Usina de Jirau segue ritmo acelerado

A conclusão do enchimento de ambos os recintos, será um marco importante do empreendimento, pois permitirá o comissionamento da 41ª unidade geradora no mês de novembro, com a sua geração comercial em dezembro.

Publicada em 02 de November de 2015 às 03:12:00

Para fechar o ano com 41 turbinas funcionando, as obras civis estão em ritmo acelerado na Usina Hidrelétrica Jirau. Uma das ações importantes, foi o término no dia 21 de outubro, do enchimento do recinto a montante, na segunda fase da Casa de Força da Margem Esquerda. Ao todo, dez bombas ligadas simultaneamente durante 24 horas por dia, bombearam aproximadamente 800 mil metros cúbicos de água do Rio Madeira, para encher todo o recinto.

Já nos próximos dias, o mesmo procedimento será realizado no recinto a jusante da segunda fase desta Casa de Força.  De acordo com o diretor de Engenharia da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), Marco Bucco, “as obras na margem esquerda, foram iniciadas em março e serão encerradas em novembro”, explica.

A conclusão do enchimento de ambos os recintos, será um marco importante do empreendimento, pois permitirá o comissionamento da 41ª unidade geradora no mês de novembro, com a sua geração comercial em dezembro, antecipando assim em mais de seis meses, o cronograma do contrato de concessão.

Mais um ponto a ser considerado no status da UHE Jirau é a pavimentação da barragem de terra, localizada na margem direita. A atividade está próxima de ser concluída e, ao todo, serão 2.080 metros de via asfaltada até 31 de outubro. “Posteriormente, executaremos a pavimentação da barragem de núcleo asfáltico, no leito do Rio Madeira, dos acessos aos edifícios de controle das margens direita e esquerda e do acesso ao novo prédio administrativo da ESBR. Por fim, realizaremos as obras de drenagem, a instalação das defensas metálicas e as sinalizações horizontal e vertical ao longo da barragem”, enumera o gerente de Obras da Energia Sustentável do Brasil, José Marcos TôrresLage.

A Usina Hidrelétrica Jirau prevê 50 turbinas, com capacidade instalada de 3.750 MW, suficientes para abastecer mais de dez milhões de residências. A operação da primeira turbina foi iniciada em setembro de 2013 e atualmente conta com 36 unidades geradoras em funcionamento. A previsão é que o projeto seja concluído em agosto de 2016.