Vendaval danifica dezenas de construções em Rolim de Moura

Tempestade ocorrida na sexta-feira (17) culminou em dezenas de construções parcialmente destruídas e árvores arrancadas pela raiz.

Publicada em 19/09/2010 às 11:01:00

Mais uma onda de tormentas atingiu parte de Rondônia entre a tarde da última sexta-feira (17) e a madrugada deste sábado (18). A cidade mais castigada pela ventania foi Rolim de Moura.

A primeira tempestade se formou em menos de 15 minutos – de acordo com dados observados por hidroestimadores de precipitação e sistemas convectivos do CPTEC/INPE (Centro de Previsão e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) – e tão logo varreu a Zona da Mata rondoniense. Por volta das 18 horas (horário local), o céu fechou no interior do município atingindo em cheio a região da rodovia RO-010, onde várias propriedades rurais ficaram destruídas. Na altura da Linha L-192, diversos currais de sítios e fazendas foram destruídos e árvores arrancadas pela raiz.

Por volta das 23 horas, outra tempestade, a segunda em menos de 5 horas atingiu bairros de Rolim de Moura. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, o bairro mais atingido por o Olímpico, onde um ginásio de esportes ficou com a estrutura completamente destruída. O campus da UNIR (universidade de Rondônia) também foi afetado pela tormenta, com destelhamentos de algumas salas. Inúmeras casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos sofreram avarias com a ventania, que pode ter beirado 100 km/h devido à magnitude e os estragos provocados.

Construções mais robustas como uma escola e um ginásio de esportes não suportaram o vendaval e tiveram parte do telhado literalmente arrancado pela ventania. Em diversos pontos de Rolim de Moura, árvores foram arrancadas pela raiz, como no cemitério do município. Muros, postes e placas caíram com a força das rajadas de vento.
Além de muito vento, a tempestade também provocou muitos raios, chuva moderada e precipitação de granizo no interior de Rolim de Moura e em parte dos municípios de São Miguel do Guaporé e Seringueiras por volta das 5 horas (horário local).

Veja as imagens feiras por Welton Silva

Fonte: De Olho no Tempo