27/11/2012 - 17h36min - Atualizado em 27/11/2012 - 17h36min

SINTERO - Projetos de Lei da Licença Prêmio e dos Precatórios já estão na ALE

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido...

Já estão na Assembleia Legislativa de Rondônia os dois Projetos de Lei mais aguardados pelos trabalhadores em educação. As Mensagens encaminhando o Projeto de Lei que autoriza a conversão de Licença Prêmio em pecúnia, e o Projeto de Lei dos Precatórios, foram encaminhadas pelo governo do Estado à Casa de Leis após reunião da diretoria do Sintero com o governador Confúcio Moura, da qual participaram a secretária de Estado da Educação, o secretário Chefe da Casa Civil e a Procuradora Geral do Estado.

Nesta terça-feira, 27/11, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, manteve contato com o Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edson Martins, oportunidade em que solicitou ao parlamentar empenho para uma rápida tramitação e votação dos Projetos de Lei.

Manoel explicou ao deputado que a aprovação das duas matérias atende aos anseios não só dos trabalhadores em educação, mas de todo o funcionalismo público estadual, visto que uma lei possibilitará a retomada do pagamento da licença prêmio em pecúnia, e a outra destravará o pagamento dos precatórios estaduais.

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido possível.

Licença Prêmio

O Projeto de Lei da Licença Prêmio altera o artigo 123 da Lei Complementar nº 68, de 9 de dezembro de 1992. Com a nova redação, a Lei permitirá que o servidor na ativa, ao completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia.

Com a aprovação e sanção dessa Lei, a Seduc retomará o pagamento da Licença Prêmio suspenso em agosto, conforme compromisso firmado pela secretária Izabel da Luz durante audiência do Sintero com o governador Confúcio Moura. Na ocasião o governador afirmou que o pagamento não terá problemas quanto ao orçamento, já que os recursos são próprios da educação.

Precatórios

Já o Projeto de Lei dos precatórios é uma antiga reivindicação do Sintero e mereceu, inclusive, uma mobilização conjunta do Sintero com o Sinsepol e o Sindsaúde, com manifestações e passeatas de protesto.

O PL tem a finalidade de autorizar a flexibilização do pagamento dos precatórios resultantes de ações judiciais dos servidores estaduais. Quando estiver aprovada e sancionada, a Lei vai autorizar que seja utilizada a metade dos recursos destinados aos precatórios para que sejam realizados acordos diretos com os credores. Assim os servidores que possuem precatórios de natureza alimentar, poderão receber os seus créditos mais rápido do que se tivessem que esperar na fila única, como funciona hoje.

Por lei, o governo deposita mensalmente 1,5% das receitas correntes líquidas em uma conta judicial para pagamento de precatórios. Atualmente o Sintero vem cobrando o pagamento dos precatórios da ação do salário mínimo dos Técnicos Administrativos e da ação do salário mínimo dos Professores.

O advogado do Sintero, Hélio Vieira, explicou que o envio do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa representa uma vitória importante dos trabalhadores em educação e dos servidores de uma forma geral, mas observou que o parágrafo 2º do artigo 1º ainda precisa de uma interpretação mais clara ou uma adequação.

O referido parágrafo veta acordo sobre parte do valor devido a um mesmo credor, devendo o acordo abranger a totalidade do crédito. Para o advogado Hélio Vieira existe uma diferença se o credor for considerado o servidor, individualmente, ou se for considerado o sindicato, como autor da ação.

“Essa preocupação será por nós manifestada antes da aprovação da lei para que os servidores não sejam prejudicados em uma futura negociação dos precatórios”, disse o advogado.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, disse que o sindicato vai acompanhar de perto a tramitação dos dois Projetos pois os servidores aguardam ansiosos pelo direito de receberem a licença prêmio e os precatórios.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, destacou que esse é mais um resultado positivo da união e da luta dos trabalhadores em educação. “Os nossos filiados vem acompanhando a nossa luta tanto pelo pagamento do precatório quanto pelo pagamento da licença prêmio em pecúnia. Mais uma vez está provado que com a união e o apoio da categoria as vitórias sempre vêm”, disse Manoel.



Autor: Assessoria

 

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 28/07/2015 ás 05:01:00

Vacina contra a dengue mostra mais eficácia em maiores de 9 anos

A vacina aguarda registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde março, quando a Sanofi entrou com pedido, mas a agência reguladora não deu prazo para o fim da análise do pedido.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2015 ás 04:48:00

Servidores federais em Rondônia deflagram greve por tempo indeterminado

Nesta terça estão previstas novas deflagrações de greve: Funasa, Ibama, DNIT, SPU e Ministério da Saúde.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2015 ás 04:29:00

Braga: judicializar pagamento da energia pode 'fraturar' estabilidade do setor

Braga esteve com representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que tem ação pronta para ingressar na Justiça contra o pagamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

GERAL | matéria escrita em 28/07/2015 ás 04:22:00

Pacientes com hepatite C terão tratamento com 90% de chance de cura

Todos os anos surgem cerca de 10 mil casos de hepatite C no Brasil. Ao todo, 120 mil casos da doença foram confirmados desde que surgiu o diagnóstico, em 1993.

POLíTICA | matéria escrita em 28/07/2015 ás 04:11:00

Glaucione vistoria serviço de recuperação e limpeza no Riozinho

O Governo do Estado deu aval para o DER, que executou a obra em caráter de urgência.

GERAL | matéria escrita em 28/07/2015 ás 04:07:00

UNIR divulga seleção simplificada para contratação de professores substitutos para o campus de Cacoal

As inscrições devem ser realizadas pessoalmente ou procurador legalmente constituído, de 1º a 8 de agosto de 2015, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 20h.

POLíTICA | matéria escrita em 28/07/2015 ás 04:02:00

Assembleia Legislativa e Fiero firmam termo de cooperação técnica

Maurão de Carvalho assinou o documento, criando grupo de trabalho e estudos para o desenvolvimento.

POLíTICA | matéria escrita em 28/07/2015 ás 03:55:00

Cleiton Roque vistoria trabalho do DER na zona rural

Na oportunidade, o parlamentar enfatizou que com esse trabalho, todos que usufruem da estrada não terão dificuldades em trafegar no período chuvoso.

POLíTICA | matéria escrita em 28/07/2015 ás 03:36:00

Dr. Neidson busca informações sobre cumprimento da lei

Diversas capitais e alguns municípios do país já implementaram a jornada reduzida de trabalho em diversas unidades básicas de saúde.

POLíTICA | matéria escrita em 27/07/2015 ás 19:44:00

Cadê o Ministério Público ? - DIÁRIAS: vereadores de Chupinguaia consomem R$ 100 mil em “turismo político“

Disparado no gasto excessivo com diárias está o presidente da câmara, Valmir Passito (PMDB).

POLíCIA | matéria escrita em 27/07/2015 ás 19:40:00

Acidente na BR 364 matou três pessoas; biomédico foi velado na cidade de Cerejeiras

Choque entre ambulância e automóvel aconteceu na sexta-feira, 24.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/07/2015 ás 19:36:00

Adeus, Zaca: decano dos advogados de Vilhena morre aos 88 anos no Lar dos Idosos

Zacarias morava na instituição há mais de dez anos.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2015 ás 19:20:00

Porto Velho - Moradores fazem protesto na Zona Sul contra obras inacabadas na capital

Segundo moradores, a Caerd quebrou todo o asfalto da rua para fazer uma obra que até hoje não foi concluída.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2015 ás 19:18:00

Hoken inaugura mais uma unidade na cidade de AriquemeS

Nova unidade reforça plano de expansão da rede para a região Norte do Brasil.

GERAL | matéria escrita em 27/07/2015 ás 19:08:00

Morre no Rio de Janeiro o jornalista Antônio Ferreira Alves, o Toniquinho

O jornalista trabalhou em vários veículos de comunicação em Rondônia, como o Diário da Amazônia e a Rede TV Rondônia.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 SRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Gonçalves Dias, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com