/ GERAL /

00/00/0000 - 00h39min - Atualizado em 00/00/0000 - 00h39min

Sintero realiza assembléias com os servidores federais sobre isonomia, enquadramento, e ações do 3,17%, tícket alimentação e PSS

A direção do Sintero cumpre nesta semana em todo o Estado uma agenda de assembléias com os trabalhadores em educação federais do ex-território. A finalidade é repassar aos servidores informações atualizadas acerca da ação da isonomia, enquadramento dos técnicos e administrativos, segunda ação do ticket alimentação e ação dos 3,17%. Participam das assembléias, servidores filiados e não filiados ao Sintero. Durante as assembléias realizadas até agora, não houve sequer um questionamento de qualquer servidor sobre a condução dos processos.

Ontem (segunda-feira) pela manhã a assembléia foi realizada em Guajará-Mirim e à tarde em Porto Velho, reunindo mais de mil servidores. Nesta terça-feira as reuniões acontecem em Vilhena e Pimenta Bueno, e amanhã, quarta-feira (19/09), o encontro ocorre em Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes. Conduzida pela presidente do Sintero, Claudir Mata, as assembléias têm a presença dos advogados Hélio Vieira e Orestes Muniz, que representa o advogado Luiz Felipe Belmonte.

Sobre a ação da isonomia as assembléias esclarecem que toda polêmica criada por dois deputados estaduais não passa de jogo político, pois o que interessa mesmo é a luta do Sintero e dos advogados para que todos recebam o que têm direito.

Na audiência de conciliação, solicitada pelo SINTERO e realizada no dia 17/08 na 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, ficou acordado que a assessoria jurídica do Sintero, através do advogado Hélio Vieira, fará um trabalho em conjunto com o advogado Luiz Felipe Belmonte, com a finalidade de sanar os problemas que ainda existem na ação da isonomia dos servidores federais do ex-Território. Na impossibilidade de ficar permanentemente em Rondônia, o advogado Luiz Felipe nomeou o advogado Orestes Muniz para desenvolver o trabalho em conjunto com o Sintero e com o advogado Hélio Vieira, sem custos extras para os servidores.

Para resolver todos os problemas de procurações outorgadas anteriormente aos advogados Luiz Felipe, Hélio Vieira e ao Sintero, ficou acordado que os servidores deverão assinar uma procuração única, que terá validade para o trabalho conjunto. Os advogados e a presidente do Sintero explicam nas assembléias que essa procuração única é necessária, para que os servidores não tenham problemas e por qualquer motivo não fiquem fora dos cálculos. “Alguns servidores assinaram procuração para o Luiz Felipe, outros assinaram para o doutor Hélio, e o Sintero não necessita de procuração, porque já representa os servidores”, esclareceu Claudir Mata.

Ainda sobre a ação da isonomia, os servidores tomam conhecimento de que o enquadramento dos técnicos e administrativos está sendo realizado pela União, e que a direção do Sintero e os advogados participam, periodicamente, de reuniões com os técnicos dos ministérios da Fazenda e do Orçamento e Gestão para tratar do assunto. Os advogados vão entrar com ação para executar a multa diária estabelecida pela Justiça contra a União visando reparar os prejuízos causados pela demora no enquadramento.

Sobre a ação do ticket alimentação, o Sintero já dispõe de lista com o cálculo individual . A ação do PSS continua tramitando na Justiça.

Já a ação dos 3,17% enfrenta problemas, porque alguns servidores entraram com ações individuais mesmo estando na ação do Sintero, o que gerou duplicidade na Justiça Federal. Segundo os advogados, há servidores que possuem até três ações requerendo o mesmo direito. Nas assembléias o Sintero esclarece que existem três listas desta ação, sendo a primeira dos servidores que já receberam a ação, uma lista dos que não receberam e uma terceira lista dos servidores que não estavam no processo, mas que teriam direito à ação. Uma dessas listas possui cálculos individuais

Mesmo enfrentando tumultos processuais a ação do 3,17% já foi julgada e encontra-se em poder de um contador para a realização dos cálculos. Os pedidos de desistência formulados para retirar da ação coletiva os servidores que tinham ação individual no Juizado Especial foram todos indeferidos pela União. Como condição para a desistência a União exigiu a renúncia dos servidores ao direito, o que não é recomendado pelo Sintero. A assessoria jurídica do SINTERO não aceita mais requerimentos de pedidos para sair do processo, pois o mesmo está em fase de conclusão.

A direção do Sintero recomenda que os servidores que não puderem participar das assembléias compareçam a qualquer regional para assinarem a procuração única, e para obter informações detalhadas sobre as ações.

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


publicidade
GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 16:09:00

Prefeito transfere comemoração do dia do Funcionário Público Municipal

Para esses casos, deverá haver organização de turnos para revezamentos, a fim de que não haja interrupções nos serviços prestados.

GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 15:10:00

Semed aborda problemática da violência nas escolas em Encontros Pedagógicos

Na quarta-feira, 29, as palestras serão ministradas pela doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de São Paulo, Iracema Cecílio Tada.

POLíTICA | matéria escrita em 23/10/2014 ás 15:27:00

Odacir Soares relata falhas no serviço de telefonia em Rondônia

Odacir relatou que, em 2013, a capital de Rondônia, Porto Velho, chegou a ficar quatro dias com telefones mudos. Também nesta quarta-feira (22) houve registro de falha no serviço.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/10/2014 ás 15:24:00

Turma eleva indenização de trabalhador que ficava de cuecas para revista íntima

As revistas aconteciam todos os dias perante os colegas com o objetivo de impedir furtos na Editora. Segundo ele, os trabalhadores precisavam passar por um corredor de vidro espelhado ...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/10/2014 ás 15:22:00

Cláusula de edital que vedava contratação de negativados é considerada ilegal

A cláusula vedava a admissão de vigilantes que estivessem "negativados" em cadastros de serviços de proteção ao crédito.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/10/2014 ás 15:16:00

Mantida condenação de mãe e filho que mataram por herança

Segundo consta na denúncia, no dia 8 de maio de 2008, na zona rural do município de Alvorada do Oeste, um fazendeiro foi assassinado de forma cruel dentro de sua propriedade.

POLíTICA | matéria escrita em 23/10/2014 ás 15:08:00

TSE homologa acordo histórico que retira ofensas pessoais da propaganda eleitoral

... ficou estabelecido que, no horário eleitoral gratuito, somente são permitidas publicidades de cunho propositivo, ou seja, aquelas destinadas a transmitir ao eleitor o ideário da campanha...

POLíTICA | matéria escrita em 23/10/2014 ás 15:07:00

Partidos e comunidade acompanham teste de confiança das urnas em votação paralela

O Tribunal Superior Eleitoral contrata uma empresa especializada em auditoria para fiscalizar todas as fases dos trabalhos da votação paralela.

GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 15:05:00

Semusa treina profissionais para lidarem com casos de ebola e a febre chikungunya

Os médicos, enfermeiros, técnicos e demais auxiliares são orientados quanto às medidas padrões que devem ser tomadas na assistência a possíveis casos de ebola e chikungunya...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/10/2014 ás 15:05:00

Turma considera exagerada multa diária de R$ 10 mil por descumprimento de liminar

Conforme a relatora, ministra Nancy Andrighi, o valor das astreintes deve ser elevado o bastante para inibir o devedor que descumpre a obrigação, mas seu valor não pode servir ao enriquecimento injusto.

POLíTICA | matéria escrita em 23/10/2014 ás 15:02:00

Secretário pisou na bola

Valdemir Caldas

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/10/2014 ás 15:02:00

STJ fixa multa diária de R$ 500 mil para inibir greve na Polícia Federal

A decisão tem o objetivo de inibir o movimento grevista dos policiais durante o período eleitoral.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 23/10/2014 ás 15:01:00

Brahma não consegue monopólio da expressão “número 1”

O colegiado, por maioria, entendeu que a empresa não teve a pretensão de usurpar a clientela da cerveja Brahma, da Ambev.

POLíTICA | matéria escrita em 23/10/2014 ás 14:10:00

Prefeito perdido veta projeto para enfermeiros, diz Orleans.

“Como o Mauro veta todos os projetos que trazem benefícios para a população de Porto Velho nós vamos, com o apoio dos demais vereadores, quebrar tal veto e promulgar a lei, finaliza Orleans.

GERAL | matéria escrita em 23/10/2014 ás 11:49:00

Biblioteca inaugura painel que homenageia seringueiros

Os materiais com os quais trabalharam os pintores são os que convencionalmente se usam em pinturas de paredes, brochas e pinceis de uso comum.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com