/ GERAL /

00/00/0000 - 00h39min - Atualizado em 00/00/0000 - 00h39min

Sintero realiza assembléias com os servidores federais sobre isonomia, enquadramento, e ações do 3,17%, tícket alimentação e PSS

A direção do Sintero cumpre nesta semana em todo o Estado uma agenda de assembléias com os trabalhadores em educação federais do ex-território. A finalidade é repassar aos servidores informações atualizadas acerca da ação da isonomia, enquadramento dos técnicos e administrativos, segunda ação do ticket alimentação e ação dos 3,17%. Participam das assembléias, servidores filiados e não filiados ao Sintero. Durante as assembléias realizadas até agora, não houve sequer um questionamento de qualquer servidor sobre a condução dos processos.

Ontem (segunda-feira) pela manhã a assembléia foi realizada em Guajará-Mirim e à tarde em Porto Velho, reunindo mais de mil servidores. Nesta terça-feira as reuniões acontecem em Vilhena e Pimenta Bueno, e amanhã, quarta-feira (19/09), o encontro ocorre em Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes. Conduzida pela presidente do Sintero, Claudir Mata, as assembléias têm a presença dos advogados Hélio Vieira e Orestes Muniz, que representa o advogado Luiz Felipe Belmonte.

Sobre a ação da isonomia as assembléias esclarecem que toda polêmica criada por dois deputados estaduais não passa de jogo político, pois o que interessa mesmo é a luta do Sintero e dos advogados para que todos recebam o que têm direito.

Na audiência de conciliação, solicitada pelo SINTERO e realizada no dia 17/08 na 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, ficou acordado que a assessoria jurídica do Sintero, através do advogado Hélio Vieira, fará um trabalho em conjunto com o advogado Luiz Felipe Belmonte, com a finalidade de sanar os problemas que ainda existem na ação da isonomia dos servidores federais do ex-Território. Na impossibilidade de ficar permanentemente em Rondônia, o advogado Luiz Felipe nomeou o advogado Orestes Muniz para desenvolver o trabalho em conjunto com o Sintero e com o advogado Hélio Vieira, sem custos extras para os servidores.

Para resolver todos os problemas de procurações outorgadas anteriormente aos advogados Luiz Felipe, Hélio Vieira e ao Sintero, ficou acordado que os servidores deverão assinar uma procuração única, que terá validade para o trabalho conjunto. Os advogados e a presidente do Sintero explicam nas assembléias que essa procuração única é necessária, para que os servidores não tenham problemas e por qualquer motivo não fiquem fora dos cálculos. “Alguns servidores assinaram procuração para o Luiz Felipe, outros assinaram para o doutor Hélio, e o Sintero não necessita de procuração, porque já representa os servidores”, esclareceu Claudir Mata.

Ainda sobre a ação da isonomia, os servidores tomam conhecimento de que o enquadramento dos técnicos e administrativos está sendo realizado pela União, e que a direção do Sintero e os advogados participam, periodicamente, de reuniões com os técnicos dos ministérios da Fazenda e do Orçamento e Gestão para tratar do assunto. Os advogados vão entrar com ação para executar a multa diária estabelecida pela Justiça contra a União visando reparar os prejuízos causados pela demora no enquadramento.

Sobre a ação do ticket alimentação, o Sintero já dispõe de lista com o cálculo individual . A ação do PSS continua tramitando na Justiça.

Já a ação dos 3,17% enfrenta problemas, porque alguns servidores entraram com ações individuais mesmo estando na ação do Sintero, o que gerou duplicidade na Justiça Federal. Segundo os advogados, há servidores que possuem até três ações requerendo o mesmo direito. Nas assembléias o Sintero esclarece que existem três listas desta ação, sendo a primeira dos servidores que já receberam a ação, uma lista dos que não receberam e uma terceira lista dos servidores que não estavam no processo, mas que teriam direito à ação. Uma dessas listas possui cálculos individuais

Mesmo enfrentando tumultos processuais a ação do 3,17% já foi julgada e encontra-se em poder de um contador para a realização dos cálculos. Os pedidos de desistência formulados para retirar da ação coletiva os servidores que tinham ação individual no Juizado Especial foram todos indeferidos pela União. Como condição para a desistência a União exigiu a renúncia dos servidores ao direito, o que não é recomendado pelo Sintero. A assessoria jurídica do SINTERO não aceita mais requerimentos de pedidos para sair do processo, pois o mesmo está em fase de conclusão.

A direção do Sintero recomenda que os servidores que não puderem participar das assembléias compareçam a qualquer regional para assinarem a procuração única, e para obter informações detalhadas sobre as ações.

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de MARIA NEIDE P.OLIVEIRA

Postado por MARIA NEIDE P.OLIVEIRA em 08/01/2015 às 13:24

gostaria de saber como esta o andamento dessa tao esperada isonomia.

201.57.198.201

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 06/05/2015 ás 08:59:00

Em Linhas Gerais: Justiça confirma condenação de Cassol por tramoias do tempo de prefeito de Rolim

Gessi Taborda

POLíTICA | matéria escrita em 06/05/2015 ás 08:57:00

Plenário moeu uma boa ideia de Orleans

Valdemir Caldas

POLíTICA | matéria escrita em 06/05/2015 ás 08:49:00

Capixaba recebe prefeita e vereadores em Brasília

A prefeita e os vereadores foram solicitar ao parlamentar mais recursos federais para serem aplicados em vários setores do município.

POLíTICA | matéria escrita em 06/05/2015 ás 08:39:00

Ezequiel anuncia comissão para "fiscalizar desmandos no DER"

De acordo com o servidor, houve a venda de uma máquina de propriedade da 13a residência em Porto Velho. Ele afirmou que "o dinheiro foi dividido entre os servidores envolvidos no golpe".

POLíTICA | matéria escrita em 06/05/2015 ás 08:31:00

Câmara aprova aposentadoria compulsória aos 75 para ministros do STF

A mudança também valerá para ministros dos tribunais superiores e do TCU. Para os demais servidores públicos, dependerá da aprovação posterior de uma lei complementar.

GERAL | matéria escrita em 05/05/2015 ás 21:53:00

Governador afirma que Rondônia Rural Show é momento oportuno para fazer negócios

A feira Rondônia Rural Show, disse Confúcio, é voltada para atender empresários da área agrícola e, também, médio e pequenos empreendedores da agricultura familiar.

GERAL | matéria escrita em 05/05/2015 ás 21:51:00

INPI aprova concessão parcial da terceira patente de produto tecnológico do IFRO

O dispositivo didático é composto de uma caixa de madeira de fácil manuseio, com repartições para acomodar um conjunto de sementes amazônicas, de cores e tamanhos distintos...

GERAL | matéria escrita em 05/05/2015 ás 21:46:00

Porto Velho: Semtran sinaliza rua Prudente de Moraes

De acordo com Francisco Ciarini, Coordenador municipal de Tráfego, o pavimento da rua Prudente de Moraes estava em boas condições e ela já recebeu sinalização vertical.

GERAL | matéria escrita em 05/05/2015 ás 21:42:00

Porto Velho: Semob inicia obra de drenagem na avenida Farquar na entrada do bairro Nacional

Após a implantação dos tubos, a equipe de terraplanagem vai recuperar a via.

GERAL | matéria escrita em 05/05/2015 ás 21:40:00

TCE disponibiliza novo sistema para entrega de declaração de renda de agentes públicos

Segundo a nova regra aprovada em plenário, passará a ser utilizado o Sistema de Registro de Bens e Renda de Agentes Públicos para o encaminhamento das declarações.

GERAL | matéria escrita em 05/05/2015 ás 21:37:00

Porto Velho: Defesa Civil retorna nessa sexta ao Baixo Madeira para distribuir água potável

Marcelo Santos afirmou também que a assistência prestada pela Prefeitura de Porto Velho é necessária por causa das dificuldades enfrentadas pelas famílias atingidas.

GERAL | matéria escrita em 05/05/2015 ás 21:33:00

Porto Velho: Semed constroi biblioteca em escola no Distrito de Extrema

De acordo com Valcélia Sampaio Peres, a Semed já tem disponível o mobiliário para a biblioteca e que os livros serão adquiridos pela secretaria e através de doações de entidades e da comunidade.

GERAL | matéria escrita em 05/05/2015 ás 21:29:00

MPF e MPE/RO ajuízam ação em defesa de universitários do curso de Direito da Unir em Guajará-Mirim

O objeto da ação coletiva visa compelir a Universidade a realizar a imediata designação e lotação de professores efetivos, vedar a contratação de professores voluntários sem concurso público...

POLíTICA | matéria escrita em 05/05/2015 ás 21:22:00

Deputado discute implantação de voo Vilhena - Porto Velho

Sobre o assunto já foram mantidas conversações com as empresas MAP Linhas Aéreas, de Manaus (AM), Azul e a RIMA - Rio Madeira Aerotáxi.

POLíTICA | matéria escrita em 05/05/2015 ás 21:10:00

Vereador pede ambulância, posto de saúde 24 horas e creche

Na Secretaria Municipal de Saúde o vereador José Wildes solicitou ao titular da pasta, Domingos Sávio, o retorno urgente da ambulância que atendia à unidade de saúde do Distrito.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com