UNIR - Começa hoje o I Seminário sobre Práticas e Produções Científicas da Instituição

Começa hoje e vai até o dia 1º de julho de 2016.

Publicada em 27 de June de 2016 às 11:36:00


I Seminário sobre Práticas e Produções Científicas da Universidade Federal de Rondônia (2016) começa hoje em Porto Velho e vai até o dia 1º de julho de 2016, organizado pelo Departamento de Ciência da Informação em parceria com o Grupo de Pesquisa “Cartografia da produção científica na UNIR através de indicadores bibliométricos” e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ).

O Seminário é aberto a toda comunidade interessada em conhecer mais sobre a UNIR e sua massa crítica. Durante o evento serão apresentados três ciclos de debates e oferecidos quadro minicursos.

Os debates contemplam os resultados alcançados nas diferentes frentes de estudo dos pesquisadores vinculados ao projeto “Análise da formação e produção científica dos docentes da Universidade Federal de Rondônia: aproximações e perspectivas”, sob a forma de três grupos de discussão, abordando questões ligadas à constituição, produção, atuação, formação, colaboração e produtividade científica dos docentes da UNIR.

Os minicursos, oferecidos por docentes e técnicos administrativos com o apoio de bolsistas PIBIC, abordam tecnologias e metodologias que subsidiaram a execução do projeto de pesquisa, com relação à coleta, tratamento, análise e divulgação dos resultados.

O objetivo principal do Seminário é apresentar e debater os resultados de pesquisas desenvolvidos pelos docentes e alunos de iniciação cientifica envolvidos no projeto de pesquisa. Somam-se a esses objetivos a promoção de um encontro entre docentes e discentes de diferentes campi e núcleos da UNIR e demais interessados da comunidade local, visando à troca de experiências acadêmicas, o debate sobre os resultados, a proposição de novas iniciativas de estudos e a apresentação do Portal NÓS-UNIR.

Para o coordenador do projeto, professor mestre Pedro Ivo Silveira Andretta, o acesso ao Portal NÓS-UNIR e a participação no Seminário são importantes para a comunidade acadêmica e externa à UNIR conhecer o que a Universidade vem construindo em termos de ciência, tecnologia e inovação e como pode avançar ainda mais.

“Embora tenhamos realizado algumas opções metodológicas, os resultados que estamos apresentando no portal e as discussões que promoveremos respondem a questões sobre a constituição do corpo docente e suas práticas de pesquisa”, destacou o docente.

O evento acontecerá no campus da UNIR em Porto Velho. As arguições dos grupos de discussão serão realizadas no Auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e os minicursos serão realizados no Auditório e no Laboratório de Informática do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA).

 Inscrições para participação nos debates e minicurso em:

http://www.biblioteconomia.unir.br/eventos/

Para mais informações, acesse a página do evento em:

http://www.biblioteconomia.unir.br/nos-unir/1seminario

Para conhecer o Portal NÓS-UNIR, acesse:

http://www.biblioteconomia.unir.br/nos-unir

Serão emitidos certificados de participação.