Vereadores bolivianos de Trinidad querem apoio para fortalecer relações comerciais com Rondônia

A pauta inclui importação de sal e o fortalecimento do turismo, entre outros itens.

Publicada em 29 de August de 2016 às 13:00:00
Para os veradores de Trinidad, Rondônia é importante parceiro para o desenvolvimento         Para os veradores de Trinidad, Rondônia é importante parceiro para o desenvolvimento

Uma delegação de vereadores de Trinidad, capital do Departamento de Beni (Bolívia), apresentou ao vice-governador Daniel Pereira, em Porto Velho, propostas para fortalecer as relações comerciais, sociais e culturais dois povos.

A pauta inclui importação de sal e o fortalecimento do turismo, entre outros itens. O assunto será também tratado em Brasília, no decorrer desta semana, onde Pereira participará de audiências em diversos ministérios.

O fortalecimento das relações com o povo boliviano iniciou em 2012 e avançou bastante nos últimos anos com representantes do Departamento de Beni. Foi a primeira vez que vereadores de Trinidad vieram Rondônia para defender ações de desenvolvimento comum.

“Temos a esperança de crescer juntos. Temos necessidade de apoio”, afirmou Monica Cordova Vaca, vereadora e presidente do Conselho Municipal de Trinidad, a Câmara de Vereadores local.

Segundo o vereador Silvio Tercezo Bastos Saucedo, as possibilidades de intercâmbio são amplas, uma vez que Rondônia e Trinidad têm características comuns.

Saucedo apontou o aproveitamento dos recursos naturais da Bolívia como fonte de desenvolvimento, inclusive para potencializar o turismo. Outros avanços podem vir através da pecuária. Ele concluiu informando que o povo de Trinidad precisa de empregos, e que as ações de irmandade entre os dois países podem responder a esta demanda.

A capacidade de desenvolvimento comercial entre os vizinhos é viável, mas algumas barreiras precisam ser superadas, conforme o empresário Nagib Bouchaviski, que atua no ramo de viagens. Ele disse que há em torno de dois mil estudantes brasileiros em Cochabamba.

As alternativas apresentadas para o intercâmbio comercial, social e turístico levam em conta as características comuns de Rondônia e Trinidad         As alternativas apresentadas para o intercâmbio comercial, social e turístico levam em conta as características comuns de Rondônia e Trinidad

Este fator, segundo Bouchaviski, já mostra como há potencial para ser explorado no campo do turismo, embora o aeroporto de Porto Velho ainda não opere em condições de receber voos internacionais. Há entraves burocráticos a ser superados que, segundo o empresário, já estão sendo tratados entre as autoridades dos dois países.

PECUÁRIA

A importação de sal do Departamento de Cochabamba também foi discutida. Como o rebanho bovino de Rondônia é composto por 13 milhões de cabeças, o comércio é atrativo para o produtor boliviano.

O empresário Oswaldo Jimenez disse que é possível instalar uma planta em Guajará-Mirim. A outra possibilidade é instalar uma em Porto Velho e outra no município de Costa Marques para atender melhor à demanda.

Daniel Pereira pediu informações sobre a possibilidade dos produtos de Rondônia cruzarem a Bolívia até o Oceano Pacífico para alcançar outros mercados. Os vereadores de Trinidad apontaram as alternativas.

A saída para o Pacífico é debatida há várias décadas por autoridades brasileiras, mas, a consolidação ainda não aconteceu por diversos fatores. Rondônia é trajeto interessante por ser mais econômico, o que tornaria a mercadoria ainda mais competitiva.

O vice-governador disse que o estado tem produtos que podem ser comercializados com a Bolívia, como a carne e peixe, por exemplo, e defendeu o estabelecimento de um forte mercado comum na América Latina.

Pereira também deixou claro que os pecuaristas bolivianos devem ficar atentos para a vacinação do rebanho bovino. “Isto valoriza o gado”, explicou.

Segundo Daniel Pereira, a circulação de mercadorias entre os vizinhos é mínima. Ele apontou que o mercado europeu é forte e serve de exemplo para o bloco latino.

Os governos de Rondônia e de Trinidad já têm agendados outros encontros para os próximos meses, quando avaliarão objetivamente os avanços das negociações. Por delegação do governador Confúcio Moura, estes entendimentos foram confiados a Daniel Pereira.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino