Técnicos do BNDES visitam obras da Secretaria de Segurança Pública

As obras foram viabilizadas pelo governo do Estado por meio do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise) com o BNDES.

Publicada em 02 de March de 2015 às 17:13:00

Técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) visitaram as obras das Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisps) Leste, Sul e Centro.

Na visita aos canteiros, os técnicos acompanharam a execução dos projetos e verificam a documentação sobre a parte financeira da obra apresentada para aprovação junto ao banco.

As obras foram viabilizadas pelo governo do Estado por meio do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise) com o BNDES. Os recursos foram orçados em R$ 98.046.000,00 para construção, compra de equipamentos e mobiliários, bem como R$ 10.450.000,00 para equipamento de informática.

O engenheiro civil coordenador de fiscalização das obras do Pidise, Ricardo Pimentel, acompanhou a equipe do BNDES nas vistorias e destaca a satisfação com a condução das obras na capital.

“A Sesdec foi a Secretaria mais elogiada pelos técnicos por estar seguindo à risca o projeto apresentado e os prazos estabelecidos. Eles ficaram surpresos com a evolução das obras, e ficaram de retornar em junho deste ano”, disse Pimentel.

De acordo com o Gerente de Planejamento da Sesdec, André Roberto, o resultado da visita foi ótimo, já que a equipe do banco pôde verificar que as obras estão sendo realizadas dentro das normas estabelecidas.

“Temos atualmente 19 unidades em construção em todo o estado, sendo três na capital e 16 no interior, todas em andamento e sem paralisação. As equipes da Secretaria de Assuntos Estratégicos (Seae) e Sesdec acompanham semanalmente a evolução dos projetos junto aos engenheiros e técnicos das unidades para garantir que os equipamentos sejam entregues à população”, disse ele.

Na capital do estado, o contrato firmado com o BNDES vai beneficiar a construção da Unisp Leste, Unisp Sul, Unisp Centro e Unisp Norte. Estão em andamento os projetos de construção do Instituto do DNA Criminal (IDNAC), Construção da sede do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM); Reforma da Companhia de Operações Especiais (COE); Reforma do 1º BPM; Reforma do 1º Grupamento dos Bombeiros no bairro Marechal Rondon; Central de Logística da Segurança; Centro Integrado de Inteligência; Nucrims de Cacoal, Ariquemes e Ji-Paraná Núcleos de Criminalística – IML, IC e IICC, Sede da PC e Complexo de Especializadas.

Já no interior, as Unispss de grande porte estão localizadas em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. As dez de pequeno porte em construção estão nos municípios de Alvorada do Oeste, Buritis, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Cujubim, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Machadinho do Oeste, Nova Brasilândia e Rolim de Moura, além de outros três Subgrupamentos dos Bombeiros em Rolim de Moura, Ji-Paraná e Vilhena.


Além de vistoriar as obras da Sesdec, a equipe também visitou outras obras na capital, Hospital Estadual de Urgência e Emergência de Rondônia (Heuro), Escolas Anísio Teixeira, Flora Calheiros e Risoleta Neves.


Texto: Márcia Martins e Arian Oliveira