Vândalos destroem plantações de Palmeira-imperial em Cacoal
"Ninguém ganha com ações de vandalismo e a arborização, além de dar um novo visual para o município, também consiste numa ação de preservação ambiental".

Cacoal, RONDÔNIA - José Carlos Pereira – Nove mudas de palmeira-imperial, plantadas no mês de janeiro deste ano pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, na Avenida Amazonas, confluências da Rua Duque de Caxias e Marechal Deodoro da Fonseca, divisa dos bairros Jardim Clodoaldo e bairro Centro, foram criminosamente destruídas por ação de vândalos na madrugada deste domingo, dia 08 de julho.
Na manhã desta segunda-feira, o secretário municipal de meio ambiente, Jorge Valdemir Murer, registrou um Boletim de Ocorrências (B.O) na Delegacia Regional local, solicitando providências para o caso e a polícia garantiu realizar trabalho investigativo para apurar o fato. Jorge Murer também levou o caso ao conhecimento do Ministério Público – MP. "Ninguém ganha com ações de vandalismo e a arborização, além de embelezar e dar um novo visual paisagista para o município, também consiste numa ação de preservação ambiental", relatou o secretário.

Jorge Murer disse que toda a comunidade perde pela ação de uma minoria que não respeita o meio ambiente. Ele entende que é preciso um esforço conjunto dos moradores em toda a cidade, com as associações, havendo um apoio mútuo para a prática de ações em benefício do meio ambiente, e ainda denuncias para que atos dessa natureza não voltem a acontecer.
O secretário agradeceu os moradores das imediações onde houve as destruições das mudas das espécies palmeira-imperial que ficaram indignados com o ocorrido e levaram o caso ao conhecimento da policia e da Secretária de Meio Ambiente. Jorge Murer salientou que aquelas pessoas que por ventura tiverem maiores informações e desejarem colaborar com o serviço de investigação podem entrar em contato com a SEMMA no telefone 3907-4076.
Palmeira-imperial é o nome popular de uma palmeira da família das Arecáceas (ex-Palmáceas), originária de Cuba, Panamá e Guiana. É considerada uma das mais altas palmeiras do mundo, podendo atingir até 50 metros de altura e também uma das mais bonitas.
Fotos: Paulo Aran