Uma história em que o boi de piranha pensa e pode contar tudo o que sabe

Gente que pegou dinheiro e gente que pagou para ter benesses...

Publicada em 02/12/2011 às 15:07:00

“Boi de piranha é uma expressão popular brasileira. Pode designar uma situação onde um bem menor e de menos valor é sacrificado para que em troca, outros bens mais valiosos não sofram ameaça. Pode designar também o ato de alguém se sacrificar para livrar uma outra pessoa de alguma dificuldade. A expressão vem do meio rural, onde criadores de gado, ao atravessar um rio infestado de piranhas, abatia um dos touros, já velho ou doente, e atirava seu corpo, sangrando, ao rio, para atrair os peixes carnívoros, enquanto ele próprio e o resto da manada conseguiria passar a outra margem sem serem incomodados. Uma expressão análoga é bucha de canhão". O texto acima, do dicionário, explica o que é o boi de piranha, o que vai para o sacrifício. Neste momento, há sim um boi de piranha, levando o peso de todas as mordidas, enquanto o resto do rebanho, muitos dos quais também sob suspeita, tenta passar incólume para o outro lado do rio. É a tentativa de que se salve pelo menos um dos poderes, como instituição, nessa confusão toda que envolve corrupção ativa e passiva. Gente que pegou dinheiro e gente que pagou para ter benesses.

No caso específico, o perigo para o resto da manada é o que o boi de piranha pode falar. Acuado, temendo ser o único a pagar por tudo, solitário numa cela, ele pode achar que, se contar tudo o que sabe, teria condições de ao menos amenizar sua situação e não ser jogado sozinho no rio. Não aceitará o sacrifício. Quando no poder, ele tinha todos a seus pés. Agora, se sente abandonado. E (porque não?), pode se sentir também traído. E está pensando. E enquanto ele pensa, outros, que estão tão afundados no lodaçal quanto ele, vivem momentos de angústia e desespero. Sabem o que pode lhes acontecer e tudo o que podem perder, caso ele fale. Nessa fábula, se esse boi abrir a boca, boa parte do rebanho pode ser devorado pelo cardume de piranhas.

VAI DAR O QUE FALAR...

Um blog que vai acompanhar as denúncias de corrupção no Estado, o andamento dos processos e exigir a devolução do dinheiro desviado, entra no ar em breve. Será criado pelos coordenadores do movimento anticorrupção, liderado pela OAB. Sem dúvida, a nova ferramenta das redes sociais contra os desmandos vai dar o que falar. Até porque promete não deixar de citar nomes, cifras e outros detalhes. Pólvora pura!

QUEM AVISA...

Já começou! O presidente interino da Assembleia, José Hermínio, sentindo-se acuado pelo governo e os governistas que querem vê-lo fora do cargo, no parlamento, fez um duro discurso no plenário, esta semana, com pesadas acusações contra seus adversários. A coluna advertiu: a guerra pelo comando da ALE recém está no início. Vem muito
mais por aí.

HISTÓRIA REAL

O secretário de Finanças do Estado, Benedito Alves, tem uma história de vida cheia de obstáculos aparentemente intransponíveis, mas todos vencidos por ele. Enfrenta agora mais um: um câncer linfático, muito semelhante ao que atacou a presidente Dilma Rousseff. Outra vez Benedito não se intimidou. Está enfrentando tudo com muita força e otimismo. Já fez três das oito sessões de quimioterapia e está vencendo a doença. Jamais entregou os pontos.

VAI VENCER

É impressionante a vitalidade e a força do secretário, um homem que veio da roça e se tornou um grande professor de assuntos tributários, inclusive com obras publicadas. Ele fala abertamente sobre a doença e aconselha a quem está enfrentando situações semelhantes, que batalhe e seja otimista. Benedito vai vencer. De novo!

ATÉ QUE ENFIM!

Com décadas de atraso, com milhares de vidas jogadas no lixo pela inação de quem deveria ter tomado atitudes, finalmente aparece um grupo de parlamentares com ideia de mudanças no Código Penal. E dessa vez, impressionante, não para dar mais proteção aos bandidos, como têm ocorrido nos últimos anos. Dessa vez, ao que parece, o ruído vindo do povão começa a fazer eco no Congresso. Até que enfim!

CHANCES IGUAIS

Aparece novamente, nesse final de ano, uma possibilidade igual para todos os brasileiros de, pelo menos um ou um pequeno grupo, se tornar milionário. É a Mega Sena da virada, que esse ano vai dar um prêmio de 170 milhões de reais. Mais ou menos o que se desvia, de vez em quando, em algumas obras públicas. É dinheiro pra ninguém botar defeito. Sorteio, dia 31 de dezembro...

CUIDADO COM 2012!

Mesmo com a propalada crise internacional, que pelo menos por enquanto não nos atingiu em cheio, Rondônia continua crescendo bem acima dos níveis nacionais. O orçamento do Estado também terá superávit e a o governo rondoniense prevê que sobrará dinheiro depois de cumprir todos os seus compromissos. Mas é bom tomar caldo de galinha e ter muito cuidado: o 2012 que se avizinha pode não ser nem perto do que foram os últimos anos.

PERGUNTINHA

Terá algum fundamento a boataria de que a Operação Termópilas ainda terá alguns mandados de prisão a cumprir nos próximos dias?