Tribunais discutem futuro do Judiciário e Presidente do TRT 14 será expositor no VIII Encontro Nacional

A solenidade de abertura do evento será presidida pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF)

Publicada em 10 de November de 2014 às 11:28:00

Integrantes da alta administração dos 91 tribunais brasileiros vão discutir a partir de segunda-feira (10/11), em Florianópolis/SC, o futuro da Justiça brasileira. Estão na pauta do VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário soluções para a litigância excessiva e a quantidade de processos em tramitação – 95 milhões, segundo os números mais recentes. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior, será um dos expositores da oitava edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário.

A solenidade de abertura do evento será presidida pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski. A cerimônia começará às 14 horas, no Centro de Eventos da Associação Catarinense de Medicina, com discursos do ministro Lewandowski e do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), desembargador Nelson Schaefer Martins. Após a abertura, o ministro concederá coletiva à imprensa.

O Presidente do TRT da 14ª Região e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais do Trabalho (Coleprecor), juntamente André Ramos Tavares, professor doutor da USP e PUC/SP, desembargador Milton Augusto de Brito Nobre, presidente do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, juiz João Ricardo dos Santos, da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juiz Antônio César Bochenek, da Associação dos Juízes Federais (AJUFE) e o juiz Paulo Luiz Schmidt, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), participarão do painel que discutirá "Dilemas e alternativas institucionais para o Poder Judiciário: Perspectivas teóricas e práticas".

No primeiro dia o especialista em gestão judiciária, Jeffrey Apperson, abordará experiências internacionais na superação de desafios do Poder Judiciário em diversos países. Ao longo da tarde, os presidentes dos tribunais superiores tratarão da estratégia nacional para a Justiça brasileira e será feita a entrega do selo Justiça em Números aos presidentes dos tribunais que se destacaram pelo aprimoramento dos sistemas de estatísticas e informações relacionadas ao funcionamento do Judiciário.

No segundo dia do encontro (11/11), a presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ, ministra Maria Cristina Peduzzi, apresentará o resultado parcial das metas que o Judiciário persegue até o fim de 2014 para aprimorar o serviço prestado à sociedade. A apresentação começará às 9 horas.

A partir das 9h30, o especialista em Poder Judiciário André Ramos Tavares proporá soluções institucionais para diminuir o excesso de processos e litigância na Justiça nacional. No mesmo painel, presidentes de associações que representam a magistratura também terão espaço para manifestar suas demandas. À tarde, usuários do PJe inscritos no Encontro poderão discutir seu atual funcionamento e perspectivas de melhorias para o sistema no debate "Diálogo com os usuários do Processo Judicial Eletrônico".

Enquanto isso, presidentes, corregedores-gerais e outros representantes dos tribunais brasileiros discutirão quais metas cada segmento do Judiciário vai buscar alcançar ao longo de 2015 e 2016 para melhorar o atendimento ao cidadão pelo Judiciário. Às 16 horas, serão apresentadas as iniciativas estratégicas nacionais aprovadas pelos presidentes das Cortes nos debates realizados ao longo do dia.

Transmissão ao vivo – Os debates poderão ser acompanhados em todo o mundo pela internet. O Canal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no YouTube vai transmitir o evento ao vivo. O internauta poderá acessar a transmissão na página principal do Portal do CNJ, www.cnj.jus.br, ou diretamente no Canal do CNJ no YouTube.