vereador diz que compartilha sentimento de pesar com a população

Presidência da sessão coube a Sid Orleans, que votou a favor da punição dos parlamentares.

Publicada em 13 de November de 2013 às 17:16:00

Porto Velho, Rondônia - Nesta terça-feira (12) os cinco vereadores envolvidos na Operação Apocalipse, Jair Montes (Sem partido), Cabo Anjos (PDT), Pastor Delso (PRB), Marcelo Reis (PV) e Eduardo Rodrigues (PV), foram julgados pela Câmara Municipal de Porto Velho. Todos os parlamentares foram absolvidos das punições determinadas pela Comissão Processante da Casa.

Sid Orleans (PT), que presidiu a sessão de julgamento, afirmou que o resultado não era o esperado por ele. "Eu defendia a punição política para todos, de acordo com o grau de envolvimento e as provas arroladas contra cada um dos vereadores suspeitos de envolvimento na operação apocalipse", comentou Orleans.

Jair Montes, caso fosse condenado, teria o mandato cassado pela Casa de Leis, mas por um voto, a punição não foi cumprida. Votaram contra o relatório da Comissão Processante os vereadores Jurandir Bengala (PT), Macário Barros (PSB) e Chico Lata (PP). Para que o processo de cassação fosse acatado, 14 dos 21 parlamentares deveriam votar a favor do parecer da Comissão.

Na mesma votação, Márcio Pacele (PSB) se absteve da escolha. Estavam ausentes os vereadores Edemilson Lemos (PSDB), Walter Canuto (PSB) e Porfírio Costa (PSDB), os dois últimos suplentes, convocados para participar especificamente desta sessão. Costa, após pronunciamento, deixou o plenário sem votar. De acordo com Sid Orleans, a saída do parlamentar teve grande importância para a não cassação e outras punições aos vereadores julgados.

O vereador Cabo Anjos, que também tinha como condenação a cassação do mandato, também recebeu a mesma votação que o processo de Jair Montes. Na votação do relatório do vereador Pastor Delso, os parlamentares mantiveram o mesmo voto.

O vereador Marcelo Reis teria censura de 30 dias - caso fosse condenado - e para Eduardo Rodrigues censura pública. Para as duas condenações menores, eram necessários 11 votos válidos, mas apenas nove parlamentares aprovaram o relatório da Comissão Processante.

"Mesmo estando com a sensação do dever cumprido enquanto parlamentar e representante do povo de Porto Velho, respeito o posicionamento dos nobres parlamentares que se pronunciaram contra a cassação e comungo o sentimento de pesar que assola uma parcela considerável da população que esperava a cassação como uma prova de moralidade desta Casa de Leis", opinou Orleans.

O caso
No dia 4 de julho a Polícia Civil (PC) de Rondônia deflagrou a Operação Apocalipse, com a finalidade de investigar o envolvimento de parlamentares nos crimes de tráfico de drogas e financiamento de campanhas com verba ilícita. A organização criminosa, segundo a PC, era chefiada por Alberto Ferreira Siqueira (Beto Baba) e Fernando Braga Serrão (Fernando da Gata).

Além de parlamentares municipais, os deputados estaduais estaduais José Hermínio Coelho (PSD) - presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia - , Ana da 8 (PT do B), Cláudio Carvalho (PT), Adriano Boiadeiro (PRP), Cláudio Carvalho (PF) e Jean Oliveira (PSDB).