o pagamento da Licença Prêmio suspenso em agosto, conforme compromisso firmado pela secretária Izabel da Luz durante audiência do Sintero com o governador Confúcio Moura. Na ocasião o governador afirmou que o pagamento não terá problemas quanto ao orçamento, já que os recursos são próprios da educação.

Precatórios

Já o Projeto de Lei dos precatórios é uma antiga reivindicação do Sintero e mereceu, inclusive, uma mobilização conjunta do Sintero com o Sinsepol e o Sindsaúde, com manifestações e passeatas de protesto.

O PL tem a finalidade de autorizar a flexibilização do pagamento dos precatórios resultantes de ações judiciais dos servidores estaduais. Quando estiver aprovada e sancionada, a Lei vai autorizar que seja utilizada a metade dos recursos destinados aos precatórios para que sejam realizados acordos diretos com os credores. Assim os servidores que possuem precatórios de natureza alimentar, poderão receber os seus créditos mais rápido do que se tivessem que esperar na fila única, como funciona hoje.

Por lei, o governo deposita mensalmente 1,5% das receitas correntes líquidas em uma conta judicial para pagamento de precatórios. Atualmente o Sintero vem cobrando o pagamento dos precatórios da ação do salário mínimo dos Técnicos Administrativos e da ação do salário mínimo dos Professores.

O advogado do Sintero, Hélio Vieira, explicou que o envio do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa representa uma vitória importante dos trabalhadores em educação e dos servidores de uma forma geral, mas observou que o parágrafo 2º do artigo 1º ainda precisa de uma interpretação mais clara ou uma adequação.

O referido parágrafo veta acordo sobre parte do valor devido a um mesmo credor, devendo o acordo abranger a totalidade do crédito. Para o advogado Hélio Vieira existe uma diferença se o credor for considerado o servidor, individualmente, ou se for considerado o sindicato, como autor da ação.

“Essa preocupação será por nós manifestada antes da aprovação da lei para que os servidores não sejam prejudicados em uma futura negociação dos precatórios”, disse o advogado.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, disse que o sindicato vai acompanhar de perto a tramitação dos dois Projetos pois os servidores aguardam ansiosos pelo direito de receberem a licença prêmio e os precatórios.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, destacou que esse é mais um resultado positivo da união e da luta dos trabalhadores em educação. “Os nossos filiados vem acompanhando a nossa luta tanto pelo pagamento do precatório quanto pelo pagamento da licença prêmio em pecúnia. Mais uma vez está provado que com a união e o apoio da categoria as vitórias sempre vêm”, disse Manoel.



Autor: Assessoria

 

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 28/02/2015 ás 13:20:00

Mudanças no seguro-desemprego valem para demitidos a partir deste sábado

Com as novas regras do seguro-desemprego, o trabalhador terá que comprovar vínculo com o empregador por pelo menos 18 meses nos 24 meses anteriores, na primeira vez em que requerer o benefício.

POLíCIA | matéria escrita em 28/02/2015 ás 13:06:00

PM reforça policiamento no Espaço Alternativo

O policiamento será feito em várias modalidades: ciclo patrulha, rádio patrulha, patrulhas táticos móveis PATAMO, policiamento com Motocicletas e a pé.

GERAL | matéria escrita em 28/02/2015 ás 09:36:00

Estação de Tratamento de Esgoto instalada em Cacaulândia passa por testes

O investimento viabilizado pela Funasa, através de convênio, somente nessa obra, ultrapassa R$ 10 milhões.

GERAL | matéria escrita em 28/02/2015 ás 08:48:00

MPF em Rondônia investiga possível assédio sexual a estudantes do IFRO

Os fatos foram apurados em inquérito da Polícia Federal.

GERAL | matéria escrita em 28/02/2015 ás 08:33:00

Rondônia: MPF investiga denúncia de desvio de dinheiro e corrupção no programa Minha Casa, Minha Vida

A investigação foi determinada, por meio de portaria, pelo procurador da República Jairo da Silva, que considerou graves os fatos relatados na denúncia.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/02/2015 ás 07:24:00

Abertura do Mês da Mulher no Judiciário de RO será em Ji-Paraná

O simpósio “Paz em Casa” será realizado no auditório do SEJUSC.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/02/2015 ás 07:21:00

Escritório Digital, plataforma integrada do PJe, entra em teste

O projeto está sendo desenvolvido desde dezembro em parceria entre as duas instituições. Na reunião de quinta-feira (26), foi apresentado o protótipo da plataforma.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/02/2015 ás 07:19:00

OAB lança campanha em defesa do Exame de Ordem

Leia, abaixo, o texto da campanha pela manutenção do Exame de Ordem, elaborado pela diretoria nacional da OAB.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/02/2015 ás 07:13:00

Com avanços para a advocacia pública, novo Código de Processo Civil foi para sanção presidencial

Uma alteração importante no texto do código obtida pelo grupo de trabalho da AGU, por exemplo, é a que diz respeito ao pagamento de honorários advocatícios.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 28/02/2015 ás 07:11:00

Cooperativa é condenada por usar extratos bancários de empregado como prova na JT

Em 2008, a cooperativa juntou os extratos bancários do trabalhador em uma reclamação trabalhista com o objetivo de comprovar o pagamento de despesas com a utilização de veículo particular em serviço.

GERAL | matéria escrita em 28/02/2015 ás 07:06:00

Cartilha apresenta novas regras do seguro-desemprego e do abono salarial

As alterações no seguro-desemprego foram anunciadas em dezembro do ano passado e começam a valer para quem for demitido a partir deste sábado (28).

POLíTICA | matéria escrita em 28/02/2015 ás 06:55:00

Votação da reforma política deve começar na próxima semana no Senado

Alguns pontos que serão colocados imediatamente em votação, como a desincompatibilização dos cargos do Executivo para se candidatarem à reeleição e o fim do voto proporcional para vereadores e deputados em cidades com mais de 200 mil habitantes.

GERAL | matéria escrita em 28/02/2015 ás 06:52:00

Inscrições para o Prêmio CNI de Jornalismo 2015 vão até 27 de maio

Podem concorrer trabalhos jornalísticos veiculados em jornais, revistas, TVs, rádios, sites e blogs entre os dias 1º de junho de 2014 e 25 de maio deste ano.

GERAL | matéria escrita em 28/02/2015 ás 06:49:00

União e estados querem promover mudanças na legislação para enfrentar crime organizado

Ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, comandou a reunião com secretários de Segurança de todos os estados para discutir ações de combate ao crime organizado.

GERAL | matéria escrita em 28/02/2015 ás 06:47:00

Meninas de unidades socioeducativas de Porto Velho contam que querem vida nova

Em Rondônia, houve avanços nas propostas socioeducativas, explica Otacílio Guimarães, gerente-geral do Sistema de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 SRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Gonçalves Dias, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com