UNIRON realiza seminário sobre as eleições municipais e o financiamento eleitoral

O evento contará com duas conferências ministradas pelos cientistas políticos João Paulo S. L. Viana (DCS/UNIR) e Jeison Giovani Heiler (Católica-SC), que abordarão respectivamente as eleições municipais em Rondônia e a atual legislação sobre ...

Publicada em 27 de July de 2016 às 17:07:00

A UNIRON realizará no dia 03 de agosto (quarta-feira), às 19h, no auditório da unidade shopping, o seminário "Eleições 2016 e o financiamento eleitoral”. O evento contará com duas conferências ministradas pelos cientistas políticos João Paulo S. L. Viana (DCS/UNIR) e Jeison Giovani Heiler (Católica-SC), que abordarão respectivamente as eleições municipais em Rondônia e a atual legislação sobre o financiamento de campanhas.

Na conferência de abertura, o professor de Ciência Política da Universidade Federal de Rondônia, João Paulo Viana, abordará o tema das eleições municipais majoritárias em Rondônia nos últimos 20 anos, tendo como debatedor o ex-prefeito de Porto Velho e advogado, Dr. José Guedes. Na segunda exposição da noite, intitulada "O que pode e o que não pode? O financiamento eleitoral em tempos de lava-jato: o dinheiro, a lei e as eleições 2016", o cientista político Jeison Heiler, professor do curso de Direito do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, analisará o financiamento eleitoral nas eleições 2016, dando ênfase às alterações na legislação, em especial a proibição das doações empresariais e os limites de financiamento impostos pela nova legislação. A conferência do professor Heiler terá como debatedor o advogado e jornalista, Dr. Maurício Calixto, ex-deputado federal.

Conforme garante o diretor administrativo e financeiro da Uniron, Alexandre Porto,“o evento é uma oportunidade para tratar de um tema tão relevante no cenário atual e que irá impactar na vida da sociedade nos próximos quatro anos. Além disto, é mais uma possibilidade para os pretensos candidatos e suas assessorias agregarem conhecimentos acerca da nova legislação, que trata do financiamento eleitoral, sanar dúvidas e ainda por cima conhecer um pouco mais sobre a dinâmica das eleições nas prefeituras em Rondônia nos últimos 20 anos”.

            O seminário tem como público alvo advogados, jornalistas, cientistas sociais, pré-candidatos, dirigentes partidários e estudantes universitários. Será expedido certificado de participação ao final do evento acadêmico.