/ GERAL /

00/00/0000 - 00h39min - Atualizado em 00/00/0000 - 00h39min

Sintero realiza assembléias com os servidores federais sobre isonomia, enquadramento, e ações do 3,17%, tícket alimentação e PSS

A direção do Sintero cumpre nesta semana em todo o Estado uma agenda de assembléias com os trabalhadores em educação federais do ex-território. A finalidade é repassar aos servidores informações atualizadas acerca da ação da isonomia, enquadramento dos técnicos e administrativos, segunda ação do ticket alimentação e ação dos 3,17%. Participam das assembléias, servidores filiados e não filiados ao Sintero. Durante as assembléias realizadas até agora, não houve sequer um questionamento de qualquer servidor sobre a condução dos processos.

Ontem (segunda-feira) pela manhã a assembléia foi realizada em Guajará-Mirim e à tarde em Porto Velho, reunindo mais de mil servidores. Nesta terça-feira as reuniões acontecem em Vilhena e Pimenta Bueno, e amanhã, quarta-feira (19/09), o encontro ocorre em Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes. Conduzida pela presidente do Sintero, Claudir Mata, as assembléias têm a presença dos advogados Hélio Vieira e Orestes Muniz, que representa o advogado Luiz Felipe Belmonte.

Sobre a ação da isonomia as assembléias esclarecem que toda polêmica criada por dois deputados estaduais não passa de jogo político, pois o que interessa mesmo é a luta do Sintero e dos advogados para que todos recebam o que têm direito.

Na audiência de conciliação, solicitada pelo SINTERO e realizada no dia 17/08 na 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, ficou acordado que a assessoria jurídica do Sintero, através do advogado Hélio Vieira, fará um trabalho em conjunto com o advogado Luiz Felipe Belmonte, com a finalidade de sanar os problemas que ainda existem na ação da isonomia dos servidores federais do ex-Território. Na impossibilidade de ficar permanentemente em Rondônia, o advogado Luiz Felipe nomeou o advogado Orestes Muniz para desenvolver o trabalho em conjunto com o Sintero e com o advogado Hélio Vieira, sem custos extras para os servidores.

Para resolver todos os problemas de procurações outorgadas anteriormente aos advogados Luiz Felipe, Hélio Vieira e ao Sintero, ficou acordado que os servidores deverão assinar uma procuração única, que terá validade para o trabalho conjunto. Os advogados e a presidente do Sintero explicam nas assembléias que essa procuração única é necessária, para que os servidores não tenham problemas e por qualquer motivo não fiquem fora dos cálculos. “Alguns servidores assinaram procuração para o Luiz Felipe, outros assinaram para o doutor Hélio, e o Sintero não necessita de procuração, porque já representa os servidores”, esclareceu Claudir Mata.

Ainda sobre a ação da isonomia, os servidores tomam conhecimento de que o enquadramento dos técnicos e administrativos está sendo realizado pela União, e que a direção do Sintero e os advogados participam, periodicamente, de reuniões com os técnicos dos ministérios da Fazenda e do Orçamento e Gestão para tratar do assunto. Os advogados vão entrar com ação para executar a multa diária estabelecida pela Justiça contra a União visando reparar os prejuízos causados pela demora no enquadramento.

Sobre a ação do ticket alimentação, o Sintero já dispõe de lista com o cálculo individual . A ação do PSS continua tramitando na Justiça.

Já a ação dos 3,17% enfrenta problemas, porque alguns servidores entraram com ações individuais mesmo estando na ação do Sintero, o que gerou duplicidade na Justiça Federal. Segundo os advogados, há servidores que possuem até três ações requerendo o mesmo direito. Nas assembléias o Sintero esclarece que existem três listas desta ação, sendo a primeira dos servidores que já receberam a ação, uma lista dos que não receberam e uma terceira lista dos servidores que não estavam no processo, mas que teriam direito à ação. Uma dessas listas possui cálculos individuais

Mesmo enfrentando tumultos processuais a ação do 3,17% já foi julgada e encontra-se em poder de um contador para a realização dos cálculos. Os pedidos de desistência formulados para retirar da ação coletiva os servidores que tinham ação individual no Juizado Especial foram todos indeferidos pela União. Como condição para a desistência a União exigiu a renúncia dos servidores ao direito, o que não é recomendado pelo Sintero. A assessoria jurídica do SINTERO não aceita mais requerimentos de pedidos para sair do processo, pois o mesmo está em fase de conclusão.

A direção do Sintero recomenda que os servidores que não puderem participar das assembléias compareçam a qualquer regional para assinarem a procuração única, e para obter informações detalhadas sobre as ações.

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de MARIA NEIDE P.OLIVEIRA

Postado por MARIA NEIDE P.OLIVEIRA em 08/01/2015 às 13:24

gostaria de saber como esta o andamento dessa tao esperada isonomia.

201.57.198.201

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 01/09/2015 ás 17:43:00

Concurso do TJ/RO: Confira lista com as inscrições deferidas

As provas serão realizadas no dia 20 de setembro.

GERAL | matéria escrita em 01/09/2015 ás 17:30:00

Semtran retira rotatória da Lauro Sodré com Imigrantes

Essa mudança descongestionará o trânsito desse local.

GERAL | matéria escrita em 01/09/2015 ás 17:25:00

Prefeitura de Porto Velho realoca permissionários da praça Marechal Rondon

A mudança acontece até o dia 12 de setembro.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 01/09/2015 ás 17:20:00

Prefeitura e Justiça fazem acordo para absorver mão de obra de beneficiados por penas alternativas

Para o prefeito Mauro Nazif , a reunião foi proveitosa tanto para a Prefeitura como para a Justiça no que se refere a ampliação da rede social.

POLíTICA | matéria escrita em 01/09/2015 ás 17:05:00

Senadores criticam "preços abusivos" de passagens aéreas para a Amazônia

O senador mostrou passagens compradas por consumidores na mesma época, no ano passado, demonstrando que voos Brasília-Tóquio, ida e volta, custaram R$ 1,3 mil. Já um voo Brasília-Rio Branco saiu por mais de R$ 3 mil.

GERAL | matéria escrita em 01/09/2015 ás 17:00:00

Abav Expo bate novo recorde e já tem mais de 10 mil inscritos prévios

A edição deste ano tem alterações importantes no calendário e na programação.

GERAL | matéria escrita em 01/09/2015 ás 17:03:00

Ações para identificação de moradores de rua serão intensificadas em Porto Velho

Na primeira ação realizada na noite de sexta-feira foram identificadas várias pessoas em situação de risco.

GERAL | matéria escrita em 01/09/2015 ás 16:59:00

Rua Açaí, no Jardim Eldorado, é asfaltada pelo DER e facilita acesso de moradores, em Porto Velho

Com extensão de dois quilômetros, a obra interligará a chamada Rua Três e Meio, no bairro Floresta, com os bairros Jardim Eldorado e Castanheira.

GERAL | matéria escrita em 01/09/2015 ás 16:51:00

MP alerta para horário de prova para seleção de estágio de Direito

Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Comissão de Concurso pelo telefone (69) 3216-3803.

GERAL | matéria escrita em 01/09/2015 ás 16:47:00

Pesquisador que testa cura para autismo pode ir ao Senado em outubro

Moutri é brasileiro, integra grupo de pesquisa do Instituto Salk, nos Estados Unidos, e virá a Brasília para atividades promovidas pela Humane Society Internacional.

GERAL | matéria escrita em 01/09/2015 ás 16:44:00

Prefeitura de Porto Velho e DNIT firmam parceria para conclusão de obras de marginais

Nazif disponibilizou inteiramente a Prefeitura para ajudar no que for necessário para o sucesso das obras.

GERAL | matéria escrita em 01/09/2015 ás 16:36:00

Porto Velho Shopping realiza exposição com alunos de escola pública

Estudantes da Escola Estadual Araújo Lima expõem obras de arte até o dia 8 de setembro.

POLíCIA | matéria escrita em 01/09/2015 ás 16:34:00

Embrapa Rondônia desenvolve nova tecnologia para secagem de café

É o terreiro secador com cobertura móvel, conhecido como Barcaça SECA CAFÉ, desenvolvido pela Embrapa Rondônia com apoio do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

POLíTICA | matéria escrita em 01/09/2015 ás 16:29:00

Laerte pede convênio para sinalizar ruas de Ji-Paraná

“Nossa proposta tem a finalidade de evitar os constantes acidentes que ocorrem naquele município, que ainda necessita de sinalização vertical e horizontal”, justificou o parlamentar.

POLíTICA | matéria escrita em 01/09/2015 ás 16:25:00

ALE aprova voto de louvor aos paratletas de Rondônia

Homenageados foram medalhistas no Panamericano de Toronto, no Canadá.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com