Vereador de Porto Velho barra campanha do Hospital do Câncer de Barretos

Ação do vereador Sid Orleans garante que recursos da medula óssea permaneçam em Rondônia.

Publicada em 24/06/2011 às 20:32:00

O vereador Sid Orleans (PT) conseguiu, após uma maratona de visitas aos secretários de saúde e presidência da FHEMERON e declarações iniciadas no início do mês de maio quanto à campanha de medula óssea que seria deflagrada em Porto Velho por parte do Hospital do Câncer de Barretos, fazer com que os recursos não mais sejam destinados à entidades de fora do Estado e permaneçam aqui mesmo em Rondônia.

Entenda o caso: Na manhã do dia 10 de maio deste ano, o Hospital do Câncer de Barretos (SP) lançou,  no auditório da Assembléia Legislativa de Rondônia, a 1ª  Campanha de Doares de Medula Òssea da Capital. Na ocasião, o Hospital do Câncer de Barretos foi representado pela Coordenadora do Departamento de Capacitação de Doadores e Prevenção,  Naima Khatib , e estiveram presentes médicos e demais representantes de entidades da área da saúde, além de membros do legislativo estadual. Segundo apresentado pela Coordenadora do Hospital de Barretos, em campanhas anteriores, Rondônia já havia cadastrado cerca de 80 mil pessoas no banco de doadores através de coleta de sangue para o exame de histocompatibilidade.

Ao tomar conhecimento do lançamento da campanha, o vereador Sid Orleans se mostrou indignado e procurou as autoridades de saúde do Estado e do município de Porto Velho para questionar os motivos pelos quais um hospital de outra localidade estaria lançando campanha em Rondônia, recebendo recurso pelo trabalho desenvolvido, "se em Porto Velho existem laboratórios capacitados e com portaria do Ministério da Saúde para a realização de tais atividades. “O Ministério da Saúde repassa R$ 376,00 (trezentos e setenta e seis reais) pela realização do exame de histocompatibilidade e R$ 27,00 (vinte e sete reais) pelo trabalho de coleta de sangue. Se em 2010 cerca de 80 mil pessoas já fizeram a coleta em Rondônia, então o Hospital de Barretos levou com o nosso sangue mais de 30 milhões de reais, recurso este que poderia estar em Rondônia gerando emprego, renda e desenvolvendo ainda mais a saúde do nosso Estado".


Recentemente Sid Orleans recebeu a notícia de que a campanha estaria sendo iniciada em meados de julho. No panfleto demonstrativo do hospital constavam até supermercados, praças de alimentação, igrejas e dezenas de outros locais como postos de coletas. Descobriu através de alunos da Faculdade São Lucas que acadêmicos de cursos da área de saúde estariam sendo capacitados para trabalharem na coleta de sangue. “Estão brincando com a saúde e desconsiderando o que estabelece a vigilância sanitária do estado e a própria ANVISA, que não se deve efetuar coleta de sangue em locais inadequados e o próprio Ministério da Saúde proíbe que pessoas sem formação específica desenvolvam atividades desse tipo. Estão mexendo com vidas, isso deve ser levado a sério”, afirmou Orleans.
O vereador também teve acesso à quantidade de exames de Rondônia que foram cadastrados no banco de dados do INCA pelo Hospital do Câncer de Barretos. Foram mais de 34 mil exames, "gerando uma renda para eles de aproximadamente 13 milhões de reais no ano de 2010. Eu e as demais pessoas que foram 'furadas'e doamos  sangue e queremos saber o que eles fizeram com as 46 mil amostras que faltam registro;  a gente precisa dar retorno a essas pessoas”, enfatiza Orleans.
E acrescenta: "Chegar em nosso estado se fazendo de bonzinho, dizendo que quer encontrar gente compatível para salvar vidas de crianças que sofrem de câncer, ignorar e desrespeitar o executivo do estado de Rondônia, fazer lambança coletando sangue em qualquer lugar, ir embora com o nosso sangue e levar às nossas custas nesta brincadeira mais de 13 milhões de reais é verdadeiramente um absurdo", desabafou o vereador.

Após todo o ocorrido e diversas manifestações e denúncias públicas por parte do Vereador, o Ministério Publico de Rondônia, através do Promotor de Justiça  Hildon de Lima Chaves, da Curadoria de Saúde, reuniu-se na manhã desta quarta-feira com representantes da SESAU, FHEMERON, Hospital do Câncer de Barretos e dos laboratórios de Porto Velho credenciados para a realização do exame de histocompatibilidade e decidiu pelo cancelamento da campanha do Hospital do Câncer, entendendo que a FHEMERON (órgão estadual responsável pela coleta de sangue) deverá lançar e coordenar a campanha em Rondônia e os laboratórios locais deverão cumprir com seu papel de órgão credenciado para a realização do exame de histocompatibilidade, fazendo com que o recurso que iriam para São Paulo permaneçam  em Rondônia.
Ao tomar conhecimento da decisão, Sid Orleans agradeceu as autoridades "que se empenharam para não permitir que o recurso da saúde de Rondônia mais uma vez fosse para outros Estados e se comprometeu em continuar fiscalizando e cumprindo com seu papel de vereador na cidade de Porto Velho".

Assessoria