Vice-presidente do TRT14 destaca avanços nas unidades judiciárias de RO e AC após correições com desdobramentos da estratégia

Com base nos dados colhidos nas correições realizadas, o desembargador verificou que as unidades estão com seus procedimentos alinhados com o novo Código de Processo Civil (CPC)...

Publicada em 14 de October de 2016 às 10:46:00

Com a realização das correições nas Varas do Trabalho de Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, estão encerradas as correições da Justiça do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre) para o ano de 2016.

O vice-presidente, em função correicional, desembargador Ilson Alves Pequeno Junior avaliou como positivo o balanço dos trabalhos, atestando que as unidades estão desempenhando sua missão institucional com louvor, distribuindo justiça e contribuindo para a paz social.

Com base nos dados colhidos nas correições realizadas, o desembargador verificou que as unidades estão com seus procedimentos alinhados com o novo Código de Processo Civil (CPC), bem como percebeu um aumento médio no ajuizamento de novas demandas em relação ao ano de 2015. "As adequações ao novo CPC, aliado aos procedimentos correicionais, permitem as unidades contribuir para uma jurisdição célere, permeada por inovações e práticas eficientes e eficazes, com o escopo de fazer frente ao aumento no ajuizamento de novas demandas, além de focar  na conciliação e no encerramento de execuções iniciadas e não finalizadas", ressaltou.

Um grande diferencial das correições realizadas está na sua metodologia, a chamada "Correição Participativa", cujo modelo destaca a participação dos servidores, onde são incentivados a identificarem suas dificuldades, proceder ajustes e acertos nas rotinas de trabalho, contribuindo diretamente para o melhor desempenho da unidade trabalhista, com foco na qualidade da prestação jurisdicional à sociedade.

"É proporcionada oportunidade para uma pausa, que permite aos magistrados e servidores refletirem a respeito dos procedimentos adotados, contribuindo para a  equalização da carga de trabalho, elevando o nível dos trabalhos prestados aos jurisdicionados, contribuindo para a celeridade processual",  salientou Pequeno Junior.

Durante a Correição realizada na unidade de Cruzeiro do Sul, o corregedor em exercício, salientou que aquela seria a sua última correição que atuaria no exercício da vice-presidência do Regional (biênio 2015/2016), fechando um ciclo de quase cinco anos participando da Administração do Tribunal. 

Na ocasião, Pequeno Junior destacou duas ações que reputou significativas para o histórico de avanços do TRT14, sendo elas a "Correição Participativa" em todas as Varas do Trabalho da 14ª Região e o "Desdobramento da Estratégia", ambos registrados no "Escritório de Projetos" da instituição. 

A "Correição Participativa" que consiste na participação dos servidores da unidade em todas as fases da correição, acompanhando a coleta de dados, compreendendo a metodologia aplicada e identificando as oportunidades de melhorias; valendo-se de método pautado pelo diálogo esclarecedor, onde é divulgado o conhecimento, informação e práticas eficientes amealhadas nas demais unidades vistoriadas, visando à correção de ações e/ou ações crítico- reflexivas, assegurando um aprendizado perene e fecundo, impactando de forma positiva o desempenho das unidades. 

O modelo de correição foi recepcionada pelo Planejamento Estratégico Participativo - PEP 2015/2020, concluído no ano 2014 para o período de 2015/2020, inserido como uma força interna na condução da Governança Judiciária. 

Já o "Desdobramento da Estratégia" foi elaborada com o objetivo de disseminar o conhecimento do planejamento estratégico institucional, além de apoderar todos os gestores como agentes atuantes na execução do plano, sendo executados por ocasião da realização das correições ordinárias.

Durante os trabalhos na VT de Cruzeiro do Sul, o desembargador relembrou aos servidores que nos dias 9, 10 e 11 de março de 2012, aquela unidade foi palco do primeiro desdobramento da estratégica em âmbito regional e nacional, em níveis táticos e operacionais. 

Naquela ocasião, foi elaborado o Plano Tático Operacional, com a definição da Missão, Visão e Valores da Unidade, sendo validado o Mapa de Contribuição da Unidade, com metas, iniciativas e indicadores táticos e operacionais alinhados aos objetivos estratégicos estabelecidos no Planejamento Estratégico Participativo Institucional 2009-2014.

Na correição realizada recentemente, o corregedor em exercício ressaltou a satisfação em ver que a VT de Cruzeiro do Sul alcançou o seu objetivo, ressaltando, no entanto, a necessidade de se fazer a construção de um novo desdobramento da estratégia  para a unidade, desta vez, alinhados aos objetivos estratégicos estabelecidos no Planejamento Estratégico Participativo Institucional 2015-2020.

Os servidores que estiveram presentes no pioneiro desdobramento da estratégia em Cruzeiro do Sul, foram: José Augusto Oliveira Medeiros, Afonso Luiz de Lima Melo, Aminadabe Lima de Souza e Alana Janaína  de Carvalho de Abreu, que em seus manifestos, falaram sobre a importância do evento que lançaram os alicerces para que os atuais patamares de qualidade e produtividade da unidade fossem alcançados.

A servidora Ana Cecília Viana de Macedo Carneiro, destacou a  importância do evento e reforçou a necessidade da elaboração de um novo planejamento para a unidade. "É o fechamento de mais um importante ciclo na unidade", manifestou Ana.

Em suas palavras finais, que também foram consignadas na ata da correição realizada em Cruzeiro do Sul, Pequeno Junior expressou sua gratidão por ter presenciado significativas transformações institucionais. "Percebi que todas essas iniciativas foram assumidas como suas, por cada um dos magistrados e servidores da 14ª Região que, sonhando um mesmo sonho, contribuíram, com o seu melhor, para o reconhecimento social do padrão de excelência na entrega da prestação jurisdicional", finalizou.

Ascom/TRT14