Uso de crack e distúrbios psiquiátricos em debate no Cremero na próxima sexta-feira

O fórum é parte integrante da programação do Curso de Educação Médica Continuada que o Cremero oferece todos os anos aos médicos e estudantes de medicina do 5º e 6º anos.

Publicada em 04/05/2013 às 12:09:00

Palestras abordando aspectos da psiquiatria como agitação psicomotora, intoxicações exógenas, sintomáticas; psicoses decorrentes de esquizofrenia e dos transtornos afetivos; ansiedade, depressão e condutas suicidas serão debatidas durante o Forum de Urgência em Psiquiatria que o Conselho Regional de Medicina de Rondônia realiza dia 10, sexta-feira da próxima semana. O fórum é parte integrante da programação do Curso de Educação Médica Continuada que o Cremero oferece todos os anos aos médicos e estudantes de medicina do 5º e 6º anos.

A realização do forum de urgência em psiquiatria, que ocorre após a realização de um júri simulado, também como módulo da Educação Médica Continuada, insere-se ainda na programação do Jubileu de Ouro do Cremero, com as celebrações pelos cinqüenta anos de serviços prestados à sociedade de Rondônia e na defesa da ética médica.

O curso acontece durante todo o dia, com abertura às 8h30, palestras até as 11h, intervalo para almoço até as 14h e, no retorno, o palestrante Juberty Antônio de Souza se colocará à disposição para uma mesa redonda que, entre outros tremas, vai fazer uma abordagem sobre as conseqüências do uso do crack para a mente humana.

Juberty de Souza é integrante da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Federal de Medicina e tem larga experiência no assunto. Ele também participará de debates com os participantes do fórum, para dirimir eventuais dúvidas que tenham restado das palestras.

Para a presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, médica Maria do Carmo Wanssa, o fórum de psiquiatria é uma excelente oportunidade para os médicos de Rondônia, sobretudo os novos profissionais. Ela acrescenta que, conforme foi amplamente noticiado recentemente pela mídia, as doenças mentais começam a aparecer com mais freqüência em Rondônia.

“É uma excelente oportunidade para nos atualizarmos sobre o que há de novidade no tratamento desses pacientes”, avisa a presidente do Cremero, anunciando já para o dia 25 deste mês a realização do Fórum de Urgência e Emergência de Ginecologia e Obstetrícia, também como um dos módulos do Curso de Educação Média Continuada.