Testoni, o preferido de Moreira

Valdemir Caldas

Publicada em 13 de June de 2013 às 14:52:00

Compreende-se que o presidente do Diretório Regional do Partido Social Democrático, deputado federal Moreira Mendes, não queira revelar, agora, o nome de sua preferência para disputar a sucessão do governador Confúcio Moura, mas dai dizer que o candidato do partido será aquele que tiver os melhores índices de aceitação população, em 2014, é querer subestimar a inteligência das pessoas.

Até as paredes da Assembleia Legislativa de Rondônia sabem que o preferido de Moreira é Alex Testoni. Publicamente, ele tem evitando falar sobre o assunto, mas, à surdina, vem trabalhando forte para emplacar a candidatura do prefeito de Ouro Preto do Oeste. Negar os fatos seria o mesmo que tentar tapar o sol com uma peneira.

Ainda que alguns considerem prematuro tratar da sucessão estadual, quando mais de um ano nos separa do pleito, quem conhece a biografia política de Moreira sabe que ele não costuma agir por impulso ou emoções, muito menos bater prego em estopa, como ensina o dito popular.

Calejado, Moreira julga que, se revelasse, agora, o candidato de sua preferência, só acirraria ainda mais os ânimos dentro e fora do PSD. Por isso, tem sido cauteloso quando se trata de sucessão estadual.

Muita água há de rolar, até que se defina o quadro de disputantes. Mas já se pode dizer, com grande margem de certeza, que Alex Testoni é o preferido de Moreira, na brigar pelo lugar de Confúcio.

Moreira sabe quão importante é para qualquer pretendente ao cargo de governadordispor, dentre outros coisas, de dinheiro para torrar numa campanha e, claro, base política no interior. E acredita que Testoni preenche os requisitos, conquanto muitos desconfiem que sua escolha não já se restrinja apenas a isso.