24/05/2012 - 15h17min - Atualizado em 24/05/2012 - 15h17min
Lúcio Albuquerque
Repórter
Membro da Academia de Letras de Rondônia e da Academia Guajaramirense de Letras
A pergunta vêm-me à mente todas as vezes que ouço, e leio, sobre providências de Governos, em qualquer das áreas do Executivo, sobre soluções para o problema da saúde, especialmente quando a questão seja de salários.
A coisa, tal o disparate que sinto na falta de sensibilidade do tratamento de questão tão séria, qual seja a do trato do empregador (o Poder Executivo) com os empregados, isso é, com uma parcela altamente importante desse grupo, que só lembro a frase atribuída a um dirigente de alto nível da Arena, “Aonde a Arena vai mal, um time no Nacional”.
(Vou traduzir: Arena era aquele partido inventado pelo AI-2 e que era 100% Governo (tal qual o PT e os acólitos). E no Estado ou região em que o partido governista não ia bem, a solucionática, como diria o genial Dario Maravilha, era colocar um time no campeonato da 1ª divisão).
Com relação à questão salarial do pessoal da saúde a coisa está parecida essa tal Comissão da “Verdade” que, ao contrário de todas linhas de pensamento sérias prevê uma verdade de mão única. É o caso do tema deste comentário.
Quem se der ao luxo de ver a mídia impressa em jornais, em sites ou em rádios vai verificar sem qualquer erro que o texto é taxativo: os deputados estaduais tiveram a brilhante decisão de autorizar ao governador Confúcio Moura oferecer mais vantagens salariais aos médicos.
Sublinhei para não haver dúvida: é preciso deixar bem claro que os médicos precisam ganhar bem. Mas, pergunto, e os outros?
Ninguém tem dúvida da importância que o médico tem para o atendimento a qualquer paciente. Que eles têm de ganhar bem, disso ninguém duvida. Agora, e os outros componentes do grupo de saúde, enfermeiros, técnicos, auxiliares e etc? A esses os deputados estaduais e o Governo literalmente não os enxergam.
Tive, em minha vida como repórter, excelentes pauteiros, editores e muitos bons profissionais com os quais aprendi muito. Mas o que reputo de maior importância foi um caboclinho baixo, Bianor Garcia, que me mandou fazer matérias como pegar um ônibus, ir até ao final da linha e voltar, apenas ouvindo, para depois escrever uma matéria. Eu fui um passageiro que não existia naquela viagem.
Assim devem estar pensando enfermeiros, técnicos, auxiliares e outros, quando deparam com a propaganda que os deputados fazem, paga com nosso dinheiro, de uma coisa que eles são pagos para fazer, que é trabalhar para o bem do povo. Como se estivessem fazendo algo supra-humano.
O governador, que é médico, claro está que puxa a brasa para sua sardinha. Esquece que o trabalho pesado, o trabalho de choque e, muitas vezes, o trabalho que realmente salva vidas, é feito pela equipe de apoio, pessoas que frequentaram bancos escolares, têm nível escolar superior (caso dos enfermeiros), mas para quem os “donos do poder” nunca se voltam, preocupados apenas em agradar quem está no topo e que, não tenho a menor dúvida, devem ganhar muito bem.
O governador sabe que sem o restante da equipe um médico pouco pode fazer. Mas na hora da benesse dirige-se apenas a seus colegas de profissão. Esquece que sem os demais é difícil imaginar resultados positivos.
Daí a minha pergunta: Só os médicos? E os outros?
Inté outro dia, se Deus quiser!
COMENTÁRIOS
Postado por REGINA DIAS em 30/05/2012 às 21:41
Sr. Ricardo, e quem disse que médico boliviano é pior do que outro médico? Ignorância talvez não é? O que mede a qualidade de um profissional não é o país, e sim se ele dá de cara com os livros e não a sua bendita nacionalidade.
200.87.223.135Postado por RICARDO em 27/05/12 às 16:05
Sr. Lucio, não se engane com estas palavras do governador, pois nem o médico vai ser valorizado. A política dele é a mesma da do governo federal que é quantidade e não qualidade. A Dilma agora quer liberar o Brasil para os médicos bolivianos e outros, mas quando sente dor de barriga ela e o Lula correm para o Sírio Libanes em São Paulo e a gente é que paga. Porque não foram tratar de cancer em La Paz que era mais barato? Mas o povo tá bom!
177.100.23.120Postado por JORGE LEÃO em 26/05/12 às 13:05
Os outros que são gananciosos se conformem com o troquinhokkkkkkkkkkkkkk
186.252.241.219Postado por MARCOS PEZÃO em 26/05/12 às 13:05
Só para eles e os outros? Os outros que tomem no radondo kkkkkkkkkkk
186.252.241.219Postado por SONIA MARIA em 26/05/12 às 13:05
AFF ISSO É HUMILDADE!KKKKKKKKKKK
186.252.241.219Postado por SEBASTIANA em 26/05/12 às 01:05
BRILHANTE REFLEXÃO! O Q DIZER DE UM GOVERNADOR COM INSTRUÇÃO QUE SÓ CAUSA A DESTRUIÇÃO? ESPERAMOS NA PROXIMA ELEIÇÃO VOTAR NO CASSOLÃO! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
187.83.131.178Postado por TAVORA LIMA em 25/05/12 às 09:05
MEDICOS. GOVERNADOR, somente O GOVERNO DA NOVA RONDÔNIA, tem a plena certeza que medico pode trabalhar sozinho, não precisa de mais ninguém para ajudar em suas atividades. O responsável pela eleição desse GOVERNADOR FORAM OS SERVIDORES PÚBLICOS, que ACREDITARAM EM SUAS PROMESSAS, sem de fato verificarem e consultarem A POPULAÇÃO DE ARIQUEMES, com foi a sua administração. AGORA SERVIDORES AGUENTEM CALADOS, OPA, EGULAM O CHORO, ENGULAM O CHORO calados sem soluçar, NÃO PODEM RECLAMAR de maneira alguma. UMA NOVA RONDÔNIA! UM NOVO GOVERNADOR! É 15, É 15, É 15 É DO PMDB
201.11.143.123Postado por EIDER em 25/05/2012 às 08:56
Aproveite e peça para um enfermeiro lhe operar!
189.54.13.186Postado por MARIA em 24/05/2012 às 22:08
Não foi o só o governo do Estado de Rondônia que beneficiou apenas esta classe com aumento salarial... A prefeitura de Porto Velho também agiu de forma classista ao conceder aumento apenas para os médicos.
201.67.127.59Postado por JOÃO BASTOS em 24/05/12 às 21:05
O ENCONTRO DOS SERVIDORES PÚBLICOS NA PRAÇA DAS CAIXAS D´AGUA, QUARTA-FEIRA DIA 23/05, PARA DEFLAGRAR O MOVIMENTO PELA TRANSPOSIÇÃO, SERVIU TAMBÉM PARA TROCA DE INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO DOS MAIS DIFERENTES ÓRGÃOS DO ESTADO. A CONCLUSÃO É UMA SÓ: O GOVERNO ATUAL MANDOU ENCAIXOTAR OU DESTRUIR TODOS OS PROJETOS E IDÉIAS QUE HAVIA DA ADMINISTRAÇÃO PASSADA, LIMPEZA GERAL. MAS, ACONTECE QUE ATÉ O MOMENTO NÃO CONSEGUIU SUBSTITUIR O QUE HAVIA POR COISAS MELHORES. NA VERDADE HA INDÍCIOS DE PIORA EM TODOS OS SETORES. DEFENSORES DO GOVERNO INSISTEM QUE O "DIÁLOGO" É O DIFERENCIAL DA ATUAL GESTÃO. É POSSÍVEL QUE ESTEJA HAVENDO UM GRANDE EQUÍVOCO. O QUE ESTÃO CHAMANDO DE DIÁLOGO, NÃO PASSA DE UM PROCESSO DE ALIENAÇÃO. PARA SER BEM DIRETO É O SEGUINTE: O GOVERNO RECEBE OS SERVIDORES, OS ESCUTA, ANOTA SUAS REIVINDICAÇÕES, SORRI... E POSTERIORMENTE DAR DESCARGA EM TUDO. PREVALECE A LÓGICA DO CONHECIMENTO ABSOLUTO, QUE IGNORA A IDEIA E A PARTICIPAÇÃO DOS OUTROS. PODENDO SER INTERPRETADA COMO UMA RELAÇÃO AUTORITÁRIA. SEDUC, SAÚDE, SEIJUS, ETC. ESTÃO PASSANDO POR ESSE PROCESSO ALIENATÓRIO. SAMA-SE O PRIVILÉGIO DOS MÉDICOS CITADO NA MATÉRIA, O DOS FISCAIS (NÍVEL SUPERIOR DA IDARON)QUE TERÃO A PARTIR DE 01/07 CEM POR CENTO DE AUMENTO REAL EM SEUS SALÁRIOS CONTRA 50 POR CENTO DOS ASSISTENTES FISCAIS, QUE SÃO MAIORIA E FAZEM O TRABALHO DE CAMPO. SEM CONTAR COM O MAIS GRAVE, POIS QUAL É O CRITÉRIO DO GOVERNO? QUAL É A RAZÃO PARA O SALÁRIO DE UM FISCAL DA IDARON SAIR DE 4 PARA 8 MIL E O DE UM PROFESSOR DE 1,5 PARA 1,7 MIL???? CORPORATIVISMOS??? PRIVILÉGIOS???
187.53.175.78Postado por JOSIVANDO MELO em 24/05/12 às 17:05
Apesar de ter apoiado e trabalhado muito para eleger o nosso governador, este vem tomado algumas decisões que podem complicar o seu Governo, não foram apenas os médicos que receberam um "incetivo para melhor trabalhar, ultimamente com os movimentos sindicais cobrando melhores salários e condições de trabalho, o governo tem dado alguns benefícios a categorias distintas, isto está deixando os outros servidores irritados pois, certamente teriam o mesmo direito. com relação a saúde o governo atendeu a parte dos pedidos da categoria, PERGUNTO, E OS DEMAIS SERVIDORES, SERA QUE NÃO TEM ESSE DIREITO, TAIS COMO POLICIA CIVIL, PROFESSORES ETC..? SERÁ QUE ESTES ESTÃO GANHANDO TÃO BEM ASSIM?
189.10.28.192Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook
publicidade
GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 17:24:00Em uma parceria com a Fundação Fhemeron, os grevistas saíram da concentração em Porto Velho para reforçar o banco de sangue do hemocentro.
POLÍTICA | matéria escrita em 24/05/2013 ás 17:21:00Gessi Taborda
GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 16:47:00Branco Ou Tinto já fez show em Porto Velho em 2007 no Festival Beradeiros, é neste fim de semana faz show no Festival Casarão 2013 e noGREGO ORIGINAL PUB.
GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:57:00A Advocacia-Geral entrou com Pedido de Providências no CNMP em razão das ameaças de responsabilização pessoal do agente público caso sejam descumpridos os termos das recomendações.
GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:54:00Com esta decisão, os enfermeiros da rede pública distrital voltam a ter estas competências.
RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:51:00A defesa de Moura Júnior alegou que a substituição ocorreu devido ao não julgamento do recurso de Moura pai em decorrência da Lei da Ficha Limpa em tempo hábil.
RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:48:00Alegou que a situação era constrangedora e o expunha ao ridículo, pois submetia o grupo a todo um gestual típico da cultura norte-americana que muitas vezes servia de chacota.
RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:45:00Pela decisão, toda ação em que se discuta a legitimidade da cobrança de tarifas administrativas para concessão e cobrança de crédito, qualquer...
POLÍCIA | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:40:00O foragido é acusado de uma série de assaltos a lojas de confecções, salão de beleza, relojoaria e sapataria.
POLÍTICA | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:07:00Ivo Cassol é o dono do PR e do PP... e aí?
GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 15:01:00Todos os Gestores da SEFIN, pelo menos até o mês passado, vinham recebendo o CDS do cargo como verba indenizatória.
GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 14:57:00A ação da isonomia beneficia os professores e os técnicos administrativos federais do ex-território.
GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 14:52:00A contraproposta da categoria já foi recebida pelo secretário de Estado de Planejamento, George Braga, o qual se comprometeu a enviá-la imediatamente aos demais membros da Menp.
GERAL | matéria escrita em 24/05/2013 ás 14:48:00Neste sábado, 25 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte.
POLÍTICA | matéria escrita em 24/05/2013 ás 14:45:00A Câmara tem 127 servidores efetivos. Desses, 23 estão à disposição da prefeitura, com ônus para o município, contra 350 cargos comissionados.