27/11/2012 - 17h36min - Atualizado em 27/11/2012 - 17h36min

SINTERO - Projetos de Lei da Licença Prêmio e dos Precatórios já estão na ALE

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido...

Já estão na Assembleia Legislativa de Rondônia os dois Projetos de Lei mais aguardados pelos trabalhadores em educação. As Mensagens encaminhando o Projeto de Lei que autoriza a conversão de Licença Prêmio em pecúnia, e o Projeto de Lei dos Precatórios, foram encaminhadas pelo governo do Estado à Casa de Leis após reunião da diretoria do Sintero com o governador Confúcio Moura, da qual participaram a secretária de Estado da Educação, o secretário Chefe da Casa Civil e a Procuradora Geral do Estado.

Nesta terça-feira, 27/11, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, manteve contato com o Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edson Martins, oportunidade em que solicitou ao parlamentar empenho para uma rápida tramitação e votação dos Projetos de Lei.

Manoel explicou ao deputado que a aprovação das duas matérias atende aos anseios não só dos trabalhadores em educação, mas de todo o funcionalismo público estadual, visto que uma lei possibilitará a retomada do pagamento da licença prêmio em pecúnia, e a outra destravará o pagamento dos precatórios estaduais.

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido possível.

Licença Prêmio

O Projeto de Lei da Licença Prêmio altera o artigo 123 da Lei Complementar nº 68, de 9 de dezembro de 1992. Com a nova redação, a Lei permitirá que o servidor na ativa, ao completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia.

Com a aprovação e sanção dessa Lei, a Seduc retomará o pagamento da Licença Prêmio suspenso em agosto, conforme compromisso firmado pela secretária Izabel da Luz durante audiência do Sintero com o governador Confúcio Moura. Na ocasião o governador afirmou que o pagamento não terá problemas quanto ao orçamento, já que os recursos são próprios da educação.

Precatórios

Já o Projeto de Lei dos precatórios é uma antiga reivindicação do Sintero e mereceu, inclusive, uma mobilização conjunta do Sintero com o Sinsepol e o Sindsaúde, com manifestações e passeatas de protesto.

O PL tem a finalidade de autorizar a flexibilização do pagamento dos precatórios resultantes de ações judiciais dos servidores estaduais. Quando estiver aprovada e sancionada, a Lei vai autorizar que seja utilizada a metade dos recursos destinados aos precatórios para que sejam realizados acordos diretos com os credores. Assim os servidores que possuem precatórios de natureza alimentar, poderão receber os seus créditos mais rápido do que se tivessem que esperar na fila única, como funciona hoje.

Por lei, o governo deposita mensalmente 1,5% das receitas correntes líquidas em uma conta judicial para pagamento de precatórios. Atualmente o Sintero vem cobrando o pagamento dos precatórios da ação do salário mínimo dos Técnicos Administrativos e da ação do salário mínimo dos Professores.

O advogado do Sintero, Hélio Vieira, explicou que o envio do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa representa uma vitória importante dos trabalhadores em educação e dos servidores de uma forma geral, mas observou que o parágrafo 2º do artigo 1º ainda precisa de uma interpretação mais clara ou uma adequação.

O referido parágrafo veta acordo sobre parte do valor devido a um mesmo credor, devendo o acordo abranger a totalidade do crédito. Para o advogado Hélio Vieira existe uma diferença se o credor for considerado o servidor, individualmente, ou se for considerado o sindicato, como autor da ação.

“Essa preocupação será por nós manifestada antes da aprovação da lei para que os servidores não sejam prejudicados em uma futura negociação dos precatórios”, disse o advogado.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, disse que o sindicato vai acompanhar de perto a tramitação dos dois Projetos pois os servidores aguardam ansiosos pelo direito de receberem a licença prêmio e os precatórios.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, destacou que esse é mais um resultado positivo da união e da luta dos trabalhadores em educação. “Os nossos filiados vem acompanhando a nossa luta tanto pelo pagamento do precatório quanto pelo pagamento da licença prêmio em pecúnia. Mais uma vez está provado que com a união e o apoio da categoria as vitórias sempre vêm”, disse Manoel.



Autor: Assessoria

 

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
GERAL | matéria escrita em 13/09/2014 ás 21:41:00

Concurso/Sesau - Candidatos que pagaram inscrição e não foram incluídos na lista podem fazer prova neste domingo

Isso só foi possível mediante liminar concedida na noite deste sábado,13, pela juíza Sandra Silvestre, resultado da ação civil pública interposta pela Defensoria Pública do Estado (DPE-RO).

POLíTICA | matéria escrita em 12/09/2014 ás 19:07:00

Com morte de Jerônimo, Rondônia perde uma de suas mais vigorosas lideranças, diz Glomaron

A Glomaron lamenta o falecimento de Jerônimo, que reclamava do abandono daqueles a quem ele ajudou durante sua caminhada política e sem muitas posses. “

POLíTICA | matéria escrita em 12/09/2014 ás 19:04:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

Empresário nega ter feito doação a candidato.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 12/09/2014 ás 18:59:00

Justiça do Trabalho divulga maiores devedores trabalhistas em Rondônia e Acre

CONFIRA O LISTÃO.

POLíTICA | matéria escrita em 12/09/2014 ás 18:47:00

Corpo do primeiro governador eleito de Rondônia foi sepultado nesta sexta, em Brasília

Jerônimo Santana governou para os menos favorecidos , diz Raupp.

GERAL | matéria escrita em 12/09/2014 ás 17:30:00

Concurso Mulher nota 100 seleciona escultura para o Prêmio Mulher de Destaque

Para a confecção de tal objeto, a Fundação Cultural em parceria com o Conselho, realizou o concurso “Mulher nota 100”

GERAL | matéria escrita em 12/09/2014 ás 17:29:00

Comitê define programação da Semana Nacional de Trânsito em Porto Velho

Durante a abertura, que acontecerá no auditório da Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnologia de Rondônia (Fatec/RO)

GERAL | matéria escrita em 12/09/2014 ás 17:27:00

Câmpus Porto Velho Calama sedia Olimpíada de Robótica

“É um trabalho muito interessante. E vale a pena ser estimulado nas escolas”, argumenta a professora.

GERAL | matéria escrita em 12/09/2014 ás 17:26:00

Semob prossegue com obras de pavimentação de ruas de Porto Velho

Além das ruas Espírito Santo, Janaura, Junquilho e o trecho da Bartolomeu Pereira entre as vias Serra da Cotia e Angico, que foram asfaltadas semana passada

GERAL | matéria escrita em 12/09/2014 ás 17:24:00

Semes se prepara para as atividades referentes à Semana do Idoso

Entre as atividades que estão sendo preparadas para a Semana do Idoso, constam gincanas, jogos de mesa, vôlei adaptado, basquete adaptado, natação e outras.

GERAL | matéria escrita em 12/09/2014 ás 17:21:00

Motes no lugar de propostas - Valdemir Caldas

Oferecer educação de qualidade não se restringe apenas a construção de escolas, como pensam alguns postulantes ao governo de Rondônia.

POLíTICA | matéria escrita em 12/09/2014 ás 17:20:00

Secretária da SEMES confirmou que vai à Câmara falar sobre compra de material sem licitação

Por meio do Ofício no. 610/2014, de 5 de setembro, enviado ao presidente Alan Queiroz (PSDB), e lido da sessão plenária de terça-feira (9)

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 12/09/2014 ás 17:18:00

Segunda Turma do TRT 14 realiza sessão com participação virtual

A pauta da sessão teve 105 processos, sendo 41 físicos, 49 processos judiciais eletrônicos e 15 extra pautas. . . .

GERAL | matéria escrita em 12/09/2014 ás 15:48:00

Confira a programação do Palco Giratório para o final de semana

No segundo dia a teoria deu lugar a prática e os alunos puderam exercitar o aprendizado em mesa de luz.

GERAL | matéria escrita em 12/09/2014 ás 15:25:00

Cre de Pimenta Bueno promove a 1a Oficina de Arte Indígena aldeia Baixa Verde

A escola Aipere atende dois alunos indígenas com paralisia cerebral com os quais, também foram desenvolvidas atividades de Arte

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 SRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Gonçalves Dias, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com