Unidade móvel do Hospital de Barretos atende servidoras do MPRO no Outubro Rosa

“A maioria das vezes são locais onde a população tem pouco acesso para realização desses exames preventivos”, explica.

Publicada em 20 de October de 2014 às 17:25:00

Como parte da programação da Campanha Outubro Rosa, colaboradoras do Ministério Público do Estado de Rondônia realizaram nesta segunda-feira, dia 20 de outubro, exames preventivos contra o câncer de mama na unidade móvel do Hospital de Barretos instalada em frente ao edifício-sede da Instituição em Porto Velho. Foram realizados 50 exames preventivos, 25 pela manhã e 25 à tarde, previamente agendados pelas colaboradoras na Seção de Assistência à Saúde (SEAS) do MPRO.


O chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Éverson Antônio Pini, ressaltou a importância da parceria MPRO com o Hospital de Barretos, que atendeu o convite para oferecer, pela primeira vez, os exames preventivos para colaboradoras da Instituição em sua unidade móvel. Esse é o quarto ano que o Ministério Público adere a Campanha Outubro Rosa, desenvolvendo atividades em todas as unidades da Instituição no Estado. O prédio do edifício-sede em Porto Velho também recebeu uma iluminação rosa para marcar a adesão à campanha.


De acordo com a gerente de captação de recursos do Hospital de Barretos de Porto Velho, Raíssa Coelho Marques, a carreta onde funciona a unidade móvel do hospital tem um convênio com a Secretaria de Estado de Saúde, que faz o mapeamento dos locais para realização dos exames. “A maioria das vezes são locais onde a população tem pouco acesso para realização desses exames preventivos”, explica.


Em decorrência do Outubro Rosa, a carreta tem se deslocado para realização de exames em instituições parceiras, a exemplo do Ministério Público do Estado de Rondônia, Detran, entre outros. São ofertados 50 exames por dia para atender pacientes previamente cadastradas pelas instituições, na faixa etária entre 40 a 69 anos. Os resultados dos exames são entregues no Hospital e, em caso de algum achado, as pacientes são orientadas para receber o acompanhamento médico adequado no próprio hospital.


Atualmente, o Hospital de Barretos presta de 350 a 400 atendimentos diários. O hospital tem cinco mil cadastros de todos os tipos de câncer, sendo os mais comuns gastrodigestivo, de mama e de próstata.


Raíssa alerta também para o alto índice de câncer infantil. Para manter-se em funcionamento, o hospital, depende de doações. No dia 21 de novembro, o hospital vai realizar uma grande mobilização para angariar recursos para construção do Hospital de Câncer da Amazônia, que será instalado na BR-364.


Programação

A programação do Outubro Rosa do Ministério Público de Rondônia prossegue no dia 23 de outubro, com a distribuição de materiais informativos sobre a campanha e o combate ao câncer de mama nas faculdades de Medicina da FIMCA e São Lucas.


O encerramento da campanha será às 9 horas do dia 30 de outubro, com a formação do laço símbolo da campanha, pelos colaboradores do MPRO, em frente ao edifício-sede da Instituição, em Porto Velho.


Em 2014, o MP também passa a aderir à campanha Novembro Azul de combate ao câncer de próstata, com a realização de uma palestra de conscientização sobre o tema com o coordenador da Saúde do Homem em Porto Velho, Marcuse Antônio Miranda dos Santos, no dia 20 de novembro, às 9 horas, no edifício-sede da Instituição.