Valdir Raupp pede fim da reeleição para cargos no Executivo    

Segundo ele, aproximadamente metade dos gestores municipais com possibilidade de reeleição não tentaram um novo mandato no pleito de 2016.

Publicada em 25 de October de 2016 às 10:51:00

Waldemir Barreto/Agência Senado

 

Em pronunciamento nesta segunda-feira (24), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que faltou incluir na minirreforma política em tramitação no Congresso o fim da reeleição para os cargos do poder Executivo, com aumento de quatro para cinco anos do tempo de mandato de prefeitos, governadores e presidente da República.

Para Raupp, chegou a hora de o país enfrentar essa questão, uma vez que o fim da reeleição encontra resistência, principalmente, daqueles administradores que têm possibilidade de conquistar um novo mandato no mesmo cargo.

— O presidente, o governador e o prefeito que, porventura, busquem a reeleição, têm ao seu dispor recursos imensos, indisponíveis aos demais candidatos, a máquina estatal para direcionar de acordo com os seus interesses eleitorais, o prestígio e a influência que o cargo lhe confere, a visibilidade e o acesso às manchetes. Tudo isso vicia o jogo eleitoral — frisou.

Ao analisar números relativos às eleições municipais deste ano, Valdir Raupp disse acreditar que a crise econômica atual mudou a decisão de alguns prefeitos. Segundo ele, aproximadamente metade dos gestores municipais com possibilidade de reeleição não tentaram um novo mandato no pleito de 2016.

— E dos prefeitos que tentaram, apenas 48% deles conseguiram se reeleger. Em 2008, esse índice chegou a 66 % —lembrou Raupp.

Agência Senado