27/11/2012 - 17h36min - Atualizado em 27/11/2012 - 17h36min

SINTERO - Projetos de Lei da Licença Prêmio e dos Precatórios já estão na ALE

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido...

Já estão na Assembleia Legislativa de Rondônia os dois Projetos de Lei mais aguardados pelos trabalhadores em educação. As Mensagens encaminhando o Projeto de Lei que autoriza a conversão de Licença Prêmio em pecúnia, e o Projeto de Lei dos Precatórios, foram encaminhadas pelo governo do Estado à Casa de Leis após reunião da diretoria do Sintero com o governador Confúcio Moura, da qual participaram a secretária de Estado da Educação, o secretário Chefe da Casa Civil e a Procuradora Geral do Estado.

Nesta terça-feira, 27/11, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, manteve contato com o Líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Edson Martins, oportunidade em que solicitou ao parlamentar empenho para uma rápida tramitação e votação dos Projetos de Lei.

Manoel explicou ao deputado que a aprovação das duas matérias atende aos anseios não só dos trabalhadores em educação, mas de todo o funcionalismo público estadual, visto que uma lei possibilitará a retomada do pagamento da licença prêmio em pecúnia, e a outra destravará o pagamento dos precatórios estaduais.

O presidente do Sintero ouviu do Líder do Governo que a Assembleia Legislativa fará tudo o que for possível para que os dois Projetos de Lei sejam votados e aprovados o mais rápido possível.

Licença Prêmio

O Projeto de Lei da Licença Prêmio altera o artigo 123 da Lei Complementar nº 68, de 9 de dezembro de 1992. Com a nova redação, a Lei permitirá que o servidor na ativa, ao completar dois ou mais períodos de licença prêmio não gozados, poderá optar pela conversão de um dos períodos em pecúnia.

Com a aprovação e sanção dessa Lei, a Seduc retomará o pagamento da Licença Prêmio suspenso em agosto, conforme compromisso firmado pela secretária Izabel da Luz durante audiência do Sintero com o governador Confúcio Moura. Na ocasião o governador afirmou que o pagamento não terá problemas quanto ao orçamento, já que os recursos são próprios da educação.

Precatórios

Já o Projeto de Lei dos precatórios é uma antiga reivindicação do Sintero e mereceu, inclusive, uma mobilização conjunta do Sintero com o Sinsepol e o Sindsaúde, com manifestações e passeatas de protesto.

O PL tem a finalidade de autorizar a flexibilização do pagamento dos precatórios resultantes de ações judiciais dos servidores estaduais. Quando estiver aprovada e sancionada, a Lei vai autorizar que seja utilizada a metade dos recursos destinados aos precatórios para que sejam realizados acordos diretos com os credores. Assim os servidores que possuem precatórios de natureza alimentar, poderão receber os seus créditos mais rápido do que se tivessem que esperar na fila única, como funciona hoje.

Por lei, o governo deposita mensalmente 1,5% das receitas correntes líquidas em uma conta judicial para pagamento de precatórios. Atualmente o Sintero vem cobrando o pagamento dos precatórios da ação do salário mínimo dos Técnicos Administrativos e da ação do salário mínimo dos Professores.

O advogado do Sintero, Hélio Vieira, explicou que o envio do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa representa uma vitória importante dos trabalhadores em educação e dos servidores de uma forma geral, mas observou que o parágrafo 2º do artigo 1º ainda precisa de uma interpretação mais clara ou uma adequação.

O referido parágrafo veta acordo sobre parte do valor devido a um mesmo credor, devendo o acordo abranger a totalidade do crédito. Para o advogado Hélio Vieira existe uma diferença se o credor for considerado o servidor, individualmente, ou se for considerado o sindicato, como autor da ação.

“Essa preocupação será por nós manifestada antes da aprovação da lei para que os servidores não sejam prejudicados em uma futura negociação dos precatórios”, disse o advogado.

O secretário de Assuntos Jurídicos do Sintero, Nereu Klosinski, disse que o sindicato vai acompanhar de perto a tramitação dos dois Projetos pois os servidores aguardam ansiosos pelo direito de receberem a licença prêmio e os precatórios.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, destacou que esse é mais um resultado positivo da união e da luta dos trabalhadores em educação. “Os nossos filiados vem acompanhando a nossa luta tanto pelo pagamento do precatório quanto pelo pagamento da licença prêmio em pecúnia. Mais uma vez está provado que com a união e o apoio da categoria as vitórias sempre vêm”, disse Manoel.



Autor: Assessoria

 

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 30/09/2016 ás 20:47:00

Donadon: uma família barrada pela Ficha Limpa

Impugnados pela Justiça Eleitoral, membros originais do clã estão fora do pleito deste domingo, mas tentam eleger parentes. Família tem um ex-deputado preso e outro ex-deputado foragido.

POLíTICA | matéria escrita em 30/09/2016 ás 19:40:00

Léo Moraes lidera para a Prefeitura de Porto Velho e ganha de Mauro Nazif no segundo turno, diz pesquisa IBOPE

O Ibope também simulou um segundo turno entre Léo, Mauro Nazif , Roberto Sobrinho e Pimentel. O deputado ganharia de todos eles. Já Mauro Nazif só ganharia de Roberto Sobrinho, assim mesmo com a diferença de apenas 1% dos votos, e perderia para os demais

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 13:02:00

Mobilização defende educação pública

Servidores e alunos dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizaram durante a quinta-feira (29) atos de mobilização em defesa da educação pública.

POLíTICA | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:58:00

Presidente da Assembleia e governador reafirmam apoio ao Instituto Abaitará

Deputado Só na Bença também acompanhou a visita à unidade, localizada em Pimenta Bueno.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:55:00

CNJ busca qualificar decisões dos juízes para combater as máfias da saúde

Cirurgias desnecessárias, internações fraudulentas e até mesmo pedidos de remédios para pessoas que sequer estavam doentes.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:53:00

Segunda Seção cassa ato de juiz que ignorou determinação do STJ

Acompanhando de forma unânime o relator do caso, ministro Raul Araújo, a seção determinou a restituição ao banco das quantias indevidamente bloqueadas.

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:47:00

​No rastro do trem e da floresta, criação do município de Porto Velho completa 102 anos neste domingo

Aos 102 anos de criação como município, a ser completados em 2 de outubro, Porto Velho ainda tem muito a conhecer.

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:45:00

Rolim de Moura vai receber mais 28 quilômetros de asfalto do governo estadual

A ordem de serviço para a pavimentação asfáltica, que também inclui um quilômetro de pavimentação e drenagem para o distrito de Jardinópolis, no município de Castanheiras, foi assinada na quarta feira (28).

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:43:00

Time Rondônia encerra participação nos Jogos Escolares da Juventude com duas medalhas de prata e três de bronze

Basquete feminino garantiu uma das medalhas de prata.

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:36:00

Débitos estaduais podem ser parcelados até 31 de outubro com descontos em juros e multas

Dívidas podem ser pagas com descontos de até 95% em juros e multas.

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:35:00

Pagamento do concurso (IFRO) encerra na próxima segunda-feira

Os inscritos poderão efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) até o dia 3 de outubro.

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:28:00

UNIR e IFRO pesquisam produção inédita de carne de Tambaqui enlatada

Os projetos são desenvolvidos no município de Ariquemes pela doutora Juliana Minardi Galo, docente do IFRO – Campus Ariquemes, e pela mestre Débora Francielly de Oliveira, docente do Curso de Engenharia de Alimentos do campus de Ariquemes da UNIR.

POLíTICA | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:25:00

Fatos e Opiniões

Por Luiz Paulo Batista

GERAL | matéria escrita em 30/09/2016 ás 12:15:00

Faculdades Integradas Aparício Carvalho inaugura Clínicas Odontológicas

A cerimônia de inauguração das Clínicas também contou com a presença da 1ª turma do curso de música, onde puderam expor com muita categoria tudo o que aprendem durante o curso.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 30/09/2016 ás 11:32:00

Posse de Juízes por videoconferência é realizada no TRT14

Foi realizada no dia 26 de setembro de 2016 posse simultânea a magistrados para ocuparem cargos vagos em Varas do Trabalho de Rondônia e Acre.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 SRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Gonçalves Dias, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com