/ GERAL /

00/00/0000 - 00h39min - Atualizado em 00/00/0000 - 00h39min

Sintero realiza assembléias com os servidores federais sobre isonomia, enquadramento, e ações do 3,17%, tícket alimentação e PSS

A direção do Sintero cumpre nesta semana em todo o Estado uma agenda de assembléias com os trabalhadores em educação federais do ex-território. A finalidade é repassar aos servidores informações atualizadas acerca da ação da isonomia, enquadramento dos técnicos e administrativos, segunda ação do ticket alimentação e ação dos 3,17%. Participam das assembléias, servidores filiados e não filiados ao Sintero. Durante as assembléias realizadas até agora, não houve sequer um questionamento de qualquer servidor sobre a condução dos processos.

Ontem (segunda-feira) pela manhã a assembléia foi realizada em Guajará-Mirim e à tarde em Porto Velho, reunindo mais de mil servidores. Nesta terça-feira as reuniões acontecem em Vilhena e Pimenta Bueno, e amanhã, quarta-feira (19/09), o encontro ocorre em Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes. Conduzida pela presidente do Sintero, Claudir Mata, as assembléias têm a presença dos advogados Hélio Vieira e Orestes Muniz, que representa o advogado Luiz Felipe Belmonte.

Sobre a ação da isonomia as assembléias esclarecem que toda polêmica criada por dois deputados estaduais não passa de jogo político, pois o que interessa mesmo é a luta do Sintero e dos advogados para que todos recebam o que têm direito.

Na audiência de conciliação, solicitada pelo SINTERO e realizada no dia 17/08 na 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, ficou acordado que a assessoria jurídica do Sintero, através do advogado Hélio Vieira, fará um trabalho em conjunto com o advogado Luiz Felipe Belmonte, com a finalidade de sanar os problemas que ainda existem na ação da isonomia dos servidores federais do ex-Território. Na impossibilidade de ficar permanentemente em Rondônia, o advogado Luiz Felipe nomeou o advogado Orestes Muniz para desenvolver o trabalho em conjunto com o Sintero e com o advogado Hélio Vieira, sem custos extras para os servidores.

Para resolver todos os problemas de procurações outorgadas anteriormente aos advogados Luiz Felipe, Hélio Vieira e ao Sintero, ficou acordado que os servidores deverão assinar uma procuração única, que terá validade para o trabalho conjunto. Os advogados e a presidente do Sintero explicam nas assembléias que essa procuração única é necessária, para que os servidores não tenham problemas e por qualquer motivo não fiquem fora dos cálculos. “Alguns servidores assinaram procuração para o Luiz Felipe, outros assinaram para o doutor Hélio, e o Sintero não necessita de procuração, porque já representa os servidores”, esclareceu Claudir Mata.

Ainda sobre a ação da isonomia, os servidores tomam conhecimento de que o enquadramento dos técnicos e administrativos está sendo realizado pela União, e que a direção do Sintero e os advogados participam, periodicamente, de reuniões com os técnicos dos ministérios da Fazenda e do Orçamento e Gestão para tratar do assunto. Os advogados vão entrar com ação para executar a multa diária estabelecida pela Justiça contra a União visando reparar os prejuízos causados pela demora no enquadramento.

Sobre a ação do ticket alimentação, o Sintero já dispõe de lista com o cálculo individual . A ação do PSS continua tramitando na Justiça.

Já a ação dos 3,17% enfrenta problemas, porque alguns servidores entraram com ações individuais mesmo estando na ação do Sintero, o que gerou duplicidade na Justiça Federal. Segundo os advogados, há servidores que possuem até três ações requerendo o mesmo direito. Nas assembléias o Sintero esclarece que existem três listas desta ação, sendo a primeira dos servidores que já receberam a ação, uma lista dos que não receberam e uma terceira lista dos servidores que não estavam no processo, mas que teriam direito à ação. Uma dessas listas possui cálculos individuais

Mesmo enfrentando tumultos processuais a ação do 3,17% já foi julgada e encontra-se em poder de um contador para a realização dos cálculos. Os pedidos de desistência formulados para retirar da ação coletiva os servidores que tinham ação individual no Juizado Especial foram todos indeferidos pela União. Como condição para a desistência a União exigiu a renúncia dos servidores ao direito, o que não é recomendado pelo Sintero. A assessoria jurídica do SINTERO não aceita mais requerimentos de pedidos para sair do processo, pois o mesmo está em fase de conclusão.

A direção do Sintero recomenda que os servidores que não puderem participar das assembléias compareçam a qualquer regional para assinarem a procuração única, e para obter informações detalhadas sobre as ações.

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2014 ás 19:22:00

JT considera discriminatória dispensa de dependente químico

No recurso de revista, a empresa disse que cabia ao empregado comprovar a discriminação, e pretendia que o TST declarasse "a inexistência de dano moral" .

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 02/09/2014 ás 19:14:00

Presidente do TST e CSJT fala para Presidentes e Corregedores dos TRT’s

No Auditório dos Ministros, no TST, Levenhagen confirmou que até o final de outubro cinco tribunais terão o sistema implantado, conforme cronograma previamente estabelecido.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 19:07:00

Lista de postos de gasolina irregulares pode ser conferida na internet

No site, aparecem os endereços dos estabelecimentos que já receberam julgamento definitivo.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 18:52:00

Em Guajará Mirim, Jaqueline ouve pedidos para a retomada da tradicional festa dos bois bumbás

Candidata ao Governo diz a eleitor que não faz promessa, faz compromisso.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 18:49:00

Precisamos apressar a regularização fundiária e incentivar a produção, diz Padre Ton

Padre Ton concordou com o jornalista Marcelo Bennesby, que disse “ser um tapa na cara” do povo de Rondônia o fato de termos três usinas hidrelétricas e 18 mil pessoas não têm energia com qualidade.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 18:43:00

Resenha política

Robson Oliveira

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 18:32:00

TCE manda Mauro Nazif suspender edital para concorrência no valor de R$ 55,6 milhões

O TCE encontrou uma série de falhas e ilegalidades no edital, entre elas, a existência de cláusulas que fulminam o princípio da competitividade e da ampla e livre participação.

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 17:54:00

Hermínio Coelho garante que Assembleia cumpre seu papel e critica postura de cobrança do governador Confúcio

Hermínio Coelho disse que confia na Justiça e no Ministério Público, onde denunciou o ex-secretário Lúcio Mosquini e Francisco de Assis por desvio de conduta.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 17:20:00

Ministério Público de Rondônia integra Projeto Ressoar em Porto Velho

Durante a operação, iniciada em 25 de agosto, os Promotores de Justiça Jefferson Marques Costa e Andrea Waleska Nucini Bogo . . .

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 16:47:00

MP move ação civil pública para que loteamento receba obras de infraestrutura em Vilhena

Também não foram apresentadas as licenças ambientais exigidas para a implementação do empreendimento.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 16:45:00

Conselho de Direitos Humanos aprova regimento interno

. Também está previsto para este encontro a deliberação sobre a eventual subdivisão dos membros do Comitê em comissões temáticas.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 16:42:00

Rondônia leva propostas para o 4o Congresso Brasileiro de Saúde Mental

Atualmente em Rondônia, 16 mil pessoas estão cadastradas no Caps; mais de seis mil fazem tratamento com regularidade.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 16:39:00

Rondônia participará dos Jogos Escolares da Juventude

Rondônia participará dos Jogos Escolares da Juventude que acontecerá em Londrina (PR).

POLíTICA | matéria escrita em 02/09/2014 ás 15:22:00

Justiça manda tirar do ar vídeos do Youtube que associam Confúcio a Hitler e ao Poderoso Chefão

Polícia Federal é acionada para identificar os responsáveis pelas postagens.

GERAL | matéria escrita em 02/09/2014 ás 14:54:00

Obras da usina de Santo Antônio serão paralisadas esta semana

Consórcio informou às empreiteiras que não tem mais recursos para pagar o empreendimento.Usina é um dos maiores empreendimentos do PAC e foi vistoriada pela presidente Dilma ...

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com