Telefonia celular chegará aos distritos ainda esse ano, afirma Lindomar Garçon

Garçon ressaltou que a ANATEL já licitou e contratou as companhias telefônicas que estão obrigadas a levar o serviço de telefonia celular com o prazo máximo até dezembro de 2015.

Publicada em 24 de April de 2015 às 18:15:00

O deputado federal Lindomar Garçon (PMDB-RO) foi escolhido para fazer parte de uma importante Comissão na Câmara dos Deputados, que acompanhará a implantação dos serviços de telefonia fixa e móvel, com internet (banda larga) 3G, em comunidades e distritos que estejam acima de 30 quilômetros distantes dos seus municípios.

Garçon ressaltou que a ANATEL já licitou e contratou as companhias telefônicas que estão obrigadas a levar o serviço de telefonia celular com o prazo máximo até dezembro de 2015.

Em Rondônia, a empresa vencedora do certame licitatório foi a CLARO. O edital de licitação, nº 002/2010/PV/SPV, permite o oferecimento de tecnologia de banda larga móvel para essas comunidades e distritos.

Segundo o parlamentar, a meta é ir muito além desses distritos. “Vamos levar aos distritos mais distantes”, frisou.

O parlamentar disse que o governo federal já está fazendo a sua parte, agora, é a vez do governo do estado em parceria com a União dar a sua contribuição.

Os distritos contemplados nessa primeira fase são:

Izidrolândia, Rolim de Moura do Guaporé em Alta Floresta. Triunfo, Candeias do Jamari. Boa Vista do Pacarana em Espigão do Oeste. Surpresa no município de Guajará-mirim. Distrito de Bom Jesus em Jaru. Nova dimensão, Palmares e Jacinópolis em Nova Mamoré. Calama, Extrema, Nova Califórnia, Rio Pardo, União Bandeirante e Vista Alegre no município de Porto Velho.

Garçon disse que o governador Confúcio Moura manteve contato com ele e o agradeceu por estar colaborando, através da Comissão Especial, da qual faz parte como membro titular, pelo empenho na implantação da telefonia móvel nessas comunidades. Disse o governador: “Precisamos muito do apoio do Ministério das Comunicações para a homologação desses serviços e você é o nosso representante”, finalizou Confúcio Moura.

Na oportunidade, Lindomar Garçon agradeceu ao governador pelo reconhecimento do seu trabalho e ao mesmo tempo também o parabenizou pela Lei de incentivo nº 3263/2013 enviada e aprovada na Assembleia Legislativa de Rondônia que concede incentivos fiscais as empresas investidoras do sistema de telefonia.

Na oportunidade, o parlamentar cumprimentou o senhor Marcelo Braga, responsável técnico junto ao Estado para que esse projeto seja definitivamente implantado, conforme determinação do governador. “As comunidades e distritos merecem a inclusão digital e vamos lutar para que todos os nossos distritos recebam esse benefício”, finalizou Lindomar Garçon.

Assessoria