/ GERAL /

00/00/0000 - 00h39min - Atualizado em 00/00/0000 - 00h39min

Sintero realiza assembléias com os servidores federais sobre isonomia, enquadramento, e ações do 3,17%, tícket alimentação e PSS

A direção do Sintero cumpre nesta semana em todo o Estado uma agenda de assembléias com os trabalhadores em educação federais do ex-território. A finalidade é repassar aos servidores informações atualizadas acerca da ação da isonomia, enquadramento dos técnicos e administrativos, segunda ação do ticket alimentação e ação dos 3,17%. Participam das assembléias, servidores filiados e não filiados ao Sintero. Durante as assembléias realizadas até agora, não houve sequer um questionamento de qualquer servidor sobre a condução dos processos.

Ontem (segunda-feira) pela manhã a assembléia foi realizada em Guajará-Mirim e à tarde em Porto Velho, reunindo mais de mil servidores. Nesta terça-feira as reuniões acontecem em Vilhena e Pimenta Bueno, e amanhã, quarta-feira (19/09), o encontro ocorre em Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes. Conduzida pela presidente do Sintero, Claudir Mata, as assembléias têm a presença dos advogados Hélio Vieira e Orestes Muniz, que representa o advogado Luiz Felipe Belmonte.

Sobre a ação da isonomia as assembléias esclarecem que toda polêmica criada por dois deputados estaduais não passa de jogo político, pois o que interessa mesmo é a luta do Sintero e dos advogados para que todos recebam o que têm direito.

Na audiência de conciliação, solicitada pelo SINTERO e realizada no dia 17/08 na 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, ficou acordado que a assessoria jurídica do Sintero, através do advogado Hélio Vieira, fará um trabalho em conjunto com o advogado Luiz Felipe Belmonte, com a finalidade de sanar os problemas que ainda existem na ação da isonomia dos servidores federais do ex-Território. Na impossibilidade de ficar permanentemente em Rondônia, o advogado Luiz Felipe nomeou o advogado Orestes Muniz para desenvolver o trabalho em conjunto com o Sintero e com o advogado Hélio Vieira, sem custos extras para os servidores.

Para resolver todos os problemas de procurações outorgadas anteriormente aos advogados Luiz Felipe, Hélio Vieira e ao Sintero, ficou acordado que os servidores deverão assinar uma procuração única, que terá validade para o trabalho conjunto. Os advogados e a presidente do Sintero explicam nas assembléias que essa procuração única é necessária, para que os servidores não tenham problemas e por qualquer motivo não fiquem fora dos cálculos. “Alguns servidores assinaram procuração para o Luiz Felipe, outros assinaram para o doutor Hélio, e o Sintero não necessita de procuração, porque já representa os servidores”, esclareceu Claudir Mata.

Ainda sobre a ação da isonomia, os servidores tomam conhecimento de que o enquadramento dos técnicos e administrativos está sendo realizado pela União, e que a direção do Sintero e os advogados participam, periodicamente, de reuniões com os técnicos dos ministérios da Fazenda e do Orçamento e Gestão para tratar do assunto. Os advogados vão entrar com ação para executar a multa diária estabelecida pela Justiça contra a União visando reparar os prejuízos causados pela demora no enquadramento.

Sobre a ação do ticket alimentação, o Sintero já dispõe de lista com o cálculo individual . A ação do PSS continua tramitando na Justiça.

Já a ação dos 3,17% enfrenta problemas, porque alguns servidores entraram com ações individuais mesmo estando na ação do Sintero, o que gerou duplicidade na Justiça Federal. Segundo os advogados, há servidores que possuem até três ações requerendo o mesmo direito. Nas assembléias o Sintero esclarece que existem três listas desta ação, sendo a primeira dos servidores que já receberam a ação, uma lista dos que não receberam e uma terceira lista dos servidores que não estavam no processo, mas que teriam direito à ação. Uma dessas listas possui cálculos individuais

Mesmo enfrentando tumultos processuais a ação do 3,17% já foi julgada e encontra-se em poder de um contador para a realização dos cálculos. Os pedidos de desistência formulados para retirar da ação coletiva os servidores que tinham ação individual no Juizado Especial foram todos indeferidos pela União. Como condição para a desistência a União exigiu a renúncia dos servidores ao direito, o que não é recomendado pelo Sintero. A assessoria jurídica do SINTERO não aceita mais requerimentos de pedidos para sair do processo, pois o mesmo está em fase de conclusão.

A direção do Sintero recomenda que os servidores que não puderem participar das assembléias compareçam a qualquer regional para assinarem a procuração única, e para obter informações detalhadas sobre as ações.

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de MARIA NEIDE P.OLIVEIRA

Postado por MARIA NEIDE P.OLIVEIRA em 08/01/2015 às 13:24

gostaria de saber como esta o andamento dessa tao esperada isonomia.

201.57.198.201

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:59:00

OAB/RO lamenta falecimento do jornalista Sérgio Melo

Sérgio Melo estava internado há 10 dias em decorrência de graves problemas cardíacos sendo vitimado por um Acidente Vascular Encefálico (AVE), vindo a falecer durante um procedimento de cateterismo.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:54:00

STF edita Súmula Vinculante garantindo natureza alimentar de honorário

“A decisão do STF acaba com a polêmica ainda existente em alguns tribunais, que insistem em dizer que os honorários dos advogados não podem ser destacados ou pagos com preferência..."

POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:50:00

Valor de abono-salarial passa a ser proporcional ao tempo trabalhado

Com as mudanças propostas no PLV, a partir de 2016, o valor do abono não será mais de um salário mínimo e, sim, proporcional ao período trabalhado no ano anterior.

POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:48:00

Desempregado terá de comprovar mais tempo de trabalho para pedir seguro-desemprego

Agora, o seguro só poderá ser solicitado inicialmente após 12 meses de trabalho. Pela segunda vez, a partir de nove meses, e pela terceira vez, com seis meses de trabalho.

POLíCIA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:38:00

PC e MP prendem policial civil suspeito de praticar homicídios em Ouro Preto do Oeste e Mirante da Serra

Joaquim Raimundo da Silva, popularmente conhecido como “Joaquim Aranha”, é servidor da polícia civil, lotado na Delegacia de Polícia Civil de Mirante da Serra. Naézio Silva Santos, popularmente conhecido como “Araninha”, é filho de Joaquim.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:27:00

Estágio vale como prática forense para concursos anteriores à Emenda Constitucional 45

Na origem, o candidato impetrou mandado de segurança porque foi recusada sua nomeação em virtude do não preenchimento do requisito do edital referente à exigência de três anos de prática forense.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:23:00

confirmada liminar que mantém regras antigas para renovação de contratos do FIES

O ministro votou pela concessão da liminar para que todos os estudantes que realizaram o Enem até 2014 possam se inscrever no FIES com base nas regras anteriores às estabelecidas pela Portaria Normativa 21/2014.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:21:00

STF: Plenário aprova mais duas súmulas vinculantes

Os novos verbetes são originários das Propostas de Súmulas Vinculantes (PSV) 85 e 94, respectivamente, e têm o objetivo de conferir agilidade processual e evitar o acúmulo de processos.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:18:00

Emeron participa de colóquio sobre educação judicial

O evento teve como palestrante o professor Livingston Armytage, diretor do Centro de Estudos Judiciais de Sydney, na Austrália.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:17:00

Varas da Infância têm prazo para acessar novo Cadastro Nacional de Adoção

Para fins de consulta, a CEJA disponibiliza o Manual de Instrução para Atualização de Dados do Novo CNA.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:15:00

Segunda edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa será em agosto

Justiça de Rondônia- Ao todo foram agendados 262 processos relativos à violência doméstica, 152 nas diferentes comarcas e 110 no 2º grau de jurisdição. Palestras e ações de divulgação também foram realizadas...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:13:00

Desembargador fala dos benefícios com o PJe

De acordo com Isaias Fonseca Moraes, em breve este procedimento facilitador será utilizado no TJRO.

POLíTICA | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:12:00

Deputado emite Nota Oficial de Pesar pela morte do jornalista Sérgio Melo

Além de homem de imprensa, também foi um cidadão compromissado e engajado nas causas sociais.

GERAL | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:10:00

MP propõe ação de improbidade e ação penal contra ex-secretário de Meio Ambiente de Pimenta Bueno

O MP requer, ainda, decretação de medida cautelar consistente em proibição de José de Carvalho Sobrinho ocupar cargo na Secretaria de Meio Ambiente e de ingressar nas dependências daquele órgão público.

GERAL | matéria escrita em 27/05/2015 ás 16:05:00

Sintero é o legítimo representante dos Professores estaduais, municipais e federais do ex-Território

Já foram registradas várias tentativas de se dividir a categoria dos trabalhadores em educação para enfraquecer a luta.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com