Vigilância Sanitária detecta irregularidade em todos os açougues de Ouro Preto

má conservação de estruturas físicas e falha na manipulação dos alimentos foram as principais irregularidades encontradas nos açougues da cidade.

Publicada em 22 de August de 2014 às 10:19:00

Fiscais da Vigilância Sanitária (VISA) do município de Ouro Preto do Oeste realizaram uma operação de vistoria junto a todos os açougues existentes na cidade. O resultado não foi nada agradável, uma vez que foram detectadas irregularidades em todos os estabelecimentos que comercializam carne.

De acordo com o chefe da VISA, Joelmir Araújo, nenhum dos açougues no município estaria cumprindo em sua totalidade as normas de higiene, de conservação de estruturas físicas - bem como de manipulação dos alimentos-  exigidas pela legislação vigente.

Segundo o chefe da unidade de fiscalização, alguns dos estabelecimentos não estavam realizando a higienização e limpeza adequada dos locais que eram, em sua maioria, inadequados para se manusear as carnes. Foram encontrados maquinários em mau estado de conservação, muitos deles apresentando ferrugens. Também foi detectado que muitos dos funcionários não utilizavam equipamentos de proteção individual – EPIs-, entre outras irregularidades.

Araújo informou que a ação foi realizada por uma equipe de três fiscais, tendo uma duração de 10 dias, e que todos esses estabelecimentos foram notificados. Foram analisados caso a caso e concedidos prazos entre 10 e 180 dias para que os proprietários regularizem suas situações junto á VISA.

Gazeta Central