UHE jirau inicia operação comercial da 16ª turbina

A ESBR comemora por ter zerado o atraso em relação ao cronograma inicial de leilão do projeto.

Publicada em 03 de November de 2014 às 14:21:00

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) liberou no dia 30 de outubro, a operação comercial da Unidade Geradora (UG) 08 da Usina Hidrelétrica Jirau. Com a autorização, a Usina chega à sua 16ª turbina e uma potência instalada de 1.200 MW (megawatts). São oito UGs na Casa de Força da Margem Direita e mais oito na Casa de Força da Margem Esquerda (CFME). Além disso, a previsão é que a 17ª entre em operação ainda nesta semana. Trata-se da UG 34, situada na CFME, que está em teste de comprovação de potência.

Em setembro deste ano, Victor Paranhos, presidente da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, já vislumbrava este momento importante, quando a 14ª turbina entrava em operação. “Hoje, com a 16ª turbina operando comercialmente, temos a certeza de que todo o trabalho está dando resultado, pois o objetivo de zerar o atraso em relação ao edital de leilão foi alcançado, mesmo diante de todos os desafios”, afirma Paranhos. “É um esforço conjunto. As equipes atuam 24 horas por dia, em regime de revezamento, de forma a colocar todo mês, mais máquinas funcionando”, explica.

A UHE Jirau terá um total de 50 turbinas com 75MW de potência cada e capacidade total de gerar energia para o Sistema Elétrico Brasileiro de 3.750 MW, suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências.