Tribunal de Justiça determina a eliminação de 1.036 processos

No edital, publicado no Diário da Justiça dessa quarta-feira, 28, está previsto que serão eliminados, no prazo de 45 dias, por meio de máquina fragmentadora de papel, 1.036 processos, que tiveram sua origem no 2ª grau (TJRO).

Publicada em 29 de September de 2016 às 21:42:00

Por determinação do Presidente da Primeira Câmara Criminal, Desembargador Valter de Oliveira, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia realizará sua primeira eliminação de processos com trânsito em julgado e arquivados há mais cinco anos.

No edital, publicado no Diário da Justiça dessa quarta-feira, 28, está previsto que serão eliminados, no prazo de 45 dias, por meio de máquina fragmentadora de papel, 1.036 processos, que tiveram sua origem no 2ª grau (TJRO). Desse total, 80% são habeas corpus, segundo informação da diretora do 1º Departamento Criminal (Dejucri), Maria das Graças Couto Muniz.

O prazo de 45 dias, constante no Edital n. 001/2016 – 1º Dejucri, é para que advogados e partes interessadas, assim como instituições de ensino superior possam solicitar o desentranhamento (retirada) de documentos e de peças processuais. No caso destas, a concessão destinar-se-á para aplicação no ensino prático dos acadêmicos.

Segundo o presidente da Câmara, os processos listados para eliminação, datam da criação do Poder Judiciário do Estado de Rondônia até o ano de 2000, excetuando-se os registrados até o dia 4 de janeiro de 1982, que serão encaminhados para o acervo histórico-cultural do TJRO. Informou ainda, que os demais processos arquivados no período de 2001 a 2011, serão eliminados em data futura, ainda não definida.

Indagado sobre o evento de eliminação de processos do 2º grau (TJRO), o desembargador Valter de Oliveira respondeu, que até 21 de agosto de 2015, só havia normatização no 1º grau (fóruns), porém, a partir da data referida, o Tribunal de Justiça editou a Resolução 59, regulamentando a eliminação de processos em 2º grau. Ele avaliou como positivo este ato, uma vez que as demais Câmaras do Tribunal deverão seguir o mesmo procedimento, permitindo que outros processos atuais aportem no arquivo geral. Salientou ainda que daqui a alguns anos todos os processos judiciais serão eletrônicos, sendo que nosso tribunal caminha a passos largos neste sentido.

Para dar conhecimento do Edital, o Presidente da 1ª Câmara encaminhou ofícios ao Presidente da OAB, seção de Rondônia, ao Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público e ao Defensor Público-Geral do Estado de Rondônia.

Assessoria de Comunicação Institucional