Viabilidade de parceria comercial entre Polônia e Brasil é apresentada em palestra

A Polônia, o nono maior país da Europa e o sexto mais populoso da União Europeia com mais de 38 milhões de habitantes, foi apresentada pelo embaixador Andrzej Braiter aos empresários e visitantes na 5ª Rondônia Rural Show.

Publicada em 27 de May de 2016 às 09:51:00

Embaixador Andrzej Braiter apresenta Polônia na 5ª Rondônia Rural Show

A Polônia, o nono maior país da Europa e o sexto mais populoso da União Europeia com mais de 38 milhões de habitantes, foi apresentada pelo embaixador Andrzej Braiter aos empresários e visitantes na 5ª Rondônia Rural Show no Espaço Empresarial Internacional nesta quarta-feira (25) em Ji-Paraná, como um mercado promissor para importação de produtos rondonienses e exportador de carne suína para os brasileiros.

Segundo o embaixador, a economia de alta renda aponta um PIB – Produto Interno Bruto de U$S 24 mil e mais de U$S 250 bilhões movimentados com exportação demonstra o potencial do mercado. “O consumo de carne suína pelos poloneses é de 40 quilos/hab, enquanto que no Brasil esse número cai para 14,8. Quando comparamos o consumo de carne bovina, os brasileiros consomem 35 quilos/hab e na Polônia é de 1,5 quilos. É um mercado que pode ser explorado dos dois lados. Importaremos a carne bovina e exportaremos a carne suína.A negociação pode ser estimulada também pela União Europeia, pois existe uma infinidade de produtos para serem comercializados”, ressaltou Andrzej.

Ainda segundo o emissário, a capacidade de abate daquele país é de 16 mil porcos/dia em plantas industriais que tiveram investimentos da ordem de R$ 102 milhões. “Quando pensamos que a Polônia tem o tamanho do Estado de Minas Gerais e conseguimos dispor de investimentos estrangeiros para implantar indústrias modernas com capacidade de atender o mercado interno e externo com o produto, vislumbramos a grandiosidade do território brasileiro como potencial mercado consumidor”, reforçou o embaixador que finalizou convidando os empresários para conhecerem o país.