27/11/2012 - 17h36min - Atualizado em 27/11/2012 - 17h36min

SINTERO - Projetos de Lei da Licença Prêmio e dos Precatórios já estão na ALE

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido...

Já estão na Assembleia Legislativa de Rondônia os dois Projetos de Lei mais aguardados pelos trabalhadores em educação. As Mensagens encaminhando o Projeto de Lei que autoriza a conversão de Licença Prêmio em pecúnia, e o Projeto de Lei dos Precatórios, foram encaminhadas pelo governo do Estado à Casa de Leis após reunião da diretoria do Sintero com o governador Confúcio Moura, da qual participaram a secretária de Estado da Educação, o secretário Chefe da Casa Civil e a Procuradora Geral do Estado.

Nesta terça-feira, 27/11, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, manteve contato com o Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edson Martins, oportunidade em que solicitou ao parlamentar empenho para uma rápida tramitação e votação dos Projetos de Lei.

Manoel explicou ao deputado que a aprovação das duas matérias atende aos anseios não só dos trabalhadores em educação, mas de todo o funcionalismo público estadual, visto que uma lei possibilitará a retomada do pagamento da licença prêmio em pecúnia, e a outra destravará o pagamento dos precatórios estaduais.

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido possível.

Licença Prêmio

O Projeto de Lei da Licença Prêmio altera o artigo 123 da Lei Complementar nº 68, de 9 de dezembro de 1992. Com a nova redação, a Lei permitirá que o servidor na ativa, ao completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia.

Com a aprovação e sanção dessa Lei, a Seduc retomará o pagamento da Licença Prêmio suspenso em agosto, conforme compromisso firmado pela secretária Izabel da Luz durante audiência do Sintero com o governador Confúcio Moura. Na ocasião o governador afirmou que o pagamento não terá problemas quanto ao orçamento, já que os recursos são próprios da educação.

Precatórios

Já o Projeto de Lei dos precatórios é uma antiga reivindicação do Sintero e mereceu, inclusive, uma mobilização conjunta do Sintero com o Sinsepol e o Sindsaúde, com manifestações e passeatas de protesto.

O PL tem a finalidade de autorizar a flexibilização do pagamento dos precatórios resultantes de ações judiciais dos servidores estaduais. Quando estiver aprovada e sancionada, a Lei vai autorizar que seja utilizada a metade dos recursos destinados aos precatórios para que sejam realizados acordos diretos com os credores. Assim os servidores que possuem precatórios de natureza alimentar, poderão receber os seus créditos mais rápido do que se tivessem que esperar na fila única, como funciona hoje.

Por lei, o governo deposita mensalmente 1,5% das receitas correntes líquidas em uma conta judicial para pagamento de precatórios. Atualmente o Sintero vem cobrando o pagamento dos precatórios da ação do salário mínimo dos Técnicos Administrativos e da ação do salário mínimo dos Professores.

O advogado do Sintero, Hélio Vieira, explicou que o envio do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa representa uma vitória importante dos trabalhadores em educação e dos servidores de uma forma geral, mas observou que o parágrafo 2º do artigo 1º ainda precisa de uma interpretação mais clara ou uma adequação.

O referido parágrafo veta acordo sobre parte do valor devido a um mesmo credor, devendo o acordo abranger a totalidade do crédito. Para o advogado Hélio Vieira existe uma diferença se o credor for considerado o servidor, individualmente, ou se for considerado o sindicato, como autor da ação.

“Essa preocupação será por nós manifestada antes da aprovação da lei para que os servidores não sejam prejudicados em uma futura negociação dos precatórios”, disse o advogado.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, disse que o sindicato vai acompanhar de perto a tramitação dos dois Projetos pois os servidores aguardam ansiosos pelo direito de receberem a licença prêmio e os precatórios.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, destacou que esse é mais um resultado positivo da união e da luta dos trabalhadores em educação. “Os nossos filiados vem acompanhando a nossa luta tanto pelo pagamento do precatório quanto pelo pagamento da licença prêmio em pecúnia. Mais uma vez está provado que com a união e o apoio da categoria as vitórias sempre vêm”, disse Manoel.



Autor: Assessoria

 

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 30/08/2014 ás 16:20:00

PF prende duas pessoas acusadas de tentar extorquir o prefeito Alex Testoni em R$ 50 mil

A PF estava monitorando, com autorização da Justiça , todos os passos das duas pessoas que foram presas em flagrante.

POLíTICA | matéria escrita em 30/08/2014 ás 16:07:00

Objeto de mito, voto nulo não invalida eleição

O boato circula na internet há anos e ganha força durante o período eleitoral.

GERAL | matéria escrita em 30/08/2014 ás 16:03:00

Medidas preventivas podem evitar 90% dos acidentes com crianças

Prevenção de acidentes deve começar cedo, alertam especialistas.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 30/08/2014 ás 16:00:00

STF decide questões trabalhistas apresentadas em 1.672 processos

O tribunal havia reconhecido o direito de um servidor de receber gratificação prevista em lei municipal, pelo princípio da isonomia, mesmo sem preencher os requisitos legais.

POLíTICA | matéria escrita em 30/08/2014 ás 15:54:00

Acir lidera caminhada em Porto Velho

Acir percorreu boa parte do trajeto falando ao microfone. Ele saudou os comerciantes e populares e falou dos investimentos de seu mandato em Rondônia.

POLíTICA | matéria escrita em 30/08/2014 ás 15:45:00

Coordenadores dos Jogos Escolares realizam ato de desgravo contra críticas de Jaqueline Cassol ao torneio

Com isso não podemos concordar e protestamos, pois quem reeditou os Joer e fez inovações foi Confúcio Moura, disse a coordenadora.

POLíTICA | matéria escrita em 30/08/2014 ás 15:32:00

Ivone Cassol, candidata ao Senado, se reúne com moradores de bairro em Porto Velho

Ivone foi recebida pelo candidato a deputado estadual Pastor Célio Di Goes (PSL) e por moradores do bairro.

POLíTICA | matéria escrita em 30/08/2014 ás 15:28:00

Em Linhas Gerais: Força de Jaqueline Cassol quebra polarização entre Expedito e Confúcio

Gessi Taborda

GERAL | matéria escrita em 30/08/2014 ás 15:17:00

Dezenas de famílias da Rua Nova Esperança ameaçadas de despejo por uma decisão judicial

Ao todo são 42 famílias, além de uma escola que atende a 144 crianças portadoras de necessidades especiais.

POLíTICA | matéria escrita em 30/08/2014 ás 15:14:00

Primeiros passos para a delinquência...

Pedro Cardoso da Costa

POLíTICA | matéria escrita em 30/08/2014 ás 15:00:00

Quem vende ilusão é o governador, afirma Junior

Expedito Junior disse que o atual governador começou a apelar e desdenhar dos adversários ao invés de explicar a população porque não cumpriu com as promessas feitas quatro anos atrás.

GERAL | matéria escrita em 30/08/2014 ás 10:20:00

Uniron oferece atendimento jurídico e palestras gratuitas em ação social neste sábado

A praça fica localizada na Rua Andreia, esquina com Rua Veleiros, no Bairro Aponiã, Zona Leste da capital.

POLíTICA | matéria escrita em 30/08/2014 ás 10:18:00

Uniron apoia campanha sobre voto consciente promovida pela Justiça Eleitoral

O objetivo do projeto é chamar atenção da população, em especial dos jovens, para que promova a consciência cidadã através do voto responsável.

GERAL | matéria escrita em 30/08/2014 ás 10:15:00

Empresários discutem junto aos representantes da ANTT, Regulamentação para Habilitação Internacional

A nossa ideia é viabilizar esse intercâmbio comercial, fomentando os produtos de Rondônia para o Mercado Andino (Bolívia, Peru e Chile).

GERAL | matéria escrita em 30/08/2014 ás 10:13:00

Hospital de Barretos é beneficiado pelo McDia Feliz no Porto Velho Shopping

aça parte dessa corrente! Compre um Big Mac! E aproveite um dia de alegria.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 SRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Gonçalves Dias, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com