/ GERAL /

00/00/0000 - 00h39min - Atualizado em 00/00/0000 - 00h39min

Sintero realiza assembléias com os servidores federais sobre isonomia, enquadramento, e ações do 3,17%, tícket alimentação e PSS

A direção do Sintero cumpre nesta semana em todo o Estado uma agenda de assembléias com os trabalhadores em educação federais do ex-território. A finalidade é repassar aos servidores informações atualizadas acerca da ação da isonomia, enquadramento dos técnicos e administrativos, segunda ação do ticket alimentação e ação dos 3,17%. Participam das assembléias, servidores filiados e não filiados ao Sintero. Durante as assembléias realizadas até agora, não houve sequer um questionamento de qualquer servidor sobre a condução dos processos.

Ontem (segunda-feira) pela manhã a assembléia foi realizada em Guajará-Mirim e à tarde em Porto Velho, reunindo mais de mil servidores. Nesta terça-feira as reuniões acontecem em Vilhena e Pimenta Bueno, e amanhã, quarta-feira (19/09), o encontro ocorre em Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ariquemes. Conduzida pela presidente do Sintero, Claudir Mata, as assembléias têm a presença dos advogados Hélio Vieira e Orestes Muniz, que representa o advogado Luiz Felipe Belmonte.

Sobre a ação da isonomia as assembléias esclarecem que toda polêmica criada por dois deputados estaduais não passa de jogo político, pois o que interessa mesmo é a luta do Sintero e dos advogados para que todos recebam o que têm direito.

Na audiência de conciliação, solicitada pelo SINTERO e realizada no dia 17/08 na 2ª Vara do Trabalho de Porto Velho, ficou acordado que a assessoria jurídica do Sintero, através do advogado Hélio Vieira, fará um trabalho em conjunto com o advogado Luiz Felipe Belmonte, com a finalidade de sanar os problemas que ainda existem na ação da isonomia dos servidores federais do ex-Território. Na impossibilidade de ficar permanentemente em Rondônia, o advogado Luiz Felipe nomeou o advogado Orestes Muniz para desenvolver o trabalho em conjunto com o Sintero e com o advogado Hélio Vieira, sem custos extras para os servidores.

Para resolver todos os problemas de procurações outorgadas anteriormente aos advogados Luiz Felipe, Hélio Vieira e ao Sintero, ficou acordado que os servidores deverão assinar uma procuração única, que terá validade para o trabalho conjunto. Os advogados e a presidente do Sintero explicam nas assembléias que essa procuração única é necessária, para que os servidores não tenham problemas e por qualquer motivo não fiquem fora dos cálculos. “Alguns servidores assinaram procuração para o Luiz Felipe, outros assinaram para o doutor Hélio, e o Sintero não necessita de procuração, porque já representa os servidores”, esclareceu Claudir Mata.

Ainda sobre a ação da isonomia, os servidores tomam conhecimento de que o enquadramento dos técnicos e administrativos está sendo realizado pela União, e que a direção do Sintero e os advogados participam, periodicamente, de reuniões com os técnicos dos ministérios da Fazenda e do Orçamento e Gestão para tratar do assunto. Os advogados vão entrar com ação para executar a multa diária estabelecida pela Justiça contra a União visando reparar os prejuízos causados pela demora no enquadramento.

Sobre a ação do ticket alimentação, o Sintero já dispõe de lista com o cálculo individual . A ação do PSS continua tramitando na Justiça.

Já a ação dos 3,17% enfrenta problemas, porque alguns servidores entraram com ações individuais mesmo estando na ação do Sintero, o que gerou duplicidade na Justiça Federal. Segundo os advogados, há servidores que possuem até três ações requerendo o mesmo direito. Nas assembléias o Sintero esclarece que existem três listas desta ação, sendo a primeira dos servidores que já receberam a ação, uma lista dos que não receberam e uma terceira lista dos servidores que não estavam no processo, mas que teriam direito à ação. Uma dessas listas possui cálculos individuais

Mesmo enfrentando tumultos processuais a ação do 3,17% já foi julgada e encontra-se em poder de um contador para a realização dos cálculos. Os pedidos de desistência formulados para retirar da ação coletiva os servidores que tinham ação individual no Juizado Especial foram todos indeferidos pela União. Como condição para a desistência a União exigiu a renúncia dos servidores ao direito, o que não é recomendado pelo Sintero. A assessoria jurídica do SINTERO não aceita mais requerimentos de pedidos para sair do processo, pois o mesmo está em fase de conclusão.

A direção do Sintero recomenda que os servidores que não puderem participar das assembléias compareçam a qualquer regional para assinarem a procuração única, e para obter informações detalhadas sobre as ações.

comentários

COMENTÁRIOS


publicidade
GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 23:56:00

RONDÔNIA APRESENTA SUAS FINALISTAS NESTE SÁBADO

Para ilustrar o evento, além da beleza e elegância das 14 concorrentes, haverá um super desfile com as lojas Carmen Steffens (shopping), Griff.com, Kyssila Modas e Juliane Boutque.

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2014 ás 23:51:00

Datafolha mostra Dilma e Marina empatadas com 34%; Aécio tem 15%

Na simulação de segundo turno, Marina ganha de Dilma. Na pesquisa anterior, divulgada dia 18, Dilma tinha 36% e Marina, 21%. Na simulação de segundo turno, Marina atinge 50% e Dilma, 40%.

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2014 ás 22:50:00

Confúcio alerta eleitor para não cair no conto dos “vendedores de facilidades”

Em resposta às críticas de Expedito Junior, Jaqueline Cassol e Pimenta de Rondônia na Zona da Mata.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 29/08/2014 ás 22:47:00

XIV Exame: confira o resultado final da 1ª fase

Os examinandos aprovados serão convocados para fazer 2ª fase (prova prático-profissional) no dia 14 de setembro (domingo), das 13h às 18h, conforme horário oficial de Brasília (DF).

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2014 ás 22:36:00

PAINEL POLÍTICO -ALAN ALEX

Depois do suicídio, estupro também vira epidemia entre jovens.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 22:33:00

DNIT assegura ao senador Raupp obras rodoviárias de acesso a Colorado e região

Para as obras de acesso a Colorado e região, a empresa já foi contratada e a ordem de serviço já expedida.

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2014 ás 22:27:00

Expedito mantém tom “propositivo” durante o debate, diz sua assessoria

As péssimas condições de estradas da Zona da Mata também foram destacadas por Expedito durante o debate. DEBATE

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 22:24:00

Ministério Público de Rondônia recebe relatório produzido pelo CREA sobre enchentes no rio Madeira

A investigação teve início no Senge-RO, em novembro de 2013, após um pedido de uma comissão de moradores do bairro Triângulo.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 22:23:00

MP obtém condenação de motorista que atropelou e matou três pessoas da mesma família em São Francisco do Guaporé

O acidente que matou a família ocorreu na BR-429, quando Jorge Backes, dirigindo seu veículo, sob a influência de álcool e em velocidade excessiva, atingiu as vítimas .

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2014 ás 22:20:00

PM de Rolim de Moura ganhará autonomia em sua gestão , diz Padre Ton

Segundo o candidato, a estrutura hoje existente não atende mais as necessidades de segurança para a população da região.

POLíTICA | matéria escrita em 29/08/2014 ás 22:19:00

“Bacharel em Direito está no ‘limbo’ da carreira jurídica”, diz senador Odacir Soares ao defender paralegais

O projeto vai introduzir no Brasil prática comum em diversos países do Mundo, inclusive nos Estados Unidos da América.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 15:40:00

Santo Antônio Energia reafirma que não há inadimplência com o mercado livre

Esta recomposição de lastro – ou seja, a diferença entre o que vendeu e o que gerou efetivamente, representou um aporte de aproximadamente R$ 2,6 bilhões.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 15:38:00

Parlamento Jovem Brasileiro seleciona projeto de estudante de Rondônia

Este ano, o recorde de inscrições do programa Parlamento Jovem Brasileiro foi superado e chegou ao número de 2.079 projetos.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 15:35:00

Seduc debate Projeto Guaporé de Educação Integral

O coordenador Marcus Vinícius Bortoleto anunciou que no próximo mês será realizado pela equipe uma formação para professores estagiários.

GERAL | matéria escrita em 29/08/2014 ás 15:33:00

Representando o governo de Rondônia, secretário mostrou números positivos para oficiais de vários países

O secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, que representou o governo de Rondônia, foi o palestrante.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com