TRT14 presta homenagem a desembargadores em comemoração aos 25 anos de magistratura

Pequeno Junior e Elana Cardoso Lopes foram homenageados na segunda-feira (31) no Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.

Publicada em 04 de September de 2015 às 20:39:00

 

Os 25 anos de magistratura dos desembargadores do trabalho Carlos Augusto Gomes Lôbo, Ilson Alves

 Pequeno Junior e Elana Cardoso Lopes foram comemorados   na segunda-feira (31) no Memorial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, em Porto Velho. A cerimônia ocorreu junto com o Ato Solene de aposição de fotografia do desembargador Ilson Pequeno na Galeria de Presidentes. 

As homenagens iniciaram na sessão administrativa do Tribunal Pleno. Na  ocasião, o presidente do Regional, desembargador Francisco José Pinheiro Cruz; as desembargadoras Maria Cesarineide Lima, Vania Maria da Rocha Abensur e Socorro Guimarães; o juiz convocado Shikou Sadahiro e o procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre, Piero Rosa Menegazzi , ressaltaram o histórico profissional e dedicação de cada um ao longo desses vinte e cinco anos.
 
Na abertura da solenidade , o presidente do Tribunal , Francisco José Pinheiro Cruz, ressaltou que é um momento de satisfação para o Regional poder homenagear os 25 anos de história da cada um desses três desembargadores que já passaram por todas as etapas na Justiça do Trabalho da 14ª Região. "Iniciaram juízes substitutos, juízes titulares, desembargadores, isso na área jurisdicional e na área administrativa; passaram pela presidência e pela corregedoria regional. Uma experiência de vida muito grande, especificamente passaram por todos os estágios aqui desde  a implantação do TRT", concluiu o presidente.
 
 
Pequeno Junior disse  que a história se iniciava no dia 31 de agosto de 1990, "num concurso vitorioso onde o desembargador Carlos Lôbo foi o primeiro lugar, eu fui 2º lugar e desembargadora Elana o 3º lugar do concurso. Pudemos escrever parte de nossa história por uma justiça mais justa, percorremos a presidência de Varas e Varas Itinerantes em toda jurisdição, participando e ascendendo à condição de desembargadores", ressaltou.
 
"Estamos caminhando, e temos muito a caminhar, então enquanto Deus der forças a todos nós, estaremos aqui julgando processo, procurando fazer aquela justiça mais justa, dentro daquilo que nós entendemos", afirma Pequeno Junior.
 
Carlos Lôbo agradeceu aos familiares em nome dos desembargadores. Segundo ele, a família foi o principal suporte nesses 25 anos dedicados à magistratura trabalhista. "Agradecemos aos nossos familiares, realmente se não fosse esse suporte da família, jamais teríamos conseguido alcançar os nossos objetivos de entregar justiça e de exercer nossas atividades sempre com a melhor das intenções", afirmou.

 
Lôbo relatou as dificuldades da época, a transição com a modernização e destacou o avanço tecnológico, as instalações físicas e o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho. "É uma vida né, um quarto de século, começou em 1990 com todo gás, com todo ideal, na expectativa de fazermos o melhor possível e distribuir justiça. Hoje,  apesar de tudo que nós passamos, permanecemos com essa mesma chama, com esse mesmo ideal, passado todo esse tempo", concluiu o desembargador.
 
Emocionada, a desembargadora Elana lembrou que ingressou na justiça do trabalho como servidora. Somados com a magistratura , são mais de 28 anos de dedicação. "É um prazer muito grande porque na verdade são 25 anos na carreira de juiz do tribunal, mais três anos e meio como servidora, então estou no TRT da 14ª Região há  28 anos. É uma história mesmo. O nosso cuidado nesses 25 anos  e até nós nos aposentarmos de realmente saber que estamos fazendo o melhor, a entrega da prestação jurisdicional de forma mais rápida", finaliza.
 
Em nome da Procuradoria do Trabalho, o procurador Pedro Rosa Menegasi parabenizou os magistrados pela notável marca de 25 anos de magistratura que representam a prestação de serviços fundamentais à sociedade brasileira e em especial às comunidades de Rondônia e Acre.
 
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia, Andrey Cavalcante, ressaltou que trata-se de bodas de prata e o conceito que envolve essa relação é o casamento da magistratura mais os valores puros da lealdade, de primor e profundo respeito ao cidadão. "São símbolos que ficam aqui hoje registrados", finaliza.
 
Aposição de fotografia 

 
Na solenidade de aposição da fotografia na Galeria de Presidentes, o desembargador Ilson Alves Pequeno Junior dedicou o momento histórico a todos aqueles que participaram dessa trajetória. "Para cada um que participou dessa jornada sinta-se parte integrante dessa fotografia. Acolho a solenidade com um misto de emoções, olhar para esta fotografia representa para mim acessar um perfil, que me conduz a uma dimensão interna tantas vezes afiadas, mas de certa forma potencializada, materializada e vivenciada neste biênio que se encerrou", afirmou o desembargador.
 
Pequeno Junior ingressou no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região em 11 de maio de 1987, como servidor público exerceu diversas funções e cargos entre , eles o de secretário da Corregedoria Regional e  diretor geral das Secretarias. Aprovado no 2º Concurso para a magistratura do TRT14 em 31 de agosto de 1990, e exerceu as titularidades das Vara do Trabalho de Cacoal, 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho, Vara do Trabalho de Pimenta Bueno, 1ª Vara do Trabalho de Rio Branco, Diretor do Fórum Trabalhista de Rio Branco, presidente da Amatra IV (1995-1997) e dia 3 de junho de 2011 foi nomeado desembargador do Regional. Presidente no biênio 2013/2014 e presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) em 2014. Pequeno Junior é o atual vice-presidente e ouvidor-geral do Regional.

 

Ascom/TRT14 (Alberto Alves/Luiz Alexandre)