28/08/2011 - 07h02min - Atualizado em 28/08/2011 - 07h02min

Sorteio da Minha Casa Minha Vida fugiu da pressão do QI, segundo prefeito

Milhares de pessoas concorreram ao sonho da casa própria.

A casa de shows Talismã 21 ficou pequena para receber as famílias que participaram do sorteio das unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), em Porto Velho. O sorteio aconteceu neste sábado, 27, do qual participaram 11.350 famílias selecionadas entre as mais de 36 mil inscritas no programa.

Acompanhando o prefeito Roberto Sobrinho no evento estavam os secretários municipais, Ian Kleber (Semur); Mônica Carvalho (adjunta da Semur), Sérgio Pacífico (Sempla), Wilson Alves e Jorge Mascarenhas, a chefe de gabinete, Miriam Saldaña, representantes da Caixa Econômica Federal, a deputada Epifânia Barbosa (PT), Agnaldo Nepomuceno (Semdestur), Itamar Ferreira (Semtran), Fátima Ferreira (Semed) e os vereadores Cabo Anjos, Cláudio da Padaria (PC do B), Cláudio Carvalho (PT), Eduardo Rodrigues (PV), Ramiro Negreiros (PMDB) e Sid Orleans (PT).

Para o prefeito Roberto Sobrinho, a realização do evento é a concretização do sonho dessas famílias de terem direito a uma casa. E o sorteio foi a forma mais democrática para não favorecer ninguém. “Eu poderia ter feito uma lista e escolhido os beneficiados. Mas para fugir da pressão do QI, o famoso ‘quem indica”, resolvi não fazer assim e optei pelo sorteio. Não dá para todo mundo ganhar, mas, pelo menos, todos concorreram em igualdade de condições”, afirmou.

O secretário Ian Kleber, da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur), lembrou que a expectativa por parte das famílias era muito grande, pois o sonho da casa própria é o que almejam muitas famílias.“Essa é uma data histórica para Porto Velho e que encerra uma expectativa de três anos. E a política habitacional do prefeito Roberto Sobrinho tem como princípio básico assegurar moradia digna a quem realmente necessita. Esse é um dos direitos fundamentais garantido na Constituição Federal”, disse.

Sorteio Pelo critério do programa, a destinação das moradias tem que obedecer a uma hierarquização nacional e local com a seguinte distribuição: 3% para idosos; e 6% das unidades para pessoas com necessidades especiais. Em seguida vêm o grupo geral que engloba as famílias residentes ou que tenham sido desabrigadas de áreas de riscos ou insalubres; famílias com mulheres responsáveis pelo sustento familiar; famílias inscritas no CADúnico; famílias com maior número de dependentes; e famílias beneficiárias do Bolsa Família.

A primeira a ser sorteada foi a senhora Eva Sólis, do grupo dos idosos. Ela não estava presente, mas não corre o risco de perder o imóvel, que só ocorrerá, caso ela não compareça à semur para apresentar a documentação, ou se prestou informação errada no ato da inscrição. Para o grupo dos idosos foram sorteadas 22 unidades habitacionais que foram disputados por 685 inscritos. Uma delas foi sorteada para Maria do Livramento, 74 anos, que emocionada subiu ao palco para abraçar o prefeito.“Agradeço muito a Deus por ter me permitido receber essa casa e ao prefeito que possibilitou que isso se realizasse. Estou muito feliz”, disse.

Outra sorteada, Tanira Costa, 71 anos. Para ela, o programa não tinha ido em frente e não acreditava mais em receber a casa. “Foi a minha nora que me disse que ia haver o sorteio. Eu já nem esperava mais. Faz muito tempo que me inscrevi”, disse.

Entre os portadores de necessidades especiais foram sorteados 43 imóveis com 585 participantes. O primeiro nome a ser sorteado foi de Valesca Farias de Souza, o segundo, Isabel de Andrade Castro e o terceiro, Natália Morais de Souza. Grupo geral a primeira sorteada foi Geziane Soares, seguida de Aline Ribeiro e Gilcileide da Cruz.

Imóveis Em Porto Velho estão sendo construídas 716 unidades habitacionais entre apartamentos e casas, mas para atender a um critério do programa, que exige uma lista excedente de 20% do total de unidades disponibilizadas, foram sorteadas mil famílias.

São dois empreendimentos que estão sendo construídos pela prefeitura na zona leste, um no Jardim Santana e outro no bairro Socialista. A previsão é de que as primeiras unidades comecem a ser entregues entre o final do segundo semestre deste ano e o primeiro semestre de 2012.

O número de unidades habitacionais por empreendimento é estabelecido em função da área e do projeto, limitado em 500 unidades por empreendimento. As unidades habitacionais apresentam tipologia de casas térreas ou apartamentos, as casas com 02 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e área útil mínima de 32 m². Os apartamentos com
02 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e área útil mínima de 37 m².

O programa O Minha Casa Minha Vida é um programa do Governo Federal executado em Porto Velho em parceria com a prefeitura. É destinado à família com renda mensal de zero a três salários mínimos. O valor da prestação corresponde a 10% dessa renda, sendo que o menor prestação é de R$ 50 e o maior de R$ 160.O beneficiado não precisa antecipar nenhum pagamento para obter o imóvel, como entrada ou pagar taxa de inscrição. As prestações só começam a ser pagas após a entrega do imóvel. Após o sorteio, o beneficiário tem 60 dias para comprovar que atendente aos critérios do programa.
Para isso ela deverá procurar a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) munido dos documentos pessoais (CPF, RG e comprovante de renda). Também será verificado se o sorteado está inscrito no Cadastro único e no Cadastro Nacional de Mutuário. Essa exigência é necessária para consolidar os dados dos proponentes sorteados, que se dará por meio de apresentação documental de todas as informações fornecidas no ato da inscrição no programa. A lista completa dos sorteados poderá ser acessada neste site, a partir de segunda feira, 29.


Por Joel Elias

Leia também:

comentários
publicidade

COMENTÁRIOS


Avatar de ISABELA

Postado por ISABELA em 27/02/2013 às 08:07

eu queria saber ser o werbeson da silva santos foi sortiado

201.10.162.225
publicidade
GERAL | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:19:00

Escola Estadual Dom Pedro I receberá quadra coberta

Emerson Castro afirma que estão acontecendo atualmente mais de 70 obras nas escolas da rede estadual em todo o Estado.

GERAL | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:16:00

Governo resgata dívida social de 30 anos com nova psiquiatria

Nova psiquiatria terá atendimento técnico e humanizado; Estado busca experiências para formatar modelo ideal para tratar pacientes.

GERAL | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:14:00

Primeiro trecho do anel viário é asfaltado em Ji-Paraná

O acesso para Presidente Médici será o primeiro a receber o asfalto; A previsão é que 100% dos serviços sejam concluídos ainda este ano..

GERAL | matéria escrita em 21/10/2014 ás 17:09:00

Agroindústria de Cacoal mostra a qualidade dos produtos do campo

O aluno do 2º ano do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Guilherme BuzattoDonat se mostrou admirado com a qualidade dos produtos da agroindústria Produtos da Hora.

GERAL | matéria escrita em 21/10/2014 ás 16:13:00

Procurador-Geral de Justiça do MPRO é reconduzido para a presidência do GNCOC

Eduardo de Lima Veiga, os Procuradores-Gerais de Justiça destacaram a excelência do trabalho realizado por Héverton Alves de Aguiar à frente da presidência do GNCOC desde 2012...

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 21/10/2014 ás 16:48:00

Justiça decreta prisão de ex-secretário da Sejus

Zaquel e a assessora especial do governador Confúcio Moura (PMDB), Mirian Spreafico, respondem a ações criminais e cíveis.

POLíTICA | matéria escrita em 21/10/2014 ás 16:03:00

MP vê indícios dos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva; fraude à licitação e lavagem de dinheiro pelo governador Confúcio Moura

Durante as investigações surgiram indícios de prática de crime perpetrados por outras pessoas, dentre elas, Francisco de Assis – cunhado do Governador; do próprio Governador, Confúcio Moura, bem como o vereador Jair Montes.

POLíTICA | matéria escrita em 20/10/2014 ás 18:29:00

IBOPE, A PESQUISA COMPLETA: Disputa em Rondônia segue acirrada também no segundo turno

Em Rondônia, o senador Aécio Neves (PSDB) tem 52% das intenções de voto, contra 41% da atual presidente e candidata à reeleição Dilma (PT).

POLíTICA | matéria escrita em 20/10/2014 ás 18:19:00

PAINEL POLÍTICO - ALAN ALEX

ADIN pode levar a expulsão de 400 PMs em Rondônia.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 20/10/2014 ás 17:50:00

TJRO: 1ª Câmara Criminal mantém condenação de 20 anos a pai que estuprou filha

De acordo com o voto da relatora, o pai iniciou os abusos sexuais em 2003, dois dias antes de sua filha completar 7 anos de idade.

GERAL | matéria escrita em 20/10/2014 ás 17:37:00

Ministério Público de Rondônia antecipa para sexta-feira feriado do Dia do Servidor

Na quinta-feira, dia 30 de outubro, será realizada a Corrida do Colaborador, a partir das 17 horas, no Espaço Alternativo.

GERAL | matéria escrita em 20/10/2014 ás 17:33:00

Cerca de 2 mil famílias serão beneficiadas com o repasse de 155 hectares em Porto Velho

Com as terras regularizadas o processo para autorização e liberação de recursos para construção de escolas, postos de saúde, praças e aplicação de asfalto...

GERAL | matéria escrita em 20/10/2014 ás 17:31:00

Centro de reabilitação é inaugurado na Zona Leste

Parte dos serviços realizados no CERO chegam à população por meio de convênio entre o Governo do Estado e o Hospital das Irmãs Marcelinas.

GERAL | matéria escrita em 20/10/2014 ás 17:25:00

Unidade móvel do Hospital de Barretos atende servidoras do MPRO no Outubro Rosa

“A maioria das vezes são locais onde a população tem pouco acesso para realização desses exames preventivos”, explica.

GERAL | matéria escrita em 20/10/2014 ás 17:23:00

Ministério Público ajuíza ação civil pública contra vereador e servidora da Câmara de Buritis

O vereador, chefe imediato da servidora, autorizou sua viagem a passeio, permitiu que esta assinasse sua folha de ponto e autorizou o pagamento de seus vencimentos.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com