UHE Jirau recebe VISITA DE DIRETORES DA TRACTEBEL ENERGIA

Executivos vieram ao empreendimento com objetivo de conhecer e acompanhar os trabalhos desenvolvidos na Usina.

Publicada em 16 de April de 2016 às 10:14:00

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau recebeu no período de 06 a 08 deste mês, um grupo de diretores da Tractebel Energia, maior geradora privada do Brasil com objetivo conhecer o empreendimento.

O grupo composto pelo diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da Tractebel, José Luiz Laydner, acompanhado do Supervisor de Construção, Odilon Parente Filho, do Gerente do Departamento de Geração Hidráulico, Artur Roberto Ellwanger e do Engenheiro Especialista, José Carlos Borgmann foi recebido na sala multimídia da Margem Esquerda, pelo diretor Administrativo & Institucional da ESBR José Lucio de Arruda Gomes onde assistiram um vídeo institucional e puderam ter uma noção da grandeza do Usina.

Na sequência o Engenheiro de Segurança, Oscar Chaves apresentou um briefing de segurança, onde destacou os investimentos que foram feitos no setor. “Em 2013 Porto Velho saiu de alto risco para médio risco de malária, pelo controle feito pela usina”, afirmou o engenheiro explicando que foi feito um trabalho conjunto de distribuição de inseticida e mosqueteiro que reduziu o índice em 50%.

O diretor Engenharia da UHE Jirau, Marco Bucco também fez uma apresentação dos status da obra. Depois foi a vez do gerente Geral da Leme Engenharia, Rogério Zamparoni explicar detalhadamente a montagem da 2° fase das Unidades Geradoras (UGs) da margem esquerda. Ao final do dia os diretores da Tractebel foram conhecer in loco a Casa de Força da Margem Esquerda.

A visita à usina Jirau continuou na quinta-feira (7) pela manhã, os executivos da Tractebel foram recebidos pelo diretor de Operação, Isac Teixeira, gerente de Engenharia e Planejamento, Luiz Fea , Gerente de Manutenção , Ramon Campos, Gerente de Meio Ambiente, Veríssimo Neto e pelo gerente de Hidrologia, Pedro Trindade que apresentaram a estrutura da diretoria de operação, a questão da curva guia, o  planejamento da manutenção e  as melhorias que estão sendo implantadas nas Unidades Geradoras. O diretor de Operação, Isac Teixeira aproveitou para falar também sobre as características principais do Rio Madeira e as suas influencias na operação da Usina.

O grupo conheceu a Sala de Controle, o Sistema de Transposição de Peixes (STPs), a Casa de Força da Margem Direita e o Vertedouro. Na sexta-feira (8) os executivos também conheceram a cidade de Nova Mutum Paraná, onde foram construídos 1.600 casas e toda a infraestrutura, onde foram investidos R$ 250 milhões de compensações ambientais.

O diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da Tractebel, José Luiz Laydner, disse que a visita é de conhecimento desse misto de final de obra e operação comercial e que a impressão é muito positiva, pois a Usina Jirau é um investimento muito importante para garantir o fornecimento de energia para o Brasil e agradeceu aos executivos da ESBR pela recepção calorosa. O diretor de Operação da ESBR, Isac Teixeira, também ressaltou que é extremamente importante que executivos, sócios e acionistas conheçam esse grande empreendimento que é Jirau, a complexidade envolvida na construção de uma Usina desse porte na Amazônia e que tem a maior turbina tipo Bulbo do mundo. “Meu maior desafio inicial foi montar a equipe, agora está sendo operar e manter esses profissionais”, disse Isac Teixeira destacando que a ESBR tem priorizado o treinamento de profissionais da região do Acre e Rondônia para trabalhar em Jirau.