01/08/2012 - 16h13min - Atualizado em 01/08/2012 - 16h13min

STJ decidirá sobre divulgação de nomes de servidores em lista de remuneração na internet

A divulgação se deu no Portal da Transparência. A entidade quer que sejam disponibilizados apenas o Siape/matrícula do servidor ou iniciais dos ocupantes do cargo e a remuneração.

Caberá ao ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidir se o governo federal pode divulgar nomes dos servidores em lista de remuneração publicada na internet. O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle impetrou mandado de segurança, com pedido de liminar, para impedir a publicação, mas o presidente do Tribunal, ministro Ari Pargendler, entendeu que não havia urgência para decidir o caso durante as férias forenses. O STJ retoma suas atividades nesta quarta-feira (1º).

Pargendler constatou que o Poder Executivo já divulgou os vencimentos pagos aos seus servidores no mês de junho. “Trata-se de fato irremediável”, declarou. O ministro destacou que a publicidade dos vencimentos do mês de julho se dará em agosto. “Até lá, o relator [Mauro Campbell] terá retornado das férias forenses, e melhor dirá sobre o pedido”, afirmou o presidente do STJ.

O mandado de segurança busca a suspensão dos efeitos da Portaria Interministerial 233/2012. O pedido contesta dois pontos: a divulgação do nome completo e do número do CPF dos analistas e técnicos de finanças e controle juntamente com a respectiva remuneração/subsídio; e a possibilidade de busca dos valores percebidos apenas pelo primeiro nome do servidor.

A divulgação se deu no Portal da Transparência. A entidade quer que sejam disponibilizados apenas o Siape/matrícula do servidor ou iniciais dos ocupantes do cargo e a remuneração, e que, para busca, seja necessário o apontamento de outros dados, além do primeiro nome, para que se localize a informação procurada.

De acordo com o sindicato, há desrespeito aos princípios constitucionais da intimidade, da privacidade e da segurança. Para a entidade, “enquanto amplamente acessíveis os valores de remunerações e subsídios com a indicação de nome completo e número CPF, eles estão sujeitos à atuação de criminosos. As informações disponíveis podem ser utilizadas tanto para que os servidores sejam ludibriados [em golpes], quanto para que terceiros as utilizem em proveito próprio [documentos falsificados]”.

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 22/05/2013 ás 11:15:00

Ex-deputado Carlão e 11 réus são condenados por improbidade

VEJA A RELAÇÃO DOS CONDENADOS.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 21/05/2013 ás 15:32:00

TRE-RO regulamenta “Carga Rápida” de processos para advogados

A “Carga Rápida” consiste na retirada de autos em andamento por advogados, constituídos ou não, quando não estiverem sujeitos a sigilo, nas unidades jurisdicionais de primeiro grau e na secretaria do TRE-RO.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 21/05/2013 ás 11:29:00

Envio de cartão de crédito sem solicitação, mesmo bloqueado, é prática abusiva e causa dano moral

O inciso III do artigo 39 do CDC diz que é vedado ao fornecedor “enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço”.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 21/05/2013 ás 10:23:00

Greve no Judiciário: Liminar determina que 50% dos servidores da Justiça devem estar em seus postos de trabalho

Caso não cumpra, o Sindicato pagará multa diária de 50 mil reais.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 20/05/2013 ás 14:51:00

Terceiro ato infracional grave justifica internação de menor

O adolescente já havia recebido medida socioeducativa de semiliberdade e liberdade assistida por dois atos infracionais equiparados a roubo.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 20/05/2013 ás 14:48:00

ESPECIAL - Consumidores buscam a Justiça para defender seus direitos na compra de imóveis

Em razão de problemas de natureza contratual ou do produto, a cada dia aumenta o número de demandas judiciais envolvendo construtoras. Confira a jurisprudência do STJ sobre o tema.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:58:00

Mulher que levou cocaína de Rondônia para Minas é condenada pela Justiça

Ela foi presa em maio de 2011 em Sete Lagoas com cerca de dois quilos da droga.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 18/05/2013 ás 08:19:00

Sem negociação, greve do Judiciário continua

Nesta segunda-feira (20) uma grande movimentação dos trabalhadores acontece em frente ao prédio sede do TJRO.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 17/05/2013 ás 17:35:00

Justiça garante manutenção de emprego de mais de 100 funcionários da Caerd

Os Autores alegavam irregularidades e ilegalidade no concurso público realizado no ano de 1996.

RONDÔNIA JURÍDICO | matéria escrita em 17/05/2013 ás 13:51:00

TJRO convoca 92 aprovados no Concurso

Uma unidade foi disponibilizada para atender os nomeados.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2012 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com