Vereador pede ambulância, posto de saúde 24 horas e creche

Na Secretaria Municipal de Saúde o vereador José Wildes solicitou ao titular da pasta, Domingos Sávio, o retorno urgente da ambulância que atendia à unidade de saúde do Distrito.

Publicada em 05 de May de 2015 às 21:10:00

Porto Velho, Rondônia - Com a finalidade de proporcionar mais apoio e assistência aos moradores do Distrito de Nova Califórnia, o vereador José Wildes de Brito (PT) esteve hoje (05/05) nas Secretarias Municipais de Saúde e Educação onde pediu providências urgentes para que sejam sanados os principais problemas da população daquela localidade.


Saúde
Na Secretaria Municipal de Saúde o vereador José Wildes solicitou ao titular da pasta, Domingos Sávio, o retorno urgente da ambulância que atendia à unidade de saúde do Distrito. Na mesma oportunidade, o vereador destacou a necessidade de se estabelecer o atendimento em plantão 24 horas no posto de saúde local.

De acordo com o vereador, moradores informaram que a ambulância estava em Porto Velho para manutenção, prática constante, o que deixa a população prejudicada nos atendimentos graves e urgentes. Para resolver esse problema o vereador solicitou ao secretário a aquisição de uma ambulância nova para a localidade.

Em resposta à solicitação de José Wildes, o secretário Domingos Sávio afirmou que no mesmo dia a ambulância que estava em manutenção na Capital, estaria de volta ao Distrito.

Outra situação que chamou a atenção do vereador foi a inexistência de plantão na unidade de saúde de Nova Califórnia durante os finais de semana, quando os moradores, ao necessitarem de atendimento, vão até o posto de saúde e se deparam com um cartaz na porta informando para procurar o plantonista sem, no entanto, informar o endereço ou o número do telefone.

Wildes ressaltou ao secretário que a população precisa do plantão 24 horas e de um local adequado para o atendimento. O secretário se responsabilizou em apresentar uma resolução para essa demanda o mais rápido possível.

Educação
No mesmo dia o vereador José Wildes protocolou na Secretaria Municipal de Educação o ofício nº 017, solicitando ampliação, com urgência, do número de vagas para as séries iniciais do Ensino Fundamental e ainda a construção de uma creche naquele Distrito.

Segundo o vereador, a falta de vagas nas escolas e creches, além de dificultar o acesso das mães ao mercado de trabalho e à qualificação profissional, as famílias dessas crianças ficam impossibilitadas de comprovar a frequência mínima de carga horária escolar de seus filhos, critério exigido no Programa Bolsa Família.

O vereador José Wildes afirmou que a reivindicação será apresentada pessoalmente à Secretária Municipal de Educação, Francisca das Chagas, em agenda posterior, quando será solicitado que a Prefeitura disponibilize recursos para a construção de creches, necessárias ao atendimento dos Direitos da Criança e ao Adolescente.