Transposição: Aspometron ganha mais uma e transfere mais 740 para União

Com nova decisão, Aspometron concluiu processo de toda a turma até o ano de 87.

Publicada em 14 de May de 2014 às 17:43:00

 

Costinha, segundo à esquerda, em reunião com a equipe de advogados que concluiu transposição até 87

A Justiça Federal reconheceu e garantiu a um grupo de mais 740 policiais e bombeiros militares que ingressaram no serviço público estadual até o ano de 1987, o direito à transposição para os quadros da União. A decisão da 1ª Região do Tribunal Regional Federal, de Brasília, foi comunicada na terça-feira (13) pelo advogado José Cleber Martins Viana, membro da banca que presta consultoria jurídica à Associação dos Policiais Militares do Ex-território (Aspometron) que no ano passado já havia conseguido efetivar a transposição do primeiro grupo de 432 policiais militares.
Na manhã desta quarta-feira (14) o presidente da Aspometron, tenente José Francisco Costas, o Costinha, seguiu para Brasília para acompanhar com os advogados os próximos passos para o efetivo enquadramento destes policiais na folha de pagamento.

Enquanto que outros sindicatos e o próprio governo estadual escolheram o caminho político e administrativo para a transposição dos servidores do ex-território federal de Rondônia para os quadros da União, conquista assegurada a outros ex-territórios como Amapá e Roraima, a Aspometron optou, desde o ano de 2005, por uma alternativa via judicial.
Após muitas idas e vindas, a vitória acabou assegurada inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF), onde transitou em julgado desde o fim de 2012. De lá pra cá, o presidente Costinha vinha se desdobrando juntamente com os advogados, para a execução da sentença.

De acordo com Costinha, a decisão alcança de soldado e coronel da ativa, inativos e pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Ele acredita que já no mês de julho os beneficiados já deverão estar recebendo seus vencimentos da União, com todos os direitos e vantagens.