/ GERAL /

00/00/0000 - 00h39min - Atualizado em 00/00/0000 - 00h39min

Sintero realiza assembléias com os servidores federais sobre isonomia, enquadramento, e ações do 3,17%, tícket alimentação e PSS

A direção do Sintero cumpre nesta semana em todo o Estado uma agenda de assembléias com os trabalhadores em educação federais do ex-território. A finalidade é repassar aos servidores informações atualizadas acerca da ação da isonomia, enquadramento dos técnicos e administrativos, segunda ação do ticket alimentação e ação dos 3,17%. Participam das assembléias, servidores filiados e não filiados ao Sintero. Durante as assembléias realizadas até agora, não houve sequer um questionamento de qualquer servidor sobre a condução dos processos.

Ontem (segunda-feira) pela manhã a assembléia foi realizada em Guajará-Mirim e à tarde em Porto Velho, reunindo mais de mil servidores. Nesta terça-feira as reuniões acontecem em Vilhena e Pimenta Bueno, e amanhã, quarta-feira (19/09), o encontro ocorre em Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes. Conduzida pela presidente do Sintero, Claudir Mata, as assembléias têm a presença dos advogados Hélio Vieira e Orestes Muniz, que representa o advogado Luiz Felipe Belmonte.

Sobre a ação da isonomia as assembléias esclarecem que toda polêmica criada por dois deputados estaduais não passa de jogo político, pois o que interessa mesmo é a luta do Sintero e dos advogados para que todos recebam o que têm direito.

Na audiência de conciliação, solicitada pelo SINTERO e realizada no dia 17/08 na 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, ficou acordado que a assessoria jurídica do Sintero, através do advogado Hélio Vieira, fará um trabalho em conjunto com o advogado Luiz Felipe Belmonte, com a finalidade de sanar os problemas que ainda existem na ação da isonomia dos servidores federais do ex-Território. Na impossibilidade de ficar permanentemente em Rondônia, o advogado Luiz Felipe nomeou o advogado Orestes Muniz para desenvolver o trabalho em conjunto com o Sintero e com o advogado Hélio Vieira, sem custos extras para os servidores.

Para resolver todos os problemas de procurações outorgadas anteriormente aos advogados Luiz Felipe, Hélio Vieira e ao Sintero, ficou acordado que os servidores deverão assinar uma procuração única, que terá validade para o trabalho conjunto. Os advogados e a presidente do Sintero explicam nas assembléias que essa procuração única é necessária, para que os servidores não tenham problemas e por qualquer motivo não fiquem fora dos cálculos. “Alguns servidores assinaram procuração para o Luiz Felipe, outros assinaram para o doutor Hélio, e o Sintero não necessita de procuração, porque já representa os servidores”, esclareceu Claudir Mata.

Ainda sobre a ação da isonomia, os servidores tomam conhecimento de que o enquadramento dos técnicos e administrativos está sendo realizado pela União, e que a direção do Sintero e os advogados participam, periodicamente, de reuniões com os técnicos dos ministérios da Fazenda e do Orçamento e Gestão para tratar do assunto. Os advogados vão entrar com ação para executar a multa diária estabelecida pela Justiça contra a União visando reparar os prejuízos causados pela demora no enquadramento.

Sobre a ação do ticket alimentação, o Sintero já dispõe de lista com o cálculo individual . A ação do PSS continua tramitando na Justiça.

Já a ação dos 3,17% enfrenta problemas, porque alguns servidores entraram com ações individuais mesmo estando na ação do Sintero, o que gerou duplicidade na Justiça Federal. Segundo os advogados, há servidores que possuem até três ações requerendo o mesmo direito. Nas assembléias o Sintero esclarece que existem três listas desta ação, sendo a primeira dos servidores que já receberam a ação, uma lista dos que não receberam e uma terceira lista dos servidores que não estavam no processo, mas que teriam direito à ação. Uma dessas listas possui cálculos individuais

Mesmo enfrentando tumultos processuais a ação do 3,17% já foi julgada e encontra-se em poder de um contador para a realização dos cálculos. Os pedidos de desistência formulados para retirar da ação coletiva os servidores que tinham ação individual no Juizado Especial foram todos indeferidos pela União. Como condição para a desistência a União exigiu a renúncia dos servidores ao direito, o que não é recomendado pelo Sintero. A assessoria jurídica do SINTERO não aceita mais requerimentos de pedidos para sair do processo, pois o mesmo está em fase de conclusão.

A direção do Sintero recomenda que os servidores que não puderem participar das assembléias compareçam a qualquer regional para assinarem a procuração única, e para obter informações detalhadas sobre as ações.

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
POLíTICA | matéria escrita em 18/12/2014 ás 19:36:00

O homem que implodirá o sistema

Demófilo Rivo

POLíTICA | matéria escrita em 18/12/2014 ás 18:54:00

FELIZ NATAL: ASSEMBLEIA AUMENTA SALÁRIO DE CONFÚCIO PARA R$ 25.300,00

Caso o novo valor seja aplicado, haverá um “efeito cascata” e a folha de pagamento ficará ainda mais inchada, milhares de servidores continuarão sem aumento e os únicos beneficiados serão os ...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/12/2014 ás 16:51:00

Férias: TRT-14 restabelece suspensão de prazos de 7 a 16 de janeiro

Com o restabelecimento da portaria, a suspensão de prazos no TRT-14 será do dia 20 de dezembro de 2014 a 16 de janeiro de 2015.

POLíTICA | matéria escrita em 18/12/2014 ás 16:46:00

Deputado Hermínio Coelho se nega a empossar Confúcio Moura para um novo mandato de governador

Segundo ele, é extremamente constrangedor dar posse a um indivíduo apontado pelos órgãos fiscalizadores como o verdadeiro líder de uma Organização Criminosa instalada no Governo Estadual.

GERAL | matéria escrita em 18/12/2014 ás 15:37:00

Prefeito Mauro Nazif decreta ponto facultativo de final de ano

O ponto facultativo na quarta-feira, 24, e na quarta-feira, 31, datas que precedem as duas principais comemorações de fim de ano (Natal e Ano Novo) será a partir das 12h.

GERAL | matéria escrita em 18/12/2014 ás 15:10:00

Fiscalização interdita setor de lavanderia do João Paulo II

Foram lavrados 20 (vinte) autos de infrações referentes à irregularidades constatadas na lavanderia e no hospital.

GERAL | matéria escrita em 18/12/2014 ás 15:07:00

Barcos serão usados em ações de fiscalização de fronteira

Delimitando 73% dos 1.444 quilômetros de extensão de fronteiras entre o Estado de Rondônia e a Republica da Bolívia, as bacias do Rio Guaporé e Mamoré são por vezes a única via de transporte.

GERAL | matéria escrita em 18/12/2014 ás 15:03:00

Cerca de 50% dos partos de alto risco poderiam ser evitados

Elas dão entrada na unidade de saúde com infecção urinária, doença que poderia ser tratada ainda no início.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/12/2014 ás 15:01:00

Rondônia: Padrasto terá de cumprir pena de 12 anos por estuprar criança

Em grau de recurso, o apelante, por meio do seu advogado, negou ter abusado de sua enteada, porém confessou que retirou a roupa da vítima e alisou o corpo dela porque ficou excitado.

POLíTICA | matéria escrita em 18/12/2014 ás 14:56:00

MPF denuncia Valter Araújo e sócios por fraude na previdência social

Os sócios da empresa Reflexo Limpeza são Vanuza Araújo, Wanderley Araújo e Poliana Siqueira também fizeram parte do esquema.

POLíTICA | matéria escrita em 18/12/2014 ás 14:55:00

Forasteiros X Beiradeiros

Professor Nazareno*

POLíCIA | matéria escrita em 18/12/2014 ás 10:26:00

Investigado como chefe de quadrilha, Confúcio anuncia nomes de futuros secretários. CONFIRA

A relação anunciada pelo governador Confúcio Moura não trouxe nenhum nome de expressão.

GERAL | matéria escrita em 18/12/2014 ás 09:53:00

Confúcio garante honrar compromisso firmado com a Defensoria

O governador se comprometeu também a enviar à Assembleia Legislativa proposta de lei autorizativa para abrir financiamento por meio do PMAE/BNDEs em favor da Defensoria Pública.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/12/2014 ás 09:26:00

Aprovada aposentadoria especial para servidores portadores de deficiência

— Esse projeto oferece uma solução definitiva de equidade, já que todos os do Regime Geral já tinham esse benefício e o projeto traz isonomia para colocar fim a uma discriminação.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 18/12/2014 ás 09:24:00

Novo Código de Processo Civil vai à sanção

A chamada penhora on-line, que leva esse nome porque os juízes podem usar sistema de integração bancária para agilizar o procedimento, já é amparada pelo código vigente...

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com